OpenMoko: novo celular Linux em abril

O

OpenMoko: í  esquerda, o modelo novo; í  direita, o Neo 1973

Bati um papo agora com Michael “Mickey” Laner, arquiteto de aplicações da OpenMoko. Ele fez uma palestra hoje na Bossa Conference 08, e falou sobre a nova configuração do aparelho com sistema operacional open source (e, por que não, partes do seu hardware também “abertos”), a ser lançado oficialmente no final de abril.

O novo hardware para o Neo 1973 ganha recursos como acelerômetro 3D (duplo e independente, um para orientação e outro para posição), Bluetooth 2.0, Wi-Fi (802.11n), slot para cartão microSD, 264 MB de memória flash interna, 128 MB de RAM e processador Samsung de 400 MHz. “A plataforma OpenMoko é um playground para desenvolvedores”, diz Laner.

Lado a lado com o Neo 1973, o novo modelo da OpenMoko (também conhecido por FreeRunner, me diz o Pinguins Móveis) não é nada diferente. O design arredondado é o mesmo, e a falta espartana de botões e conectores também (uma saí­da para fones de ouvido, porta USB e um botão de liga/desliga). Segundo Laner, a OpenMoko procura novos distribuidores pelo mundo, e o Brasil está no radar deles – mas é só uma possibilidade por enquanto.

Curiosamente, Laner falou sobre a questão open source do hardware OpenMoko.

Um dos problemas principais em relação ao fato de liberar todos os esquemas é a pirataria (!). Ele diz que um telefone padrão leva até dois meses para ser completamente copiado por fabricantes do extremo oriente – e que, se todos os planos do OpenMoko fossem liberados, em menos de duas semanas já existiria um pirata compatí­vel. Mas arquivos em CAD podem ser baixados do site da OpenMoko, e esquemas da unidade de gerenciamento de energia são públicos.

Mas o que o pessoal da OpenMoko veio fazer no Bossa Conference? São três palestrantes da equipe oficial de desenvolvimento, mais dois participantes da conferência. Tudo pelo open source – Nokia ajuda OpenMoko e vice-versa (é a comunidade em ação).

Mais fotos depois do clique.

OpenMoko sendo inicializadoDetalhe da parte traseira

Interface principal do OpenMoko, modelo novoDetalhe da lateral

OpenMoko ao lado do Neo 1973

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="2392 http://zumo.com.br/2008/03/17/openmoko-novo-celular-linux-em-abril/">comentários</span>

RSS Podcast Sem Filtro




+novos