ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: TK-FNS040BK — teclado sem fio com NFC

A japonesa Elecom, em parceira com a One 2Touch, da Noruega, criou o TK-FNS040BK, o  primeiro teclado sem fio com NFC : nada de cabos ou autenticação via bluetooth, basta colocar o smartphone com NFC sobre o centro do teclado e sair batucando nas teclas:

Batucar é meio que modo de dizer,  já que suas teclas — ou melhor, todo o teclado — é feio de silicone, o que o torna resistente a quedas, contaminação de pó e até água. Note o seu curioso design onde o smartphone fica sobre uma área de contato entre as teclas, já que o padrão NFC não permite que o dispositivo fique a mais de 1 cm de distância do sensor. Ele é alimentado por uma pequena bateria interna com autonomia estimada de 6 meses e 1 ano.

Outra vantagem desse desenho é que ele permite que o teclado seja dobrado…

… e guardado numa bolsinha de transporte, ocupando assim menos espaço no bolso, mala, bolsa. Em contrapartida esse design parece exigir que o mesmo seja usado sobre uma superfície firme e plana o que talvez inviabilize o seu uso sobre o colo.

Segundo a Elecom, esse teclado atende a especificação NFC IP-1 (ISO / IEC 18092) e ao padrão internacional MIFARE (RFID) Type A ISO / IEC 14443 e é compatível com smartphones Android (necessário a instalação de um software) já equipados com interface NFC. A empresa também fornecerá o software ATOK  para agilizar a digitação de textos em japonês.

Ele deve chegar ao mercado nipônico até o final de agosto pelo preço sugerido de 18.690 ienes (~R$  480) mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.