ZTOP+ZUMO

Onde nascem os Nokia Lumia 710?

Uma vez que você visita uma fábrica de eletrônicos, ela ainda continuará a ser uma fábrica de eletrônicos, independente do que é produzido ali: todo mundo usando proteção antiestática, robôs soldando peças e mais peças dentro de máquinas e cuspindo placas e um pequeno exército de humanos que monta as partes, checa se está tudo certo e envia para armazenamento e posterior transporte para venda. Lembra da fábrica de PCs?

Com smartphones, é a mesma coisa – e a Nokia começou a fabricar seu novo smartphone Lumia 710 em sua planta de Manaus (seu irmão Lumia 800 – leia nosso review – é importado da Finlândia). Fizemos um tour rápido pela fábrica na semana passada, quando a Nokia anunciou seus planos para tentar retomar a liderança em smartphones no mercado brasileiro.

Se o Lumia 800 ainda é o topo de linha dos Windows Phones finlandeses (enquanto o Lumia 900, com tela maior, não chega), o 710 tem tudo pra ser hit de vendas: tem capinhas coloridas, um design simpático e um preço sugerido razoavelmente bom (R$ 999, com boas ofertas nas operadoras associadas a planos de dados).

Como é comum em visitas a fábricas, nada de fotos. Todas as imagens daqui são oficiais da Nokia.

Foram cinco meses de preparação envolvendo muito, e principalmente, treinamento de equipes além de novos equipamentos de testes e de produção. E no início de fevereiro os primeiros Lumia 710 começaram a ser produzidos em uma ala especial da fábrica da Nokia em Manaus.

Apesar do espaço da finalização do processo, onde eles recebem os softwares das operadoras, a montagem final e são embalados, não ser grande, são três turnos e uma produção diária que a companhia prefere manter em segredo por questões de mercado.

O processo de montagem das placas do Lumia, primeiro Windows Phone produzido pela finlandesa em Manaus, segue a mesma linha de todos os 14 modelos que a empresa fabrica no local, em um ambiente mais aberto. Mas os cuidados são redobrados no espaço do segundo andar da empresa onde eles são finalizados.

Essa ala, na verdade, não é nova e nem foi feita especialmente para os aparelhos com sistema operacional da Microsoft. Ela foi inaugurada com a produção dos modelos N8 e E5 e hoje estão nesse ambiente outros aparelhos, como o Nokia 500 e o Asha 303, por exemplo.

O controle para a entrada nesse ambiente é mais rigoroso e os cuidados se justificam pelo fato de os processadores utilizados serem muito mais potentes e rápidos e, da mesma forma, mais sensíveis à estática. E, claro, para evitar “curiosos”.

Os modelos Asha, por sua vez, ganharam um destaque na estratégia da Nokia. Além de atenderem a uma demanda no mercado brasileiro por terminais intermediários entre um feature phone e um smartphone, deverão representar um papel importante na plataforma de exportação. Isso porque a produção do Lumia ficou restrita ao mercado brasileiro e para os demais países será dado pela fábrica mexicana, a pedra no sapato de Manaus. Então, o melhor agora é vender Asha para os países vizinhos.

Falando em fábricas, o Conversations (blog oficial da Nokia em inglês) tem um tour oficial da fabricação do Lumia 800 em Salo, na Finlândia.

Wanise Ferreira, editora do Mobilidade e Negócios, viajou a Manaus a convite da Nokia. Todas as opiniões aqui são nossas. 

  • @LeandroZart 02/04/2012, 10:17

    eu rezo muito para q o Lumia 800 baixe drasticamente quando o Lumia 900 chegar, pq se ele ficar um patamar ainda mais caro q o 800, vai ser dificil pra Nokia ganhar mercado contra o HTC Ultimate… :/

  • Eduardo Papa 02/04/2012, 11:05

    O de um colega de trabalho veio da korea! tenho uma foto da caixa… e o engraçado que ele comprou direto do site da nokia brasil (e que entrega… super rapida)… como nao sei anexar foto aqui nos coments, nao tenho como provar…

    • henriquem 02/04/2012, 11:19

      pode ser algum lote inicial que veio importado

    • ursinhomalvado 02/04/2012, 12:47

      O meu também diz "made in korea" na caixa. Comprei na C&A uns dois ou três dias após o lançamento.

    • mrmof1 02/04/2012, 22:07

      Ele devia agradecer. É bem capaz ca qualidade ser superior. Os smarts da Sony ericsson brasileiros são de qualidade inferior, samsung tbm (sem gorilla glass). O mesmo se repete com cds e vários outros produtos.

  • Alex Rodrigues 02/04/2012, 13:01

    Comprei um Lumia 710 na sexta-feira pela claro. Paguei R$ 299,00 em um plano com voz e dados. Era o modelo preto e veio com algumas poucas customizações que foram ridiculamente fáceis de tirar. Não me lembrou em nada o malabarismo que fazia com o Android para retirar o crapware das operadoras.

    Para meu azar no domingo, encontrei um deadpixel. Troquei por um modelo branco que, para minha surpresa, veio com menos personalização ainda da Claro, bem como mais programas interessantes já instalados. Deu para perceber na troca que, cada cor do Lumia 710 representa um modelo diferente e pelo visto vem mais programas ou não entre uma cor ou outra.

    Alguém tem por exemplo, o Amarelo, ou Azul para testar?

    {}!

    • @GameMakerX 02/04/2012, 14:51

      Sem querer soar pejorativo, mas esse lance das cores do Nokia 710 tá parecendo Pokemon.
      Ainda assim, espero ver as próximas versões dos Lumias pra me empolgar mais.

      • Sérgio D. 02/04/2012, 15:43

        Quando vejo as cores eu penso em Lamborghini e não em Pokemon ou Restart. Mais comprei preto pois ainda não tenho o Lamborghini para combinar e alguém ia falar em Restart e eu não ia gostar.

        rs

    • meninuigu 02/04/2012, 20:09

      acho que foi sorte ou acaso mesmo. Pq não tem uma interferência de conteúdo entre os lumias.

  • @insane2103 02/04/2012, 13:36

    tenho o preto, comprado na multisom, só veio com o software espn, como disseram acima, windows mango ultra fácil de apagar porcarias, muito intuitivo, acho que é O smarthphone pra quem não entende informática a fundo, o android é excelente pra quem entender bastante e quer ter um "celular robozinho" pra brincar eheh o meu tbém veio com dead pixel e troquei no outro dia na mesma loja, que por sorte tem 3 na minha cidade e cada uma recebeu um preto e um branco com rosa.

  • meninuigu 02/04/2012, 20:09

    Não penso em comprar o Lumia 710 pq: 1) o Lumia 800 é muito lindo <3; 2) não me simpatizo com a cor preta, e a branca tô esperando vir em um azul ou vermelho, e não rosa, como no lote inicial. rs

    (e como apaga as crapware no Windows Phone?)

  • raicosta 02/04/2012, 21:58

    Alguém sabe quanto sai um 710 desbloqueado em Manaus?

  • Junior-CPE 03/04/2012, 05:17

    Pessoal, a quinta fotografia aí é antiguinha, heim? kkkk…

    Placas de qual aparelho estao montando ai?
    808? 800? 710? 610? n9? n8? n97? hum… nao…
    A julgar pelo tamanho da placa, formato e pelo conector na parte inferior, deve ser uma placa bem mais antiga, provavelmente de um 3320, 3310, ou alguma outra variação desta serie…

    E eu que achava que a fabrica de manaus iria fabricar alguma coisa mais atual…

    • henriquem 03/04/2012, 19:03

      como está dito no texto, as fotos são de divulgação. eles não deixam fotografar lá dentro.