Olha a propaganda enganosa!

O

O Polishop está anunciando um novo produto da Genius, a câmera digital G-Shot D1211. O anúncio promete maravilhas: uma câmera digital de DOZE megapixels, capaz de ví­deos com “qualidade profissional”, devidamente demonstrados em uma TV de Plasma no cenário. Soa estranho? Pois bem, é mesmo.

A primeira pista é um close da câmera durante a propaganda: um texto no topo do corpo diz “12.1 Megapixel Maximum”. Opa! Máximo? Isso soa como interpolação, o que não é algo bom. Explicando de forma rápida e bem simples: pegue uma foto qualquer, abra no Gimp, Paint.NET ou Photoshop e aumente o tamanho pra 2x o original. Borrou, não? Pois é: ao aumentar a resolução da imagem, o programa teve que “preencher” os espaços vazios entre os pontos originais. Ele faz isso analisando pontos vizinhos e “adivinhando” o que deveria ir ali. Esse processo é a interpolação.

Dando uma rápida busca no Google, descobri alguns sites com as especificações da câmera. E acertei na mosca: Ela é um modelo de 5.1 Megapixels, que interpola a imagem para 12 Megapixels. Os ví­deos com “qualidade profissional” tem na verdade resolução de 640×480 pixels a 23 fps. Não é ruim, mas nunca vão ficar tão “cristalinos” numa tela de plasma como mostrado no comercial. Alias, preste atenção ao ví­deo da menina e você vai notar que o que é mostrado na câmera não é o mesmo ví­deo mostrado na TV.

Não estou dizendo que a câmera é um produto ruim. Ela pode até ser uma boa compra, desde que o consumidor não seja enganado no processo. Comprar pela TV nunca foi uma boa idéia, o ruim foi que conseguiram piorar.

UPDATE: A página do produto no site do Polishop traz o seguinte “disclaimer”:

11.481 fotos de 1280 x 960 pixels e qualidade normal e 129 minutos de ví­deo de 320 x 240 pixels e qualidade normal, armazenados num cartão de memória de 2 GB não incluso.

Resolução máxima real: 5.1 MP (2592 x 1944). Resolução máxima interpolada: 12 MP (4048 X 3040). Capacidade de armazenamento da memória interna (32 MB) para fotos com qualidade normal: 1.2 MP: 189 fotos; 3.0 MP: 77 fotos; 5.1 MP: 48 fotos; 12 MP: 27 fotos.

A interpolação é uma função matemática que permite fazer a reconstituição de uma função conhecendo apenas algumas das suas coordenadas. A câmera contém um software que faz automaticamente esse cálculo, criando imagens de 12 MP (4048 x 3040) a partir de imagens reais de 5.1 MP. Este processo permite obter ampliações gigantes (até 90 x 70 cm).

OK, lá eles estão jogando limpo. O problema é que na propaganda da TV ninguém menciona NADA disso. E esqueçam o que eu disse sobre “Ela pode até ser uma boa compra”: R$ 999,00 por uma câmera de 5.1 MP SEM zoom óptico e com foco fixo é um absurdo. Dá pra comprar uma Sony S600 (6 MP, Zoom óptico de 3x), que aliás está sendo fabricada no Brasil, e ainda sobra troco pro cartão de memória.

Sobre o autor

Rafael Rigues

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos