Olha a maquininha do censo aí

O

Hoje, pudemos ver em ação o PDA que o governo distribui para os recenseadores do IBGE. E ele roda Windows Mobile! Estava eu aqui, pensando no monte de muamba (ops, produtos de uso pessoal) que vou pedir para o Nagano me trazer da sua viagem ao Intel Developer Forum, e eis que um recenseador me toca a campainha.

Ele começou a entrevista e percebi que o coitado, apertando os olhos, mal enxergava o display. Também pudera, ele estava com um PDA com uma telinha minúscula nas mãos.

Foi aí que lembrei: o governo comprou da LG um monte de celulares Sm@rt modificados para fazer o censo!

O modelo, vendido pelo consórcio formado por LG e Daruma, não tem câmera nem 3G, mas conta com Wi-Fi e GPS. Ele roda Windows Mobile e tem tela sensível ao toque. Não é exatamente o melhor aparelho que a LG já fez, mas se der conta do recado, deve ser o bastante, não?

Ou melhor, mais ou menos sensível. Por conta da resolução estranha (os caracteres parecem formigas alegóricas na tela), o pobre representante do IBGE precisa usar uma canetinha na tela.

Na verdade, o aparelho vem com duas canetinhaspara o caso de uma quebrar, presas na blindagem emborrachada de proteção. Imagino o pesadelo que é usar essa máquina sem elas…

E por falar em blindagem, o governo realmente acertou com essa. Com aberturas apenas para o cartão microSD e para o botão de liga/desliga, ela aguenta bem os rigores do uso industrial.

Mas, cá entre nós, as letrinhas podiam ser maiores na tela, não? Windows Mobile é limitado, mas dá para tirar bem mais dele…

Sobre o autor

Jô Auricchio, editor convidado

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos