ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

O que você mais usa no MS Word?

Para aqueles que se perguntam se estão utilizando plenamente os recursos do seu MS Word, o blog de Jensen Harris da Microsoft falou sobre os resultados de uma curiosa pesquisa que procurou identificar os cinco comandos mais usados no MS Word 2003. São eles:

1. Colar (Paste)
2. Salvar (Save)
3. Copiar (Copy)
4. Desfazer (Undo)
5. Negrito (Bold)

notepad.jpgEsses cinco comandos representam algo em torno de 32% de todos os recursos disponí­veis no Word 2003, sendo que “Colar” é, de longe, o mais usado (11%), quase o dobro do segundo colocado. Algo semelhante foi observado no Excel e PowerPoint (15% e 12% respectivamente).

Isso mostra uma das grandes vantagens do processador de texto sobre a máquina de escrever ou mesmo do lápis e papel, ou seja, a capacidade de replicar ou reorganizar nossas idéias sem arruinar o documento final (alguém ainda se lembra do “branquinho“?).

Ao mesmo tempo, esses resultados podem levantar algumas questões interessantes, como a validade de pagar por um aplicativo de escritório para fazer o mesmo trabalho que um produto mais simples e até gratuito também pode realizar. Por exemplo, todos os textos que já produzi para veí­culos online foram e ainda são feitos no bom e velho Notepad. Ah sim: ainda trabalho bem no meu MS Office 97.

Dai meu conselho: se você for usuário de Office, procure saber mais sobre o seu potencial, já que podem existir recursos tão interessantes que beiram ao misticismo. Caso contrário, avalie bem suas necessidades e verifique se uma solução mais simples atende í s suas necessidades. Pode até sobrar uma graninha para investir naquele joguinho que você namora já faz algum tempo.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.