ZTOP+ZUMO

O que esperar da IFA 2012?

A IFA 2012 abre as portas ao público no próximo dia 31, em Berlin. É a principal exposição do semestre na Europa e, apesar do seu nome original (Internationale Funkausstellung Berlin, ou “feira de rádio”), seu foco principal são eletrônicos de consumo e produtos para casa.

O que esperar por lá, então?

1) TVs gigantes, finas e cada vez com mais alta resolução: a CES 2012, em janeiro, indicou que os fabricantes de televisores começavam a apostar em telas com resoluções superiores ao 1080p/Full HD. Lá vimos TVs 4K e 8K, com imagens perfeitas e nítidas. Rumores indicam que Sony e LG podem mostrar seus primeiros modelos comerciais em Berlim, com telas de 84 polegadas (!)

2) Windows 8: na Computex, em junho, vimos o Windows 8 começar a mudar o mercado de PCs. Mas era uma feira voltada principalmente ao mercado asiático, e muitos fabricantes ficaram de fora. Tenho a expectativa de encontrar máquinas da Sony, Samsung (como o híbrido da foto acima, divulgado no Facebook da companhia), Dell e outros demais fabricantes de hardware em Berlim, assim como ver mais de perto o Taichi, da Asus – que era apenas um protótipo na Computex.

3) Tecnologia para casa: a IFA 2012 marca uma transição para o ZTOP, já que vamos concentrar por aqui nossa cobertura de tecnologias para o lar (adeus, ZTOP Casa!). E, entre todas as feiras mundiais de eletrônicos, a IFA é o principal local onde os grandes da “linha branca” mostram suas grandes novidades. A Renata Mesquita, até então blogueira convidada, passa a ser parte do time oficial do ZTOP e vai cuidar disso – e contar tudo – durante a IFA 2012.

4) Smartphones e outros bichos: amanhã chegamos a Berlim e saímos correndo para o Samsung Unpacked, onde – dizem os rumores de novo – será anunciado o Galaxy Note II, nova versão do foblet coreano.  Outro rumor a ser confirmado é de uma câmera da mesma Samsung rodando Android e com hardware baseado no Galaxy S III (esse quem diz é o GSM Arena), seguindo os passos do que a Nikon mostrou recentemente. A LG já anunciou seu Optimus G, e outros fabricantes devem mostrar suas armas para o fim do ano durante a IFA.

5) Encontrar a Miss IFA. A ruiva está lá todo ano… 🙂

E vale lembrar que no dia 5 a Nokia lança seus aparelhos com Windows 8 em um evento em Nova York.

Então, fiquem de olho aqui no ZTOP para as últimas novidades da IFA durante toda a feira, que vai até 5 de setembro. Na sequência, depois do feriado, o Nagano emenda com a cobertura do Intel Developer Forum 2012, em San Francisco, de 10 a 13/9.

Disclaimer: ZTOP viaja a Berlin do próprio bolso, pagando sua passagem. A Philips ofereceu hospedagem por três noites, e as demais saem do nosso bolso até o final da feira. 

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin