ZTOP+ZUMO

O que difere uma lente Leica de uma Panasonic?

Lumix Optical Seminar 2010 – Qual a diferença entre uma lente Leica Vario Elmar e uma Lumix DC Vario? Para dizer a verdade, não muita coisa – o que não é má notícia para o consumidor final.

Segundo Akiko Fukui, coordenadora sênior do grupo de optical marketing da Panasonic, as duas empresas trabalham juntas no projeto e desenvolvimento de objetivas para as câmeras Lumix, e todas são produzidas numa planta da Panasonic em Yamagata, no Japão. A diferença nesse caso é que as objetivas que vão ostentar a marca Leica têm de passar por um processo de teste/validação realizado pelos alemães.

Isso significa que as lentes Lumix DC Vario são inferiores? Na realidade, não já que elas têm a mesma origem das lentes Leica e passam pelos mesmos processos de controle de qualidade, ou seja, de um certo modo, o consumidor não deve achar que está comprando um produto inferior só porque ele tem a marca Lumix.

A diferença sim fica por conta do projeto da lente, que no caso dos modelos de entrada, utliza desenhos mais simples.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Sniffer 28/01/2010, 10:38

    Sou fotógrafo e seu argumento não me convenceu.
    Lamento. Estou apenas sendo sincero.

    • henriquem 28/01/2010, 11:01

      vc não percebeu que o post era só pra mostrar a foto da mocinha? 🙂

      • @dupotter 28/01/2010, 11:18

        E a foto da mocinha do post, a lente era uma Leica ou uma Lumix?

        • henriquem 28/01/2010, 11:28

          acho que é uma Lumix 😉

          • Sniffer 28/01/2010, 18:23

            De qualquer forma, ela parece que está com hepatite.

            White balance FAIL?

      • dflopes 28/01/2010, 14:00

        bem melhor do que as da CES!!!

    • mnagano 29/01/2010, 09:59

      Se vc acredita que as lentes Leica para Lumix são feitas na Alemanha por laboriosos trabalhadores teutônicos e mandadas para o Japão por belas Valquírias, lamento destruir suas fantasias.

      Essa estratégia também é usada pela Sony que utiliza óptica Zeiss em suas câmeras e camcorders.

      Anyway, você não precisa acreditar em mim, mande um email para Jake Hirose em hirose.yukio@jp.panasonic.com e peça explicações sobre essa balela que o Mário escreveu no Zumo.

      Se quiser falar pessoalmente, tente ligar para +81-6-6909-4611

      • Sniffer 29/01/2010, 11:15

        Pode ser preconceito da minha parte, mas isso tudo me cheira a franquia do McDonnald's. E a gente sabe muito bem que os Mac não são iguais em todas as lojas, mais ainda quando se muda de país.

        Embora a gente esteja falando de tecnologia e não de comida. Da mesma forma as griffes dificilmente produzem as próprias roupas: apenas dezenham (aí é que está o pulo do gato), mandam alguém fabricar e grudam a etiqueta. Daí a diferença de preço entre haute-coutture e prêt-à-porter.

        Essas coisas são comuns, acontecem em todas as áreas de consumo.

        Então o meu "não engulo" era sob esse ponto de vista, de que Leica Leica meeeesmo são aquelas produzidas pelos "trabalhadores teutônicos" da própria Leica, que custam uma fortuna e há motivos para isso.

        Mas também não quero dizer com isso que as lentes da Panasonic via Leica sejam ruins, afinal eles aprenderam com os melhores. E ver aquele "Leica" escrito lá nas câmeras da Panasonic é algo que definitivamente pesaria na minha opinião se eu utilizasse esse tipo de câmeras.

        Eu não sabia que a Cosina ainda existia. Essas coisas (quase) nunca chegam por aqui. O Japão parece outro planeta, pois estão anos-luz à nossa frente principalmente na área de tecnologia.

        PS.: notei no seu tom um certo mau humor. Não sei se é porque escreveu seu comentário pela manhã muito cedo ou se ficou ofendido. No primeiro caso, entendo. No segundo, não foi a intenção, e também as Valquírias aladas nunca se passaram pela minha cabeça.

        abs.

        S.

      • Luís 29/01/2010, 11:18

        Aee Nagano!!
        Contra fatos não há argumentos!

        Ótima explanação!!

  • Ligeirinho 29/01/2010, 15:06

    Resumindo: quer uma leica e não tem muita grana? Vai de Panasonic 😉 😀 Tou feliz com a minha, simples mas eficiente. Só preciso aprender a tirar boas fotos noturnas (a minha é point and shot) 😀

  • @bonibr 29/01/2010, 18:34

    Um ponto interessante é que não adianta ser uma lente Carl Zeiss ou Leica se o sensor e o processamento da câmera forem ruins.
    E a Panasonic já provou que acertou, pois suas câmeras são bem conceituadas no merdado.
    Outro ponto é sabermos diferenciar o nicho de mercado. A fala do Sniffer caberia se o nicho fosse as DLSRs, mas são nas portáteis que as Lumix "brilham", onde lentes são mais simples e quase não interferem/beneficiam no resultado final.

    • mnagano 29/01/2010, 21:43

      O curioso é que no passado o processador de imagem não passava de um ASIC anônimo e sem nome até que algum marketeiro resolveu batizar o seu chip com um nome bacana e todo mundo foi na cola.

      Se não me engano a Panasonic chama o seu de Venus Engine, o da Sony chama BIONZ, a da Olympus chama-se TruePic e a Canon DiGIC, Nikon com EXPEED e assim por diante e isso sem falar dos sensores Exmor, 3MOS, Foveon, Super CCD HR, Live MOS, etc, etc…

      A Intel e a AMD deveriam contratar esses caras…

  • Edu 30/01/2010, 21:18

    Já tirei fotos com minha Lumix com lente Leica e com uma Leica D-Lux 2 e o resultado foi o mesmo, claro que a história muda se eu usar uma Leica M8 digital.

  • edy 30/01/2010, 23:45

    …É, o papo ficou bom e eu aprendi bastante sobre lentes, até então só clico e a foto está pronta. Melhor é voltar ao papo da moça amarela, acho que desse assunto entendemos mais. rs

  • Cristiano Resende 25/06/2011, 19:31

    Testei dois modelos de Lumix: FS7-Leica e FH20-Lumix,são máquinas distintas mas no final a FH20 se deu melhor(lente Lumix) talvez seja sua maior abertura,mas ambas fazem ótimas fotos. Na minha opinião as câmeras da Panasonic são bem superiores às concorrentes,já testei várias mas não consigo trocar por outra marca,respeito muito a Panasonic (claro que estou falando de câmeras amadoras). Se alguém tiver dúvidas,pode comprar uma Lumix sem susto. Esse negócio de ser fabricado na Alemanha ou Japão está um pouco ultrapassado pois os dois países são grandes fabricantes de lentes e no mais o processador da Lumix (Venus Engine) desempenha muito bem o seu papel.

  • Golbery 29/01/2012, 23:17

    Eu uso uma Panasonic FZ-5 e uma LZ-3; não abro mão da qualidade das lentes. Não troco por nenhuma outra. Ainda vou testar uma Schneider…que vem em algumas Sansung. Dizem ser muito boas.

    • mnagano 30/01/2012, 07:49

      Historicamente falando, a Schneider Kreuznach é uma fabricante alemã que produz sistemas ópticos para uso industrial e fotográfico. O curioso é que apesar de ser uma marca quase centenária (ela completará 100 anos de 2013) o seu prestígio nunca chegou ao nível de de suas concorrentes como Leitz e Carl Zeiss.

      De fato, a Rollei (e talvez a Hassel) oferecia a mesma câmera Rolleiflex equipada com lentes Scheider Xenar/Xenon como uma alternativa mais em conta que os modelos com Zeiss Tessar/Planar. Isso pode ter criado a impressão (principalmente entre os colecionadores e entusiastas) de que as Schneider seriam inferiores (ou pelo menos menos desejadas) que as da Zeiss. Interessante notar que em termos de desempenho óptico, não existia diferença entre ambas, a não ser pela marca.

      Quando não há uma comparação/competição direta (como nas Rollei) as Schneider gozam de um grande prestígio, como nas lentes para ampliadores e câmeras de médio/grande formato.

      Acredito que a Samsung optou pela Schneider mais para se contrapor a Sony que se alinhou com a Zeiss e assim como a Panasonic com a Leitz.

      Como muita coisa nesse mundo, a diferença está no ego das pessoas.

  • Aureo D. Yamanaka F. 04/05/2012, 14:07

    Porque será que as lentes Canon não são questionadas… e também não são usadas em nenhuma outra marca, apenas nas legitimas Canon compactas, além das dSLR, será por ela estar em um plano superior? Eu particularmente gosto das Canon, embora as lentes custem caro, me agrada o resultado das fotos. Principalmente quando o assunto é Lentes Super Telefoto. Desculpe desviar um pouco do foco principal.