ZTOP+ZUMO 10 anos!

O mercado local de PCs, segundo a Microsoft

ms_mercado_de_pcs2

Durante o evento de workstations que ocorreu ontem aqui em São Paulo, assisti a uma apresentação de Ricardo Wagner, gerente de produtos Windows para consumidor da Microsoft Brasil. Ele falou um pouco sobre a sua visão do mercado de PCs, o fim do Windows XP  e que o acesso para o Windows 7 deve passar pelo Vista.

Segundo o executivo, o perfil dos compradores de PC mudou um nesses últimos meses no sentido de que, se de um lado as vendas caíram um pouco, a qualidade das compras também melhorou, o que indica que o consumidor está mais exigente na hora da compra e que espera um melhor retorno para seu investimento.

ms_mercado_de_pcs1_small

Wagner também disse que ao contrário do hardware, os sistemas operacionais são produtos vivos que se alimentam e evoluem de acordo com o feedback de seus usuários de modo que o Windows Vista SP1 já é um produto melhor e o Windows 7 — previsto para sair no final desse ano — será melhor ainda.

Henrique comenta: prefiro nem imaginar o que é a dieta do Windows…

Segundo o pessoal de Redmond, os usuários do Windows XP não devem esperar pelo 7: a empresa acredita que a entrada no futuro SO tem que passar pelo Vista, já que muitas tecnologias inovadoras como o WPF e o Silverlight nasceram com o Vista. E para facilitar a vida das pessoas e das empresas, a Microsoft oferece diversos modelos de licenciamento que começam com o Vista e que darão direito a um upgrade automático para o 7.

Como achei que a apresentação da Microsoft estava meio descolada do evento em si eu aproveitei a seção de perguntas e respostas para perguntar para Wagner qual é a melhor versão do Vista para workstations. Sua resposta foi que os usuários devem dar preferência para as versões Business e Ultimate de 64 bits para tirar pleno proveito das atuais capacidades de memória.

Eu também questionei o executivo se poderia haver uma versão do Windows 7 específica para uso em estações de trabalho — como já existiu no passado com o NT Workstation — e ele achou que não, pois o kernel do Windows 7 tem capacidade de atender as demandas das aplicações mais simples até a mais sofisticadas, ou seja, no futuro Windows 7, as indicações ficarão com o 7 Professional e 7 Ultimate.

ms_windows_versions_small

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • rogerio machado

    o pessoal da microsoft tá meio perdido. olhá só a noticia que veio no meu rss cerca de tres itens adiante

    Microsoft: vá do Windows XP p/ o Windows 7
    from BABOO

    http://www.baboo.com.br/absolutenm/templates/content.asp?articleid=35135&zoneid=221&resumo=

  • dflopes

    Claro que eles preferem os passos: XP>Vista>7

    São mais licenças para comprar. Eu agradeço a atenção mas saltei do Xp para o Win7-beta desde o primeiro dia. Estou com a RC e maravilhado!

    Pq vou comprar um carro 2008 se já vão lançar o 2010???

  • Ismael

    @dflopes, sendo que o próprio fabricante fala mal do “carro” modelo 2008.

    @rogerio a coisa errada mesmo que vejo no seu comentário é que você lê o Baboo. 🙂

  • Paulo

    @Rogerio, precisamos entender que existem discursos/propostas diferentes para ambiente Doméstico e ambiente Corporativo.
    Lendo a noticia do Baboo, entendo que a mensagem é: As empresas que ainda nao começaram a migraçao poderiam ir direto ao Win7. Porem o caminho mais facil de adaptação e compatibilidade seria passar sim pelo Vista, visto que os 2 sistemas possuem o memo Kernell

    @dflopes, o discurso acima refere-se a ambientes corporativos que possuem muitos aplicativos e ambientes em XP. Na sua casa nao tera mesmo dificuldades de migraçao 🙂

  • Douglas Belmonte

    Paulo..
    Boa observaçao! na empresa onde trabalho quando houve a troca de sistema para a última versao do linux. Voces nao imaginam a bagunca que passamos por uns dois meses ate que todas as maquinas e servidores fossem atualizados.

    Afinal nao sao todas as pessoas que lidam bem com mudancas. Estavam todos acostumados a trabalhar de um jeito e de repente tudo muda, é como vc fica quando usa uma conta diferente da sua no computador de casa. Agora aumente essa sensaçao para centenas de funcionarios com dúvidas.

    Com isso perdemos muitas vendas e tivemos prejuízo além dos custos com maquinas novas e profissionais de ti. Com o sistema implantado o investimento foi recuperado e as vendas aumentaram (Do contrário o pessoal CPD já estaria na rua kkkkkkkkkk)

    Por isso quando lançam novos SO corporativos precisamos que o fornecedor nos de a seguranca de que nao estamos fazendo um investimento errado. Afinal é muito dinheiro que esta em jogo

  • João Marcus

    Eu comprei uma licença do Vista e atualmente só utilizo para jogos. Simplesmente não aguento quando essa porcaria leva segundos para fazer algo que deveria ser instantâneo, leva 10 vezes mais tempo para fazer cópias de arquivos, etc.
    Já vi empresas comprando computadores com Vista e depois sofrerem para trabalhar com toda a lentidão dele em uma máquina nova e moderna. O Service Pack não melhorou praticamente nada. Como eu farejo marketing fraudulento de longe, já percebi que o Service Pack é só uma jogada para aumentar a sobrevida do sistema.

  • I don’t use Windows, so…

    ‘nuff said.