ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

O eee PC mostra sua cara

eee PC (esquerda) e Classmate PC (í  direita)IDF San Francisco 2007: Como já havia sido anunciado, o eee PC foi mostrado durante o keynote de Paul Otellini, CEO da Intel, que acabou de terminar.

Parte do programa Intel World Ahead, o pequeno notebook de US$ 199 da ASUS parece ser uma versão comercial do Classmate PC com caracterí­sticas semelhantes, construí­do ao redor de um processador Celeron de 900 MHz.

Durante a seção de perguntas e respostas, o CEO da Intel explicou que tanto o eee PC, quanto o Classmate PC e o XO do OLPC são baseados em diferentes conceitos e que não necessariamente se atacam.

Por exemplo, o Classmate PC é baseado no modelo onde o PC é uma ferramenta de auxí­lio pedagógico, onde o professor é parte integrante do processo. O XO por sua fez, baseia-se no conceito de imersão na internet, onde o processo de descoberta permite que o aluno possa até aprender sozinho.

Finalmente, o eee PC seria mais uma opção de valor para aquelas pessoas ou famí­lias interessadas em adquirir o seu primeiro PC, atendendo as necessidades básicas de organizar informações e navegar na web, de modo que ele não imagina esse produto funcionando em uma sala de aula.

Henrique comenta: Mário, assim que der, explica como se diz o nome do produto. É “eee” (í­iii em inglês) ou tem alguma coisa do tipo “triple E” ou similares. Será que vai virar ‘éee” em português?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.