O CD que “explode” no drive

O

O disco quebrado - frenteUma velha lenda urbano-tecnológica, o CD que explode dentro do drive sempre foi algo que achei curioso, mas nunca acreditei muito. Junte um disco com alguma rachadura a um drive rápido e buuum, a mí­dia se despedaça lá dentro. Nagano-san já me falou disso em tempos jurássicos. E não é que aconteceu aqui em casa, agorinha mesmo?

Bem, deixa eu contar a história direito. A Renata adora The Sims 2 e ama esquecer o CD dentro do drive quando joga í  noite. E todo dia seguinte, ao ligar o PC, eu abro a gaveta do drive e guardo o disco (“Coleção de Objetos”) na caixinha apropriada e coloco na estante.

Ontem eu vi uma pequena rachadura na parte transparente do disco. E avisei: olha, pode dar problema. Batata. Foi só tentar ligar o jogo agoraDetalhe do estrago í  noite e um barulho ensurdecedor vindo do escritório -vrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr vrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr.

Corre pra fechar o jogo e já estava me preparando pro pior, achei que ao abrir o drive estilhaços em alta rotação iriam sair voando. Bem, o disco parou de girar antes de eu apertar o botão de eject. Menos mal, ele foi educado.

O drive abriu e felizmente o CD não estilhaçou, só quebrou um pedaço. Uma lasca mí­nima ficou dentro do computador, mas o drive continua a funcionar sem problemas.

O CD rachou exatamente no local onde estava a “fratura” inicial. A superfí­cie mais exterior do disco está riscada.

Agora não tem mais The Sims 2 até comprar uma expansão nova pra substituir o disco quebrado. As causas para o problema no disco podem ser diversas, de defeito de fabricação ao disco ter ficado exposto no sol sem querer. Alguém aí­ tem um “Coleção de Objetos” pra doar?

Fica a lição de moral: não coloque um disco lascado no drive de CD do seu computador. Ele pode rachar e acabar com sua alegria – ou ao menos com o The Sims 2 no fim de semana.

Update: abri o computador, tirei o drive, removi o pequeno pedaço de lasca, só pra evitar uma dor de cabeça posterior. Tudo OK agora.

Mais um detalhe do disco quebrado

Uma lasca mí­nima se soltou do disco

Outro detalhe do CD

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos