ZTOP+ZUMO 10 anos!

O bingo do iPhone 3.0 (ao vivo!)

13h45 – Na sexta-feira, eu fiz minhas previsões do que gostaria de ver no novo software do iPhone 3.0, a ser anunciado daqui a pouco (começa às 14h) pela Apple. Como estou em São Paulo e não em Cupertino, vou acompanhar os diversos liveblogs que rolam por aí em inglês e, conforme as novidades aparecerem por aqui, vou atualizando o post e comparando com as minhas previsões.

(update 15h40 – lá no fim tem um resumão de tudo, pra quem tiver com preguiça de ler item por item).

Leia mais no Zumo:
>>>Novos celulares da LG no Brasil são todos com tela sensível ao toque
>>>Apple encolhe o iPod shuffle de novo (gadget sai em maio no Brasil)
>>>iTunes 8.1 permite que amigos controlem o som da festa pelo iPhone

14h – Vai começar. O povo do GDGT foi o único a perceber – e fotografar – executivos da Apple no local. Tim Cook, Phil Schiller…

Sobem ao palco Phil Schiller e Greg Joswiak.

14h03 – Como em qualquer apresentação da Apple, começam com números. Esperavam 10 milhões de iPhones vendidos, já foram 13,7 milhões de unidades no ano passado – e hoje o iPhone está disponível em 80 países. Somando com iPod touch, o sistema operacional do iPhone está presente em 30 milhões de aparelhos.

14h05 – 800 mil downloads do iPhone SDK. 80 milhões de aplicativos vendidos na App Store.

14h08 – Scott Forstall vai falar do iPhone 3.0 – uma prévia, apenas.

14h10 – Novo SDK tem 1.000 novas APIs (números enormes, números enormes!)

14h13: E o placar começa a mudar. Apple 1, Zumo 0: novos programas terão opção de assinaturas (como revistas, por exemplo) ou upgrades dentro do aplicativo (como um novo nível de jogo) – tudo integrado à plataforma de cobrança da App Store.

14h15: aplicativos gratuitos continuam gratuitos – nada de cobrar a mais por conteúdo dentro de um programa (o que seria uma baita sacanagem, por sinal)

14h17 – Apple 2, Zumo 0: aplicativos que “falam” entre aparelhos – pra jogar em grupo, via Bluetooth usando protocolo Bonjour.

14h19 – Apple 3, Zumo 0: integração de aplicativos com acessórios para iPhone e iPod touch, como um equalizador para caixas de som.

14h20 – o GDGT (até então, a cobertura mais eficaz ao vivo) mostra uma foto com um aparelho de pressão ligado ao iPhone.

14h23 – MAPAS (e uma dancinha pelo primeiro ponto nas previsões): Apple 3, Zumo 1: API para desenvolvedores permite criar aplicativos com Mapas integrados, incluindo direções ponto a ponto (usando até o Google Maps, pelo visto).

14h25 – Serviços Push integrados (finalmente) aos aplicativos (ponto para a Apple) e processos em background – Apple diz que resolveu isso de maneira decente, para evitar problemas de bateria. (não é ponto pro Zumo, no item multitarefa , já que é apenas uma notificação ‘push’ para alguns programas – pelo menos aplicativos de mensagens instantâneas poderão ficar abertos o tempo todo). Placar: Apple 4, Zumo 1.

14h30 – O lance do push será otimizado para redes móveis. Do jeito que são as nossas redes 3G, socorro! Agora, demos de aplicativos, começando com o Meebo (que não tinha nada para mensagens instantâneas no iPhone ainda!).

14h34: Meebo para iPhone se conecta a redes sociais também. Agora, EA no palco, com uma demo de The Sims (eu tenho Spore no iPod touch – é ótimo, mas come uma bateria…).

14h36 – The Sims para iPhone já aproveita itens do novo software 3.0: vai dar para comprar itens novos para seus moradores.

14h38 – Depois da diversão, o trabalho. A Oracle vai falar – não é Larry Ellison, CEO da companhia e amigo pessoal de Jobs. Demo é de software de CRM e tal.

14h40 – Agora, ESPN mostra um aplicativo com notificações push pra resultados de jogos. Mega voltado ao mercado americano, não?

14h44 – to curioso pra ver quanto a Apple vai cobrar por esse upgrade de software no iPod touch (eles adoram fazer isso!).

14h45 – Aplicativo da ESPN também mostra vídeos dentro do programa (mais uma novidade nas APIs)

14h49 – Demo do LifeScan, produto médico para medir glicose no sangue, voltado a diabéticos. O medidor “conversa” com o iPhone e mostra resultados e gráficos.

14h51 – @leandro, nos comentários: acredito que o tema hoje seja apenas software, nada de novo hardware… aaaah!

14h52 – ngmoco, criadora do Rolando, no palco. mais games a seguir?

14h53 – ngmoco mostra o Touch Pet Dogs (rede social de cãezinhos virtuais…), que também tem itens à venda dentro do game – como o The Sims, da EA – e usa notificações de outros usuários (é o push nos games!). Já o game LifeFire será um jogo online para iPhone (uau) – é game multiplayer de tiro. Volto a lembrar que continuo a perder no placar…

14h56– e mais demos (cansei). caras da Smule (criadores do Ocarina para iPhone) falam sobre alguma coisa.

15h01 – aplicativo da Smule é o Leaf Trombone, um game no mesmo estilo do Ocarina (você tem que ‘assoprar’ pra tocar)

15h03 – o Leaf Trombone é um aplicativo para criar música em grupo. pelo visto, foi ovacionado pela platéia.

15h05 – COPIAR E COLAR NO IPHONE, FINALMENTE. Placar: Apple 4, Zumo 2.

15h09 – copiar, colar e recortar funciona em todos os aplicativos. selecione a área com pequenas “bolhas”… e chacoalhe o iPhone para desfazer!

15h10 – melhor comentário é da iJustine, no Twitter: ijustineYESSSS COPY AND PASTE!!!!!!!!!!! ONLY 2 YEARS LATE APPLE!!! GEEEZZZ

15h12 – MEDO – o cara fez a demo do copy & paste reservando um vôo 815 da OCEANIC AIRLINES

15h14 – Todos os aplicativos agora têm teclado em modo paisagem (antes, não existia isso no SMS, por exemplo). E tem um botão Messages aí. Placar: Apple 5, Zumo 2.

15h16 – Sim, MMS: Placar: Apple 5, Zumo 3.

15h17 – E mensagens de voz – para gravar notas (Placar: Apple 6, Zumo 3) – novo aplicativo (demorou tb!)

15h18 – novas atualizações em aplicativos da Apple para iPhone: melhorias no calendário (com melhor integração com Exchange e compatibilidade com padrão CalDAV), mudanças no programa de ações (que eu acho um saco e gostaria de apagar…)

15h20 BUSCA INTEGRADA EM TODOS OS APLICATIVOS da Apple, incluindo músicas! (Placar: Apple 7, Zumo 3). Como se chama? SPOTLIGHT, como no Mac OS X (óbvio!)

15h21 – e mais demos. acho que as novidades acabaram, mas ainda longe dos meus chutes: copiar e colar, MMS, notas de voz até que são bacanas, e demais recursos de API serão ótimos pros desenvolvedores.

15h23 – acabou nada: Bluetooth estéreo (AD2P) – (Placar: Apple 6, Zumo 4) – yay! E função “shake to Shuffle” para ligar o modo aleatório, como no iPod nano.

15h26 – ah, sim, a disponibilidade: para desenvolvedores, a partir de hoje.

15h28 – Software 3.0 vai funcionar no iPhone original, mas não terá MMS nem Bluetooth A2DP por conta de limitações de hardware. Será lançado no meio do ano, verão norte-americano, de graça para quem tem iPhone. E, grr, 9,95 dólares pra donos de iPod touch.

15h30 – número curioso: apesar de 80 países terem iPhone, apenas 77 têm App Store (acredito que a maioria com as limitações da loja brasileira, sem games).

15h31 – e acabou, agora perguntas e respostas pro povo que está lá ao vivo.

RESUMÃO DO QUE ACONTECEU

Para o usuário final: o iPhone agora tem, finalmente, funções de copiar, recortar e colar, permite usar acessórios Bluetooth estéreo, os aplicativos de mapas poderão ter recursos de direção por voz e, anos depois, quem tem iPhone pode mandar e receber MMS (esses foram os chutes previstos pelo Zumo e cumpridos pela Apple). Alguns recursos (Bluetooth, MMS) só funcionam no iPhone 3G, não no primeiro modelo já fora de linha. Gostei do novo gravador de voz e do Spotlight integrado ao iPhone.

Para o desenvolvedor: O foco do evento foram os desenvolvedores.

Eles ganham inúmeros novos recursos (1.000 novas APIs, 100 novas ferramentas), com integração dos mapas, possibilidade de rodar aplicativos em background (mas não é multitarefa ainda), conectar aparelhos ponto a ponto e integrar seus programas a acessórios externos – de alto-falantes a medidores de glicose no sangue. São diversas novidades, muitas nem listadas acima.

A questão da venda de itens dentro dos aplicativos é mais um bom atrativo para novos desenvolvedores (e fazer com que os atuais, principalmente os que fazem games, façam mais grana com a App Store).

Agora, se você cria aplicativos, é só esperar a Apple liberar logo o novo kit de desenvolvimento (o site específico para iPhone está fora do ar agora…). E, claro, as novidades vão se mostrar em programas cada vez mais bacanas para o iPhone e iPod touch.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Poxa, muito bom as 4 novidades que vieram até agora. Vou ficar no f5 até terminar. Abração !

  • Rodrigo

    To achando um tanto paliativos esses ups nada de realmente novo e util

  • leandro

    nao tem nada com cara de apple até agora…devagar, devagarinho.
    cade o big show? no hospital com o jobs?
    O q estao guardando pro final?

    Ja houve algum comentario sobre o proximo iphone?

  • leandro

    mas fala serio, ta mto fraco.
    to acompanhando tbm nos sites internacionais, galera decepcionada!!
    ESPN? controle de glicose? hehehehe

    queremos REAL STUFF

  • Certo que A2DP e HID no bluetooth estão fora. O que já era de se esperar, o que não deixa de ser decepcionante.

  • leandro

    hahahahaha
    “e mais demos (cansei). caras da Smule (criadores do Ocarina para iPhone) falam sobre alguma coisa.”

    esse post resume o sentimento!

  • Thiago

    kd o ctrlC ctrlV?
    e a gravaçao de videos??
    meio fraco esse upgrade heim…

  • leandro

    cut and paste, finalmente algo util!

  • Thiago

    Ta melhorando….. hehehehe

  • 2 anos atrasados NÃO!. Copiar e colar existe desde 2001 nos smartphones da Nokia. 7 ANOS DE ATRASO!

  • Thiago

    MMS vc contemplou!!!!
    Sim, MMS: Placar: Apple 4, Zumo 3.

  • Eu acertei 100% das minhas previsões:
    ——–
    Bem, COM CERTEZA você não vai ganhar multi tarefa porque o iPhone não é um smartphone de verdade, e com certeza você não vai ganhar a possibilidade de usar o iPhone como um disco externo porque não é a politica da Apple facilitar a vida dos usuários.

    MMS e C&P talvez. Gravar vídeos, muito improvável mas pode ser.

  • Mas não esperava o A2DP. Faltou só o HID mesmo pro bluetooth ficar bom.

  • Pedro Matos

    Ja acabou?!?

    Faltou, a gravação de video…

    Sem A2DP por limitação de hw? Então o proximo Iphone com certeza vai ter…

    Tomara que não demore!

  • Rogerio

    “Software 3.0 vai funcionar no iPhone original, mas não terá MMS nem Bluetooth A2DP por conta de limitações de hardware.”

    Qual Iphone original se refere ? Ao primeiro ou ao 3G ?

  • Rodriguinho

    Que venha o 3.0 e seu Jailbreak!

    • exatamente… e é só mais um lance no jogo de gato e rato

  • Cezar

    brother vc nao acertou 100% alias errou quase td… olha na apple store, lançaram (mais) um programa que se conecta via wi-fi com qq dispositivo (pc, imac, fora linux…) e troca qualquer tipo de arquivos…inclusive microsoft office… chama Air Sharing…

    novamente leia antes de postar… 😉

    e viva o iphone!!

  • Carlos Moura

    Puxa! Eu tinha um baita complexo de inferioridade pela ausência do bluetooth e do “copiar e colar”. Quase vendi meu Iphone nos últimos dias. O problema é que não encontrei nenhum smartphone com experiência de acesso á internet tão boa quanto a que se tem no Iphone.
    Agora é colocar o fone de ouvido bluetooth pra carregar. Será uma carga lenta, até julho….eu acho.
    Abraços,
    Carlos

    • @cesar, realmente eu tenho muito tempo pra ver o que os 25 mil aplicativos para iPhone fazem – um por um, claro.
      e 4 acertos em 10 tentativas não acho tão absurdo. Eu disse que eram chutes… novamente, leia antes de comentar, ok?

  • parabéns à apple que cconseguiu criar mais um hype para comprarmos o “novo” modelo da uai-phone!

    E agora com copy/paste, A2DP e equio! Essas são coisa que o meu kaiser já faz a um ZILHÃO de ANOS!!!

  • Pingback: Google Chrome 2 Beta: mais rápido e com novos recursos — WinAjuda — Diga adeus à sua tecla F1()

  • Pingback: IPhone OS 3.0 - Blog do Vicente()

  • Pingback: Twitter Trackbacks for Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » O bingo do iPhone 3.0 (ao vivo!) [uol.com.br] on Topsy.com()