ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

NVIDIA: celular com 12 megapixels, ví­deo em HD

Protótipo de celular com NVIDIA APX 2500

NVIDIA APX 2500: não é um celular ainda (e nem vai ter esse nome quando vier a existir).

A NVIDIA, mais conhecida pelas suas placas de ví­deo, criou um novo processador de aplicativos – o APX 2500 – que promete aumentar ainda mais o número de recursos em um celular: interfaces 3D, reprodução de ví­deos em 720p (Windows Media, H264, MPEG-4) e capacidade de filmar e fotografar em alta definição (até 12 megapixels), além de poder vir com uma uma porta HDMI. Tem touch screen (interface ClearPad touch, da Synaptics).

O produto – a foto acima é só um protótipo do que pode vir a ser um celular – foi desenvolvido em conjunto pela hoje onipresente nos noticiários Microsoft e, claro, roda Windows Mobile. A solução de hardware conta com um processador ARM, um núcleo GeForce ultra-low-power (ULP) compatí­vel com OpenGL ES 2.0 e Microsoft Direct3D Mobile, tecnologia nPower para gerenciamento de energia (até 100 horas de reprodução de áudio e 10 horas em ví­deo HD).

O APX 2500, em demonstração no Mobile World Congress, em Barcelona, começa a ser produzido em massa no segundo trimestre deste ano, com aparelhos sabe-se-lá-quando chegando ao mercado.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin