ZTOP+ZUMO

Nvidia anuncia suporte para FinePix Real 3D W1

NVidia_Fuji

Em agosto passado durante o NVidia GPU Technology Day aqui no Brasil, o pessoal de verde estava andando de lá pra cá com uma câmera Finepix Real 3D W1 da Fuji que tinha sido mostrada dias antes na Photo Image Brasil. Como empresa de tecnologia não dá ponto sem nó, eu joguei um verde neles perguntando se a NVidia pensava fazer alguma parceria com a Fuji para explorar essa tecnologia de captura de imagem 3D em seus produtos.

Na época as respostas ficaram no “Nah, quem sabe?”, mas algo mais concreto surgiu durante o NVidia GPU Technology Conference que aconteceu na semana passada em Santa Clara, na Califórnia.

Cá entre nós, a Fuji fez um trabalho excepcional ao desenvolver uma tecnologia que permitisse às pessoas verem imagens em 3D sem o uso de óculos especiais. Apesar disso, nossa percepção inicial — tanto nas imagens impressas quanto nas telas LCD — é que o efeito de tridimensionalidade não nos pareceu ser uma unanimidade em termos de naturadidade e/ou conforto de uso.

A grande sacada da NVidia foi de explorar algo aparentemente ignorado pela Fuji que é exatamente a visualização de imagens 3D  no PC ou TV convencionais com o uso de óculos especiais, tecnologia por sinal já dominada pelo pessoal de verde. Ai foi só juntar a fome com a vontade de comer para chegar numa solução muito interessante para ambas as partes.

NVidia_Fuji_process_small

Isso porque a Fuji entra com sua tecnologia de captura de imagens — ou mais exatamente pares estereoscópicos — que servem de matéria prima para o sistema 3D Vision da Nvidia. Assim a Fuji ganha por adicionar mais um modos de saída de suas imagens em 3D sem gastar muito e a NVidia por ter acesso à uma câmera 3D de grife e de altíssima qualidade, algo  que eles talvez não teriam condições de desenvolver por sua conta e risco.

Uma das soluções criadas pela NVidia é o 3D Vision Photo Viewer, um visualizador e editor de imagens capaz de ler manipular as fotos capturadas pela Real 3D W1:

NVidia_Fuji_PhotoVision_small

Além disso, a empresa também atualizou seu 3D Vision Video Player (V1.4.7) para torná-lo compatível com a câmera da Fuji:

NVidia_Fuji_VideoPlayer_small

Ambos os programas já estão disponíveis para download no site da NVidia. No caso do Photo Viewer, ele já vem incluso nos drivers para 3D Vision 191.07 Beta. A intenção é que ambos os programas já acompanhem os produtos da empresa.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Leandro Coelho 05/10/2009, 11:11

    Os produtos da Nvidia são de qualidade excepcional, combinando custo e inovação tecnologica em uma proporção bem balanceada, o que não é um fator comum no mercado Brasileiro.

    A tecnologia em cameras da Fuji alicerçada com a bagagem de imagens em 3D da NVIDIA, poderá ser usada em diversos mercados que são pobremente explorados hoje ou explorados com poucos recursos tecnologicos. Parabens por mais uma conquista NVIDIA BRASIL!

  • Leandro 05/10/2009, 14:04

    O pessoal que comprou os macbooks com as placas da nvidia que estão dando problemas, ou o pessoal que também tiveram problemas com as placas de vídeo da NVIDIA, como um amigo meu que comprou um note de 17″ da HP e já foi trocar o chip de vídeo 3 vezes não devem estar achando esse comentário seu sobre a qualidade dos produtos da NVIDIA muito bom 🙂 Os drivers estão cada vez maiores, a versão 191.07 tem 121mb. Ele instala coisas que nem uso e 99,9% dos usuários também não vão usar. Como a técnologia 3D que precisa de óculos e monitor de 120mhz. Seria muito conveniente dar a opção instalar ou não determinados recursos.
    Um ano atrás eu comprei uma placa de vídeo da NVIDIA, em pouco tempo começou a apresentar manchas coloridas na tela.
    Concordo que esse inovação tecnológica sobre visualização 3D é bem interessante, mas se referir aos produtos da NVIDIA dizendo que são de qualidade excepcional. Foi-se o tempo que assim era. Desculpe a grosseria. É que realmente não concordo com tal comentário. Até mais…

  • Walter Mercado 05/10/2009, 21:22

    Extrapolando um pouco, pode parecer que estão procurando outros nichos de atuação, desviando do forte, enquanto a ATI fechou uma gama de produtos com custo/desempenho que forçaram a nVidia a reduzir margens em produtos bons, mas com custo de produção elevado…

  • dflopes 06/10/2009, 13:27

    A fusão AMD/ATI está melhorando seus produtos e vejo um enorme desafio à NVidia.

    Se ela focar seus esforços apenas na plataforma Ion e na visualização 3D, ela vai sofrer para manter a liderança…

    Para “ter” 3D em casa, preciso de uma maquina digital, monitor, placa de vídeo e mídia (jogos/filmes). Ainda muito distante da realidade.

  • Walter Mercado 06/10/2009, 15:45

    O comentário do df é perfeito.
    No serviço dois colegas ficaram feito adolescentes em show de boyband quando viram que os óculos estavam disponíveis no Brasil.
    Depois que viram o que era necessário pro sistema funcionar acalmaram um pouco. (um deles tinha acabado de comprar uma HD4850)…