ZTOP+ZUMO 10 anos!

Números enormes: Sigma DP1

Sigma DP1

Com um visual retrô e resolução de incrí­veis 14 megapixels (!!!), a Sigma DP1 entra na categoria de “números enormes” (e tecnologias encolhidas E ampliadas) por sua fabricante conseguir encaixar no corpo de uma câmera point-and-shoot um sensor de imagem equivalente ao de uma câmera D-SLR.

O que faz dela diferente? O sensor Foveon X3 é cerca de 10 vezes maior que o de uma câmera portátil – ele mede 20,7 x 13,8 mm (mais especificamente, 8 vezes maior que um sensor de 1/1,8 polegada e 12 vezes maior que o de 1/2,5 de uma câmera digital convencional).

A DP1 conta ainda com uma lente fixa grande-angular de 16,6 mm (equivalente a 28 mm numa convencional), tela LCD de 2,5 polegadas, sapata para flash externo (percebeu que ela não tem um flash embutido?), grava imagens em RAW e JPEG e aceita cartões de memória padrão SD. Preço não foi definido ainda.

Nagano comenta: com seu visual retrô (mostra atitude), sensor Foveon X3 de DSRL (exagera nos recursos) e flash externo (provoca polêmica?), para mim está claro que a DP1 também se encaixaria na categoria de “brinquedo de marmanjo“, ou seja, um produto diferenciado para você curtir as imagens, contar vantagem para os amigos e impressionar as garotas. Apesar de estranho í  primeira vista, uma lente fixa do tipo grande angular pode ser uma opção interessante nesse caso, já que por enquadrar “mais imagem” ela é melhor para fotos de grupos, cenários e paisagens além de ser imbatí­vel no interior de resiências (em especial em apês apertados). Não duvido ela que se torne uma câmera Cult em pouco tempo.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Aurikill

    Questão básica:
    Ela seria suficientemente sensível para fotografar bem sem flash?

  • mmm, questão importante!

    a lente tem abertura F4, que não é o melhor dos mundos (2.8 seria bem melhor). A Sigma diz que a lente foi projetada exclusivamente para a DP1 e ‘o vidro asférico de largo diâmetro provê imagens com pouca distorção e alto contraste, além de brilho superior”

  • Ivo

    A Maquina Tem um flash tipo “pop-up”. No entanto, através do hot-shoe, pode ser utilizado um flash dedicado, ou um visor.
    Realmente a abertura F4 deixa-me um pouco apreensivo mas vi fotos no site da camera e fiquei surpreso. Gostaria de testar uma para comprovar realmente o seu desempenho, e verificar se esse modo manual é realmente manual como o da Samsung NV10.
    A NV10 com um sensor desses e foco Manual seria uma camera perfeita.