Números enormes: Sigma DP1
Início » FOTOGRAFIA » Números enormes: Sigma DP1

Números enormes: Sigma DP1

Sigma DP1

Com um visual retrô e resolução de incrí­veis 14 megapixels (!!!), a Sigma DP1 entra na categoria de “números enormes” (e tecnologias encolhidas E ampliadas) por sua fabricante conseguir encaixar no corpo de uma câmera point-and-shoot um sensor de imagem equivalente ao de uma câmera D-SLR.

O que faz dela diferente? O sensor Foveon X3 é cerca de 10 vezes maior que o de uma câmera portátil – ele mede 20,7 x 13,8 mm (mais especificamente, 8 vezes maior que um sensor de 1/1,8 polegada e 12 vezes maior que o de 1/2,5 de uma câmera digital convencional).

A DP1 conta ainda com uma lente fixa grande-angular de 16,6 mm (equivalente a 28 mm numa convencional), tela LCD de 2,5 polegadas, sapata para flash externo (percebeu que ela não tem um flash embutido?), grava imagens em RAW e JPEG e aceita cartões de memória padrão SD. Preço não foi definido ainda.

Nagano comenta: com seu visual retrô (mostra atitude), sensor Foveon X3 de DSRL (exagera nos recursos) e flash externo (provoca polêmica?), para mim está claro que a DP1 também se encaixaria na categoria de “brinquedo de marmanjo“, ou seja, um produto diferenciado para você curtir as imagens, contar vantagem para os amigos e impressionar as garotas. Apesar de estranho í  primeira vista, uma lente fixa do tipo grande angular pode ser uma opção interessante nesse caso, já que por enquadrar “mais imagem” ela é melhor para fotos de grupos, cenários e paisagens além de ser imbatí­vel no interior de resiências (em especial em apês apertados). Não duvido ela que se torne uma câmera Cult em pouco tempo.

Escrito por
Henrique Martin
3 comentários
  • Questão básica:
    Ela seria suficientemente sensível para fotografar bem sem flash?

  • mmm, questão importante!

    a lente tem abertura F4, que não é o melhor dos mundos (2.8 seria bem melhor). A Sigma diz que a lente foi projetada exclusivamente para a DP1 e ‘o vidro asférico de largo diâmetro provê imagens com pouca distorção e alto contraste, além de brilho superior”

  • A Maquina Tem um flash tipo “pop-up”. No entanto, através do hot-shoe, pode ser utilizado um flash dedicado, ou um visor.
    Realmente a abertura F4 deixa-me um pouco apreensivo mas vi fotos no site da camera e fiquei surpreso. Gostaria de testar uma para comprovar realmente o seu desempenho, e verificar se esse modo manual é realmente manual como o da Samsung NV10.
    A NV10 com um sensor desses e foco Manual seria uma camera perfeita.