ZTOP+ZUMO 10 anos!

Números enormes: Samsung e o SSD de 256 GB

Para desgosto do Nagano, fã dos discos rí­gidos convencionais (até que provem o contrário), mais um avanço no ramo dos discos de estado sólido: A Samsung anunciou hoje em Taiwan um modelo SSD de 256 GB com interface SATA II. Isso faz com que a companhia coreana, por enquanto, leve o tí­tulo do SSD mais rápido do mundo (até que um concorrente ou a própria Samsung crie um melhor/mais rápido).

A velocidade de leitura do disco é 200 megabytes por segundo e a gravação ocorre a 160 MB/s, ou 2,4 vezes mais rápido que um disco rí­gido convencional. O SSD de 256 GB tem 9,5 mm de espessura e mede 100,3 x 69,8 mm. O modelo é controlado por tecnologia MLC (multi-level cell) em vez de SLC (single-level cell) e, diz a fabricante, tem um tempo médio entre falhas de 1 milhão de horas de uso.

A Samsung começa a produzir o SSD de 256 GB no fim do ano, com algumas amostras para clientes já disponí­veis em setembro. Uma versão de 1,8′ do disco deve estar disponí­vel no último trimestre do ano também.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • SSD FTW! OMGWTFBBQ!