Números enormes: Salesforce + Google Apps

N

Ontem a Salesforce.com anunciou uma já prevista parceria com o Google pra incluir os aplicativos de escritório online do buscador em seus serviços de CRM na web. Em resumo, quem já é cliente da Salesforce.com (41.000 em todo o mundo, com 1 milhão de assinantes do serviço) passa a contar com Gmail, Docs, Talk e Calendar integrados aos serviços online. O serviço básico será gratuito aos clientes Salesforce.com, mas quem quiser uma versão com suporte técnico irá pagar US$ 10/usuário ao mês.

Esse tipo de parceria, na visão das duas empresas, cria uma nova visão de software corporativo (era o mainframe, depois o cliente/servidor, agora é a era da cloud computing). “O velho modelo está sendo substituí­do por um novo, e sabemos o que é preciso fazer para torná-lo real”, disse Eric Schmidt, CEO do Google, no lançamento da parceria em San Francisco (eu vi o webcast). “Banda larga em todo lugar, internet sem fio também, partes de software sendo inseridas na plataforma – tudo leva a essa nova geração de software como serviço”, afirmou Schmidt.

Em tempo: o Salesforce.com + Google Apps tem versão em português. Empresas como Dell, CA, Symantec, Gafisa, Citibank, Merrill Lynch e tantas outras usam a plataforma online.

O webcast, pelo menos no meu ponto de vista, deu uma informação bastante valiosa (daquelas que o Google não gosta de falar): são aproximadamente 500 mil empresas usando o pacote Google Apps em todo o mundo. Some isso a 1 milhão de usuários Salesforce… e bang!, Google Apps mais que triplica de tamanho em usuários.

Tiro certeiro ou apenas cócegas como efeito no Microsoft Office?

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos