ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Números enormes: Salesforce + Google Apps

Ontem a Salesforce.com anunciou uma já prevista parceria com o Google pra incluir os aplicativos de escritório online do buscador em seus serviços de CRM na web. Em resumo, quem já é cliente da Salesforce.com (41.000 em todo o mundo, com 1 milhão de assinantes do serviço) passa a contar com Gmail, Docs, Talk e Calendar integrados aos serviços online. O serviço básico será gratuito aos clientes Salesforce.com, mas quem quiser uma versão com suporte técnico irá pagar US$ 10/usuário ao mês.

Esse tipo de parceria, na visão das duas empresas, cria uma nova visão de software corporativo (era o mainframe, depois o cliente/servidor, agora é a era da cloud computing). “O velho modelo está sendo substituí­do por um novo, e sabemos o que é preciso fazer para torná-lo real”, disse Eric Schmidt, CEO do Google, no lançamento da parceria em San Francisco (eu vi o webcast). “Banda larga em todo lugar, internet sem fio também, partes de software sendo inseridas na plataforma – tudo leva a essa nova geração de software como serviço”, afirmou Schmidt.

Em tempo: o Salesforce.com + Google Apps tem versão em português. Empresas como Dell, CA, Symantec, Gafisa, Citibank, Merrill Lynch e tantas outras usam a plataforma online.

O webcast, pelo menos no meu ponto de vista, deu uma informação bastante valiosa (daquelas que o Google não gosta de falar): são aproximadamente 500 mil empresas usando o pacote Google Apps em todo o mundo. Some isso a 1 milhão de usuários Salesforce… e bang!, Google Apps mais que triplica de tamanho em usuários.

Tiro certeiro ou apenas cócegas como efeito no Microsoft Office?

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Emerson

    ooops. você somou números diferentes aí, hein? ou são 501 mil empresas (a salesforce é só mais uma empresa) ou são o 1 milhão de usuários da salesforce mais todos os outros usuários das 500 mil empresas. daí a conclusão seria: google apps mais DO QUE triplica de tamanho em número de usuários (embora o aumento, em número de empresas, não seja significante).

  • Emerson, você está certo. Cada empresa, espero, tem mais de um usuário, né? Obrigadão – já corrigi o texto.