ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Números enormes: o novo modem da NXP

A tecnologia LTE dá mais um sinal de sua existência. O pessoal da NXP Semiconductors mostrou hoje um novo modem hí­brido para dispositivos móveis que promete ir além do mais rápido que já existe hoje.

O Nexperia Cellular System Solution PNX6910 promete taxas de transferência de dados de 150 Mbps para download e 50 Mbps para upload, sendo compatí­vel com redes LTE/HSPA/UMTS/EDGE/GPRS/GSM.

Diz a NXP que em um desses dá para baixar um filme em alta definição em sete minutos (isso em LTE, ainda em fase de testes – é quase 20 vezes mais rápido que um modem HSPA atual – o tão falado 3G – de 7,2 Mbps).

A fabricante promete lançar o PNX6910 para o segundo trimestre de 2009. Até lá, alguma operadora pelo mundo já terá instalado sua rede – ou não! O modem será produzido para funcionar também em eletrônicos de consumo, tornando câmeras digitais, notebooks, internet tablets e UMPCs em dispositivos conectados.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Universo TI - Informações sobre Redes, Wimax, TV Digital, Videoconferência, WebTV, Webrádio, e outras tecnologias | Números enormes: o novo modem da NXP()

  • Sem sombras de dúvida que o “expertise” técnico da NXP é “outstanding”, embora não diga o mesmo quanto ao seu modelo de gestão. A empresa ainda peca no estabelecimento de parcerias, falta de humildade e consequente miopia estratégica na análise dos passos da concorrência, esquecendo que não está sozinha no mercado. No passado, presenciamos diversas tecnologias, embora superiores, naufragarem em razão desta miopia. Falta ainda o “feeling” na percepção das ambições e na escolha correta de seus clientes “prospects”, além da necessária flexibilidade na adaptação de suas soluções aos anseios do OEM. Esperamos desta vez que esta tecnologia (que com certeza irá beneficiar a todos nós) deixe de ser apenas mais uma “promessa” e passe a ser uma “realidade”.

  • Tech®

    “Concordo com sua opinião FELIPÃO, pois os modens de agora que dizem ser de 1 Mbps a 20 Mbps ñ conseguem chegar nem a 512 Kbps e ñ eh problema só nos modens mas geralmente nos provedores.Por isso se 1 Mbps funcionasse perfeitamente já estaria muito rápido.”

    Me Perdõem pois havia um erro no meu comentário.Agradeço a atenção e a
    paciência.