ZTOP+ZUMO 10 anos!

Números enormes: malas em alta velocidade


esteiras de um aeroporto, originally uploaded by henrique martin.

No novo terminal do aeroporto internacional de Pequim, a ser inaugurado antes das Olimpí­adas de 2008, as bagagens vão quase ‘voar’ do terminal até o avião e vice-versa. A Siemens, responsável pelo sistema de transportes, diz que a noví­ssima esteira atinge 11 metros por segundo (pelo que pesquisei na web, a média é de 3,5 m/s em aeroportos convencionais) – a mala vai do check-in até o avião mais distante no terminal em menos de 25 minutos.

Serão 50 quilômetros de trilhos no subsolo do aeroporto – com um túnel de 2,5 km passando por baixo dos pés dos passageiros entre o embarque doméstico e internacional. Cada “carrinho” das fotos será programado com um chip RFID para garantir que vai chegar ao destino certo (assim esperam os viajantes!).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Reinaldo Alberto

    Enquanto no Brasil nem mesmo os passageiros conseguem chegar a seus destinos, na China as malas são transportadas a 11 metros por segundo e com chips RFID.
    Até quando nosso governo insistira em manter apenas 2% do PIB em Investimento e Infra-Estrutura ?
    Mas enfim, parabéns a Siemens e a China. Ótimo projeto!!!