ZTOP+ZUMO 10 anos!

Números enormes: Flickr no Brasil

Flickr visto pelo biscoito Globo

Nos últimos meses, a base de usuários do Flickr no Brasil pulou de 800 mil usuários para “mais de 1,8 milhão, quase dois milhões“, nas palavras de Guilherme Ribenboim, presidente do Yahoo! Brasil. Os motivos? A introdução do serviço de fotos em português (inclusive o endereço www.flickr.com.br) é um fator, mais não o único.

Vale lembrar também que o Yahoo! matou o Yahoo! Fotos em maio. Os usuários tiveram que migrar para o Flickr. Quantos fizeram isso é um mistério.

Ribenboim disse que o Flickr não é um produto para grandes massas, como um Orkut da vida. “Deve chegar nos próximos anos aos 6 ou 8 milhões de Parede de Flickrusuários cadastrados, é um serviço mais premium”, explica, avaliando que os clientes pagos (contas Pro, como é o meu caso) ainda são e serão minoria.

Sobre os próximos planos do Yahoo!: lançar o serviço Mash em português (é a esquisita, porém curiosa nova comunidade online deles), oficializar a nova plataforma Panamá de links patrocinados (diz o Guilherme que já está no ar, a conferir) e, não, o Del.icio.us não vem pro Brasil.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin