ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Números enormes: celulares e o trabalho

Os números enormes do dia vêm das previsões do IDC: até 2011, 1 bilhão de trabalhadores em todo o mundo usarão o celular/smartphone como instrumento de produtividade.

Explicação: “A pressão para as companhias para criar programas que consigam gerenciar a vida pessoal e trabalho para seus empregados, combinada com o avanço nas tecnologias móveis, está aumentando o número de trabalhadores móveis nos EUA e em todo o mundo”, diz o IDC, em seu novo estudoWorldwide Mobile Worker 2007-2011 Forecast and Analysis“.

No fim de 2011, do 1 bilhão de trabalhadores móveis, 75% deles estarão nos Estados Unidos. Em 2006, diz o IDC, os EUA tinham 68% de sua força de trabalho em modo ‘mobile’ – mas o grande concorrente aqui é o Japão. Em 2006, eram 53% dos trabalhadores – em 2011, serão 80% também.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Thiago

    “Em 2006, eram 53% dos trabalhadores – em 2001, serão 80% também.”
    acho que seria 2011 e não 2001, não?

    Abraço

  • corrigido, obrigado!

  • Ale Scaglia

    Henrique, aqui o depoimento de um usuário novo de BlackBerry – é sensacional! Desde que comecei aqui na TIM, venho usando o aparelho para acessar e-mails e dar agilidade ao dia-a-dia. Mas ainda estou longe de ser um bom exemplo de produtividade, uma vez que cheguei há pouco tempo e tenho um volume relativamente pequeno de mensagens por dia.
    O melhor exemplo, pra mim, foi conseguir a aprovação de um comunicado interno do diretor territorial, que está em férias e longe do computador, em tempo praticamente real – a culpa, claro, é do BlackBerry.
    Tá certo, esse não é um caso extraordinário, onde o smartphone fez uma revolução no trabalho. Mas já trouxe uma bela agilidade. E eu fico imaginando o dia que as aplicações corporativas mais pesadas – a SAP já anunciou que está desenvolvendo ferramentas para acesso via celulares – estiverem ao alcance de todos. Aí sim a coisa vai ser explosiva.

  • Alê
    Eu não sou fã da interface do Blackberry, e pro que uso de e-mail móvel hoje o Gmail já me basta. Não é um volume que justifique um push-mail. Mas onde vc. está – e em cargos executivos em geral – acredito na sua teoria: é mais que necessário. A SAP faz software pra Nokia tb, e as Cisco da vida têm integração de celulares wi-fi com o ramal da empresa. Imagina em 2011!

  • Ale Scaglia

    A interface – o pacote todo de software, na verdade – do Blackberry realmente podia ser melhor… Saudades do E62 que eu estava usando antes do Pearl chegar.