ZTOP+ZUMO 10 anos!

Números enormes: banda larga no Brasil

Se você, que nem eu, tem internet em alta velocidade em casa, comemore: somos 6,54 milhões conectados em banda larga, de acordo com a última edição do Barômetro Cisco da Banda Larga, feito em parceria com o IDC. A pesquisa leva em conta todas as conexões com velocidades acima de 128 Kbps.

No iní­cio de 2006, quando o Barômetro foi lançado, a Cisco propôs a meta de o Brasil ter 10 milhões de conexões até 2010. No ritmo que a coisa vem (em média 400 mil novas conexões por trimestre), essa meta pode ser ampliada para ‘12 ou 13‘ milhões na divulgação dos próximos resultados, daqui a alguns meses (este revelou os números do segundo trimestre de 2007). Em 2001, estima-se que eram apenas 343 mil conexões em alta velocidade (e eu era uma dessas pessoas!)

Uma informação geográfica importante: 42% das conexões ADSL/Cabo/Wireless do paí­s estão em São Paulo. O estado tem 6,2% da sua população online (se comparar a população x o número de conexões). No Nordeste, essa taxa chega a apenas 0,7%, infelizmente. A região Norte tem 2% da população online, Centro-Oeste tem 3,5%, Sul, 4,5% e Sudeste (sem SP) 4,2%. Os números baixos em algumas regiões se devem, entre outras coisas, í  falta de infra-estrutura de telecomunicações em muitas áreas do paí­s.

Outro dado importante: 233 mil conexões já são de banda larga pelo celular. Esse número conta apenas as conexões feitas por modems USB e deixa de lado os smartphones. Se somar banda larga fixa + móvel, dá 6.782 milhões de conexões – mas é um número irreal, pois muitos usuários se sobrepõem (se somasse smartphones essa afirmativa seria mais válida ainda).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin