Números enormes: Asus Zenfone Selfie (com Snapdragon!)

N

[Computex 2015] A Asus anunciou hoje em Taipei seu novo modelo de smartphone, o Zenfone Selfie, com câmera frontal de 13 megapixels, além de uma nova linha de tablets ZenPad e um novo Zenwatch 2.

Entretanto, o mais surpreendente do evento foi a adoção processadores Qualcomm Snapdragon no Selfie e em mais três modelos distintos do Zenfone 2 – incluindo um de 5,5″ que deve chegar em breve ao mercado brasileiro, complementando a linha com chip Intel Atom (sobre ZenPad e ZenWatch em outros posts).

O Zenfone Selfie é um modelo praticamente idêntico ao Zenfone 2: sua grande diferença exterior é a câmera frontal de 13 megapixels com flash dual-tone. A câmera traseira também tem 13 megapixels de resolução e conta também com autofoco laser, algo inédito nos Zenfone.

O Selfie vem com processador Qualcomm Snapdragon 615 (octa-core), 3 GB de RAM e tela Full HD de 5,5″, com três opções de cores (azul, rosa, branco). 
asus zenfone selfie -  - 2

Por conta da câmera frontal de alta resolução, a Asus inseriu nessa parte do smartphone novos recursos de software para ampliar seu uso, como “embelezamento” em tempo real, selfies em HDR (recurso bom em caso de rosto contra a luz, que tende a ficar mais escuro), selfies em modo de pouca luz e um interessante acessório chamado Selfie Swing, que é um tipo de pau de selfie integrado ao corpo do aparelho (abaixo).

asus zenfone selfie -  - 3

A Asus diz ainda que a tela de 5,5″ tem 403 pontos por polegada e tecnologia IPS com grandes ângulos de visualização, além de 3 GB de RAM. Amanhã (lembrando que já são mais de 18h em Taiwan enquanto escrevo este post) vejo o Zenfone Selfie mais de perto no stand da empresa na Computex 2015. 
asus zenfone selfie -  - 4

O curioso foi ver a Asus, tradicional parceira da Intel, anunciar um produto com processador da concorrente. Apesar de outros produtos demonstrados na apresentação de Jonney Shih, chairman da companhia, usarem Intel, deu a sensação de que a turma de Santa Clara foi pega de surpresa durante o anúncio (encontrei um executivo velho conhecido depois do evento e ele disse “e aí, gostou do ZenPad?“). Tanto que quem fez a apresentação oficial do Zenfone Selfie foi uma executiva da área de design da Asus.

asus zenfone selfie -  - 5

 

Mas o Zenfone Selfie não foi o único produto com Qualcomm na apresentação da Asus.

Apesar de a empresa taiwanesa não citar durante o keynote, na saída estavam outros novos três modelos de Zenfone 2 também com processador Qualcomm, com telas de 6″ (HD), 5,5″ e 5″. Os panfletos dizem que os modelos terminam com o código “KL” (que, no jargão Asus de nomenclatura, significa Krait LTE). Krait = arquitetura Qualcomm.

Apenas o modelo de 5,5″ deve ser lançado no Brasil como um smartphone intermediário (provavelmente com Snapdragon 410), já que o aparelho topo de linha (com 4 GB de RAM) vem com Intel Atom, e a subsidiária local da empresa já disse que lança o novo smartphone “antes de setembro”.

Os modelos com Qualcomm têm foco laser na câmera traseira, vêm com 2 GB ou 3GB de RAM (por limitação do processador) e proteção externa com Gorilla Glass 4 (contra Gorilla Glass 3 nos aparelhos com Intel), além de conectividade 4G e Android 5.0.

Este é o modelo de 6″:

asus zenfone selfie -  - 6 asus zenfone selfie -  - 7

E o de 5,5″:asus zenfone selfie -  - 8

Aqui, 5,5″ ao lado do de 6″:asus zenfone selfie -  - 9

 

E colocando lado a lado o Zenfone 2 com Intel (esquerda) do Zenfone 2 com Qualcomm (direita) dá para percebber uma leve diferença no design: no Intel o flash LED, câmera e botão de controle estão ordenados na vertical, com uma grande indicação de “Intel Inside”.

Já no Qualcomm o LED fica ao lado esquerdo da câmera e alinhado ao sistema de foco laser à direita – e sem indicação do fabricante do processador.

asus zenfone selfie  - 1

Disclaimer: ZTOP cobre a Computex 2015 Taipei a convite da Asus Brasil. Fotos e opiniões são nossas. 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos