ZTOP+ZUMO 10 anos!

Números enormes: 1,5 bi de downloads na App Store

app-top-eua

Números enormes do dia envolvem a Apple e sua App Store: em um ano, foram 1,5 bilhão de downloads de aplicativos para iPhone/iPod touch. Uau, mas o que o povo faz com tanta coisa?

São 65 mil apps à venda na loja online, feitos por mais de 100 mil desenvolvedores cadastrados no programa da Apple. Não tiro o mérito incrível da Apple de criar um ambiente interessante tanto para o usuário quanto para o cara que cria os programinhas e estimular os concorrentes (Nokia, LG, RIM, Palm…) a criar seus próprios mercados. Ponto pra Apple nisso.

Destaque para o tom provocativo do tio Steve Jobs no comunicado oficial: “A App Store é diferente de tudo que a indústria já viu, tanto em escala, como em qualidade. Com 1,5 bilhão de aplicativos baixados, será muito difícil para outros a alcançarem.”

A questão a se pensar é a seguinte: os aplicativos que imperam na App Store são ligados, na maioria, a bobagens, entretenimento e games (quando disponíveis, claro). A lista dos 10 mais vendidos nos Estados Unidos e no Brasil mostra bem isso:

Brasil

1) iRadar Brasil 2.0 (navegação)

2) Peg Solitaire (entretenimento)

3) Candy BOOM (entretenimento)

4) Peso ideal (saúde e fitness)

5) iBeer Special (entretenimento)

6) Heavy Mach (entretenimento)

7) Camera Zoom (fotografia)

8 ) Brasileirão 2009 Live (esportes)

9) MyBattery Life (utilitários)

10) QuickOffice Mobile Office (business)

app-top-br

Estados Unidos

1) The Moron Test (entretenimento)

2) GloBall (games)

3) Flight Control (games)

4) Stone Loops! of Jurassica (games)

5) Hero of Sparta (games)

6) iFitness (saúde e fitness)

7) Camera Zoom (fotografia)

8 ) Pocket God ep. 21 (entretenimento)

9) Sally’s Spa (games)

10) Assassin’s Creed (games)

Eu tenho um iPod touch com software 3.0 e uso basicamente os aplicativos de e-mail (que já vem com o iPod), Twitterrific e Facebook, numa espécie de “companheiro” do notebook. Já baixei um monte de games (Katamari, Tetris, Rolando, South Park) e fico com preguiça de jogar… Será que donos de iPhone só pensam em diversão?

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Thiago

    “The Moron Test”

    kkkkkkkkk

  • Anderson

    Os donos de iPhone exaltam a usabilidade mas na verdade só querem saber de entretenimento. A grande maioria com certeza usa o iPhone porque é mais bonitinho que o Symbiam ou Android por exemplo. OS e interface é questão de costume, conheço pessoas que já utilizaram iPhone mas não trocam os Nokias por nada.

  • Ricardo Navarro

    A maioria dos produtos na AppStore é pura baboseira (pagos ou não). Já baixei muitos aplicativos e jogos, mas não uso quase nada além do básico (Tweetie, Facebook e BeeJiveIM-pois o iphone não tem um IM nativo e descente)

  • Ricardo Navarro

    Complementando… na AppStore há uma enorme quantidade de aplicativos e um grande volume de download, mas a qualidade não acompanha estes números impressionantes.
    Mesmo com toda o controle e censura da Apple.

  • Douglas Belmonte

    Morro de rir na loja de clientes que chegam com seus respectivos iphones e abrem um app de uma hp 12c para dividir os valores inteiros em 10x dos televisores lcd. Ex: R$2799,00 em 10x sem juros kkkkkkkkkk
    Só para mostrar que tem um iphone! E em sua maioria usam todos aqueles recursos para “telefonar” e mandar uns sms. Nem mp3 usam direito.
    O equipamento é bom mas a modinha estraga.

  • O fato é que a loja funciona, independente de quais softwares estão a venda a Apple conseguiu juntar toda a sua cadeia de mercado de uma forma simples. Compre Iphone -> Acesse Apple Store -> Compre facilmente -> Sai usando. Não vejo isso em nenhum outro lugar, não vejo tanta facilidade para leigos, talvez por isso sejam eles os maiores compradores. Será que a Microsoft vai conseguir superar isso com o Windows MarketPlace?

  • Ricardo Navarro

    Rudolfh…concordo com seu post, entretanto, com software a 0,99 e com qualidade duvidosa, quantas empresas conseguem efetivamente renda com apps na AppStore?

  • Kika

    Bom post!

  • Luis Eduardo

    Tenho um iPhone com mais de 60 aplicativos que funcionam e bem. Tambem existem bobagens aos montes para ppc, symbian etc. No meu caso, como médico, tenho todos os aplicativos que preciso num só aparelho. Se alem de funcionais, eles são extremamente bem produzidos e bonitos, que que eu posso fazer? Reclamar? Mudar de aparelho?