ZTOP+ZUMO 10 anos!

Números enormes: 1 GHz na placa de vídeo da ATI

AMD ATI Radeon HD 4890

Enquanto meio mundo discutia os números enormes da multa da União Europeia à Intel de 1,06 bilhão de euros nesta quarta-feira, a AMD lançou uma placa de vídeo também com números enormes: a ATI Radeon HD 4890 chega à barreira do 1 GHz em hardware desse tipo.

Segundo a AMD, a placa permite até 1,36 teraflops de processamento, usa memória GDDR5 e atinge quase – eu disse quase  – 1 GHz de clock (tem mais um monte de infos técnicas na AMD, por sinal). O bacana é que a Radeon HD 4890 já roda games com DirectX 10.1, uma melhoria em relação ao desempenho e ao visual do jogo – o vídeo abaixo mostra a diferença entre DirectX 10 e 10.1:


(link para o vídeo)

A ATI Radeon HD 4890, diz a AMD, sai por diversos fabricantes (Gigabyte, MSI, Sapphire, Asus, entre outros) com o preço sugerido de 249 dólares (nos EUA, nos EUA).

atrhd4890_3-4_highres

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Anderson

    Vamos ver agora qual vai ser a resposta da NVIDIA. Nesses últimos tempos, a NVIDIA praticamente só fazem alguma coisa quando a ATI lança algum produto que tenha potencial para deixá-los para trás. Esse qualquer coisa pode ser desde um novo lançamento a um forte lobby no mercado