Para acelerar era “data-cêntrica”, Intel lança novo Xeon Scalable Processor

P

Conhecido antes como Cascade Lake, ele vem acompanhado de outros lançamentos focados na sua nova estratégia de Mover, Armazenar e Processar Dados.

Processar

Depois de dois anos, a Intel anunciou ontem (02) a segunda geração do processador Xeon Scalable Processor, voltado para atender à crescente demanda do mercado por aplicações clássicas como computação de alta performance, data centers e cloud computing, passando por tecnologias da moda como IA e 5G e até conceitos ainda mais novos como a Edge Cloud.

No total são mais de 50 modelos de linha, fora os modelos especialmente otimizados para atender as demandas de certos clientes…

… como a impressionante série Intel Xeon Platinum 9200 equipada com 56 núcleos de processamento com HT (=112 processadores virtuais) e 12 canais de memória.

Fora isso a empresa também anunciou outra série de chips Xeon Scalable otimizados para uso em rede desenvolvido em parceria com provedores de serviços de comunicação para criar infraestruturas capazes de atender a mais assinantes ao mesmo tempo que reduz o gargalo gerado por aplicações do tipo NFV (network function virtualization).

Já para atender as demandas da Edge Cloud, a Intel também anunciou o curioso Intel Xeon D-1600 um SoC (System-on-chip) altamente integrado…

… voltado para uso em sistemas de alta densidade e baixo consumo de energia que não podem abrir mão de capacidade de processamento, algo que soa como música nos ouvidos das operadoras interessadas em oferecer novos produtos e serviços na rede, especialmente neste momento em que as redes 5G começam a chegar ao mercado (não no Brasil, claro).

Outro chip voltado para atender a esse mercado é o Intel Agilex FPGA, o primeiro chip desse tipo de 10 nm totalmente desenvolvido pelo pessoal de Santa Clara depois da aquisição da Altera em 2015. Ele é voltado para infraestruturas que processam dados de maneira mais intensiva.

Armazenar

Entre os novos recursos implementados neste novo Xeon, destaque para o Intel Deep Learning Boost (ou DL Boost) um novo conjunto de instruções voltados para acelerar o processo de deep learning e inferência e a compatibilidade com as novas memórias Intel Optane DC persistent memory

… que encaixam num slot de memória SDRAM DDR4 e pode se comportar tanto como uma extensão da memória RAM não volátil (uia!) de altíssima densidade…

… quanto como uma nova área de armazenamento de melhor desempenho voltada para executar aplicações de missão crítica:

Na linha Optane, a Intel também anunciou o novo disco Intel Optane SSD DC D4800X (Dual Port) que, como o próprio nome sugere vem equipado com duas portas de comunicação o que garante que o fluxo de dados entre o disco e o computador não se interrompa, mesmo se uma delas sofrer algum dano o que torna esse produto muito interessante em aplicações de missão crítica:

Já para quem prefere memória NAND, a Intel também anunciou o Intel SSD D5-P4326 seu primeiro disco SSD com tecnologia NAND QLC de 64 camadas com porta PCIe para uso em data centers:


Para quem não sabe, o QLC é uma curiosa tecnologia cuja célula de memória pode assumir até 16 códigos binários de “quatro bits” (0000, 0001, … 1110 e 1111), contra oito (000, 001, 010, 011, 100, 101, 110 e 111) do TLC, quatro (00, 01, 10 e 11) do MLC e dois (0 e 1) do SLC o que significa uma maior densidade de dados por um preço mais competitivo, posicionando-se assim como uma alternativa para os HDDS em warm storage.

Mover

Finalmente, a Intel yambém anunciou ontem uma nova placa de rede batizada de Intel Ethernet 800 Series com tecnologia ADQ (Application Device Queues) capaz de alcançar velocidades de até 100 Gbps por porta:

Disponibilidade

A empresa declarou que os novos chips Xeon Scalable processor de segunda geração, assim como o Xeon D-1600 e as memórias Intel Optane DC persistent memory e o SSD D5-P4326 já estão disponíveis no mercado.

Os primeiros lotes do Xeon Platinum 9200 devem chegar ao mercado no fim desse semestre, sendo que a produção aumente a partir desse segundo semestre.

Já a placa de rede Intel Ethernet 800 Series adapter tem previsão de chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2019 mas amostras para testes já estão disponíveis.

Finalmente, a disponibilidade do SSD Optane DC SSD D4800X será divulgada em outra data.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Por Mário Nagano

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos