ZTOP+ZUMO 10 anos!

Novo netbook da Samsung com processador Via Nano

samsung_nc20_intro_oficial

Depois de fazer algum barulho no ano passado, o processador VIA Nano andou meio sumido, ao mesmo tempo em que o Intel Atom se estabeleceu no mercado de netbooks como padrão predominante do mercado.

Mas ao contrário de outras empresas como HP e Positivo, a Samsung parece fazer o caminho inverso, anunciando que seu novo netbook  Samsung NC20 utilizará a plataforma móvel da VIA Technologies, ao contrário do NC10 baseado no Atom N270.

O NC20 virá com processador Via Nano ULV U2250 de 1,3 GHz e FSB de 800 MHz, chipset VIA VX800 Unified Digital Media IGP Chipset com vídeo integrado VIA Chrome 9 com suporte para DirectX 9.0, 1 GB de memória SDRAM DDR2, disco rígido SATA de 160 GB, porta de rede  fast Ethernet, Wi-Fi wireless Atheros 802.11 b/g, Bluetooth 2.0 com EDR.

O sistema ainda conta com uma tela LCD de 12,1″ de 1.280×800 pixels, webcam de 1,3 MP, leitor para cartão de memória flash e três portas USB. Ele mede aproximadamente 29,2 x 3,1 x 21,7 cm (LxAxP fechado), 1,52kg de peso com sua bateria de seis células e estará disponível somente na cor branca.

É interessante ver como esses novos modelos estão se transformando em verdadeiros notebooks, até indo contra o desejo do pessoal de Santa Clara que sempre viu os netbooks como pequenos computadores com acesso à Internet de desempenho modesto, grande autonomia da bateria e pouca capacidade de armazenamento (como os eee PC originais com tela de 7″).

De fato, a Intel nem mais fala na sua proposta plataforma Centrino Atom anunciado na época da apresentação do Centrino 2. Isso pode ser uma prova daquela velha lei do mercado que as empresas devem atender aos desejos de seus clientes.

O NC20 deve entrar em breve no mercado internacional com preço sugerido de US$ 650.

Ainda em tempo:

A Via também anunciou recentemente um PC compacto e robusto para uso em chão de fábrica batizado de VIA AMOS-3000.

Ele é basedo na placa-mãe EPIA-P700 Pico-ITX, montado dentro de um gabinete de alumínio de apenas 3,5 x 4,5 x 13,1 cm (LxAxP) e 1 kg de peso. Ele  não possui partes móveis e utiliza um processador VIA C7 de 1 GHz ou um VIA Eden de ultra baixa voltagem de 500 MHz, 1 ou 2 GB de SDRAM e conexão para disco externo IDE, Compact Flash ou SATA. O sistema é alimentado externamente por meio de um conector Phoenix (verde ao lado do DVI) de 12 Volts. Saiba mais aqui.

Mais informações no Brasil: Via Technologies (011) 6783-8134 ou http://br.viatech.com/br

via_amos

Mais imagens:

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • RJP

    E onde eu compro UM desses? Eu quero um não para chão de fábrica, mas para mala de carro. Meu projeto de carpc continua…

    Esse Samsung é uma graça, quase me faz querer trocar o meu MSI Wind…