Saiu hoje novo firmware para o Positivo DigiTV

S

Depois de inúmeros ajustes finos, testes e muita choradeira de usuários – que até ameaçaram denunciar a Positivo para a Anatel – a empresa promete liberar liberou hoje (23/04) sua atualização de firmware para todos os usuários para seu conversor de TV digital DigiTV, que substitui a atual versão 1.4.1 que acompanhou os primeiros modelos.

O Zumo teve acesso a uma versão preliminar desse software e – depois de experimentá-lo em primeira mão – aconselha a todos os usuários a migrarem para a nova versão.

A versão analisada foi a 1.6.1e não traz muitas novidades em termos de recursos, e sim vários ajustes e correções que melhoram em muito a experiência de uso do DigiTV. Elas se concentram principalmente no procedimento de programação das estações, que trocou aquela cabalí­stica barra de pontos (que você nunca sabia se a varredura tinha acabado ou se o receptor travou) por uma escala de porcentagem de 0 a 100%.

O novo firmware também ignora os canais 1-seg e apresenta apenas os canais HD na ordem numérica e não na ordem de sintonização. Por exemplo, na versão 1.4.4 – aqui em São Bernardo – o canais eram apresentados na seguinte ordem: Globo HD, Globo 1-seg, Bandeirantes HD (sem som), Bandeirantes 1-seg (com som), SBT HD, SBT 1-seg, RedeTV HD, Rede TV 1-seg, MTV HD, MTV 1-seg.

Agora eles são apresentados na ordem dos canais VHF: SBT HD, Globo HD, RedeTV HD, Bandeirantes HD e MTV HD.

Até onde eu saiba, o aumento da captura de canais foi possí­vel baixando o limite mí­nimo da qualidade de sinal que antes estava acima de 90%. Se a qualidade não estivesse melhor do que ótimo, o firmware simplesmente ignorava aquele canal.

Também notei que o sintonizador agora apresenta alguns dados da programação na tela, como nome do programa, sua duração e até a próxima atração. Segue abaixo o guia de instalação do DigiTV direto da Positivo:

Para realizar, por conta própria, a atualização com segurança, siga corretamente os passos abaixo:

1 – Verifique no menu de seu DigiTV a versão do software instalado, entrando em “Ajuda”, depois “Avisos” e depois em “Versão do software”.

2 – Verifique se existe uma versão mais atualizada no site www.digitvpositivo.com.br e faça o download na seção Suporte dos dois arquivos necessários em seu computador (update.upd e update.sh).

3 – Copie os dois arquivos baixados para o diretório raiz do dispositivo de armazenamento USB (Pen Drive). É essencial que os arquivos NíƒO estejam dentro de pastas e/ou subdiretórios.

4 – Desligue o DigiTV da tomada e conecte o Pen Drive no conector USB (MANUTENí‡íƒO), localizado na parte traseira.

5 – Ligue o DigiTV na tomada, em poucos segundos surgirá uma tela indicando o iní­cio da atualização.

6 – Aguarde até que o processo seja finalizado (aproximadamente 2 minutos).

7 – Após a conclusão, remova o Pen Drive e desligue e ligue o DigiTV na tomada.

8 – Verifique novamente no menu se foi feita a atualização entrando em “Ajuda”, depois “Avisos” e depois em “Versão do software”.

ATENí‡íƒO:

1 – Não desligue o DigiTV da tomada durante o processo de atualização. Caso haja qualquer interrupção de energia, volte ao passo 4.

2 – Ao final da atualização, caso a luz do painel frontal começar a piscar continuamente ou você não conseguir visualizar a tela de iní­cio do DigiTV, repita todos os passos, pois houve alguma falha na atualização.

3 – É obrigatório que o Pen Drive esteja formatado com o sistema de arquivos FAT32.

Para maiores detalhes, consulte o site www.digitvpositivo.com.br.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos