ZTOP+ZUMO

Novatec publica Guia de Banco de Dados (em Mangá)

guia_manga_DB

No mês passado noticiamos que a Editora Novatec iria publicar no Brasil a coleção “The Manga Guide to…” sendo que o primeiro volume — o Guia Mangá de Banco de Dados —  já pode ser encontrado (com desconto) no site da empresa.

Resenha:

A Princesa Ruruna e Cain têm um problema: seu império de venda de frutas é um amontoado de dados conflitantes e duplicados, e separar os melões das maçãs e morangos está causando muita dor de cabeça. Mas o que eles podem fazer?

Ora, criar um banco de dados relacional, é claro, com a ajuda de Tica, a Fada Mágica dos Bancos de Dados. Acompanhe no Guia Mangá de Bancos de Dados como Tica ensina Ruruna e Cain a criar um banco de dados para gerenciar as vendas, mercadorias e exportações de seu reino. Você aprenderá como os bancos de dados funcionam e o significado de termos como esquemas, chaves, normalização e transações.

Junto com Ruruna e Cain você vai aprender como:

  • Extrair dados de um banco relacional utilizando operações relacionais e de conjunto
  • Aplicar o modelo Entidade-Relacionamento para representar com precisão seus próprios dados
  • Controlar permissões de usuários e utilizar bloqueios para evitar conflitos e duplicidade de dados
  • Utilizar SQL para atualizar ou consultar dados e criar relatórios

E você ainda vai aprender os fundamentos de indexação, segurança, recuperação de desastres, replicação e muito mais.

Se a sua cabeça dá voltas só de ouvir outras pessoas dizendo “banco de dados”, ou se você simplesmente se sente perdido numa confusão de números e dados que parecem estar fora de controle, aprenda junto com Ruruna e Cain tudo o que eles precisam saber nas páginas do Guia Mangá de Bancos de Dados.

O preço sugerido dessa obra é de R$ 31,20 mas como oferta de lançamento, a editora Novatec está oferecendo um código de desconto (economia de R$ 7,80) para aqueles que comprarem diretamente no site da editora. Para isso, basta informar o código da promoção —  mmbd — no carrinho de compras que o desconto será aplicado.

Essa promoção é válida até o final desse ano (31/12/2009). Mais informações aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 17/11/2009, 09:24

    Se pensar como mangá, está caro.

    Pensando como um livro tutorial, está barato.

    Mas se eu conseguir aprender DB com isso, esta de graça!