Notas da Zumo-caverna: Windows 7 no Zumo (so far, so good)

N

Win7_desktop_small

No início dessa semana meu desktop de trabalho — equipado com um bom e velho Windows XP — resolveu dar um pau tão grave no sistema que sem o system recovery + vela acesa + poderosa oração para São Megabyte conseguiu dar jeito. Depois de praticamente destruir o diretório do Windows com reinstalações mal sucedidas (culpa de um cabinho SATA com mal contato), ferrado por ferrado resolvi experimentar aquele novo Windows 7 RTM que foi  liberado na semana passada. Depois de algum tempo, o sistema já estava em operação com todos os dispositivos de hardware devidamente reconhecidos.

Quite impressive!

Até ai tudo bem. O grande risco dessa aventura é exatamente a reinstalação das aplicações, já que como esse SO nem está oficialmente no mercado, onde procurar por ajuda caso o programa dê pau?

Partindo da minha experiência prévia com a versão beta — e as histórias de que o Windows 7 seria um Vista SE com um nome mais bacana — comecei a instalar minhas aplicações com o único cuidado de me certificar que elas rodam no Vista. Segue abaixo uma lista com os programas que já instalei no meu PC que funcionaram e que, se não estão fazendo bem, pelo menos mal não estão fazendo:

  • MS Office 2003 (Aplicativos de escritório) — OK!
  • Avast Anti Virus Home Free 4.8 (Antivírus) — OK! — A lista de virus até atualiza periodicamente, o que não acontecia no meu 2008 Workstation.
  • SpyBot SD 1.6.2 (Anti Spyware) — OK! Incluindo o Tea Timer.
  • Mozilla Firefox 3.5.1 (Navegador Web) — OK!
  • Mozilla Thunderbird 2.0.0.22 (Cliente de e-mail)— OK!
  • MozBackup 1.4.7 (Utilitário) — OK! — Utilizo esse programa para transferir os dados pessoais do Firefox e Thunderbird de um PC para outro. Curiosamente, a versão mais recente como o 1.4.9 dava erro na criação do arquivo de backup, o que não ocorre com o 1.4.7.
  • Nokia OVI Suite (Gerenciador de celular) — OK! — Sem problemas na hora de conectar com o telefone até via bluetooth com o driver da MS.
  • Nokia PC Suite 7.1.30.9 (gerenciador de celular)— OK! — O mesmo caso acima.
  • InfraRecorder 0.46.20 (gravador de CD/DVD)— OK! — Uso no lugar do Nero.
  • Image Burn 2.5 (gravador de imagens ISO) — OK!
  • Trilliam 3.1 Basic (cliente de mensagens instantâneas) — OK!
  • Crap Cleaner 2.22.968 (utilitário de sistema) — OK!

Note que ainda não instalei nada mais complexo como um pacote de codecs, player de mídia, tweakers jogos, etc. Mas como tenho trabalho acumulado, vou deixar isso para depois.

E se eu sumir desse blog, voces já devem saber a razão. 🙂

Ainda em tempo:

Para não dizer que tudo são flores no Windows 7 aqui no Zumo, o sistema veio configurado para botar o PC para dormir depois de passar um tempo sem uso. Ao tentar acordá-lo o sistema simplesmente travou durante o processo de reinicialização. A solução encontrada (por enquanto) foi desabilitar esse recurso.

Henrique comenta: Nagano andando ao lado da modernidade, olha só. Não me espanta ele usar o Win 7, mas sim finalmente ter deixado de lado o Office 97!


Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos