ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Notas da Zumo-caverna: Windows 7 no Zumo (so far, so good)

Win7_desktop_small

No início dessa semana meu desktop de trabalho — equipado com um bom e velho Windows XP — resolveu dar um pau tão grave no sistema que sem o system recovery + vela acesa + poderosa oração para São Megabyte conseguiu dar jeito. Depois de praticamente destruir o diretório do Windows com reinstalações mal sucedidas (culpa de um cabinho SATA com mal contato), ferrado por ferrado resolvi experimentar aquele novo Windows 7 RTM que foi  liberado na semana passada. Depois de algum tempo, o sistema já estava em operação com todos os dispositivos de hardware devidamente reconhecidos.

Quite impressive!

Até ai tudo bem. O grande risco dessa aventura é exatamente a reinstalação das aplicações, já que como esse SO nem está oficialmente no mercado, onde procurar por ajuda caso o programa dê pau?

Partindo da minha experiência prévia com a versão beta — e as histórias de que o Windows 7 seria um Vista SE com um nome mais bacana — comecei a instalar minhas aplicações com o único cuidado de me certificar que elas rodam no Vista. Segue abaixo uma lista com os programas que já instalei no meu PC que funcionaram e que, se não estão fazendo bem, pelo menos mal não estão fazendo:

  • MS Office 2003 (Aplicativos de escritório) — OK!
  • Avast Anti Virus Home Free 4.8 (Antivírus) — OK! — A lista de virus até atualiza periodicamente, o que não acontecia no meu 2008 Workstation.
  • SpyBot SD 1.6.2 (Anti Spyware) — OK! Incluindo o Tea Timer.
  • Mozilla Firefox 3.5.1 (Navegador Web) — OK!
  • Mozilla Thunderbird 2.0.0.22 (Cliente de e-mail)— OK!
  • MozBackup 1.4.7 (Utilitário) — OK! — Utilizo esse programa para transferir os dados pessoais do Firefox e Thunderbird de um PC para outro. Curiosamente, a versão mais recente como o 1.4.9 dava erro na criação do arquivo de backup, o que não ocorre com o 1.4.7.
  • Nokia OVI Suite (Gerenciador de celular) — OK! — Sem problemas na hora de conectar com o telefone até via bluetooth com o driver da MS.
  • Nokia PC Suite 7.1.30.9 (gerenciador de celular)— OK! — O mesmo caso acima.
  • InfraRecorder 0.46.20 (gravador de CD/DVD)— OK! — Uso no lugar do Nero.
  • Image Burn 2.5 (gravador de imagens ISO) — OK!
  • Trilliam 3.1 Basic (cliente de mensagens instantâneas) — OK!
  • Crap Cleaner 2.22.968 (utilitário de sistema) — OK!

Note que ainda não instalei nada mais complexo como um pacote de codecs, player de mídia, tweakers jogos, etc. Mas como tenho trabalho acumulado, vou deixar isso para depois.

E se eu sumir desse blog, voces já devem saber a razão. 🙂

Ainda em tempo:

Para não dizer que tudo são flores no Windows 7 aqui no Zumo, o sistema veio configurado para botar o PC para dormir depois de passar um tempo sem uso. Ao tentar acordá-lo o sistema simplesmente travou durante o processo de reinicialização. A solução encontrada (por enquanto) foi desabilitar esse recurso.

Henrique comenta: Nagano andando ao lado da modernidade, olha só. Não me espanta ele usar o Win 7, mas sim finalmente ter deixado de lado o Office 97!


Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado

    CCleaner é o que há!

    E o problema do Avast no 2008 Server não seria pela incompatibilidade dos antivírus domésticos em sistemas desenvolvidos para servidores?

  • Oi Walter,

    Maybe, já q tive q enrolar o 2008 para instalar o Avast Home.

    [ ]s

    M.

  • Mateus Azevedo

    Olá Nagano, sobre sua observação dos codecs e outros softwares: o pacote do KLite Codec Pack funcionou perfeitamente aqui, incluindo o codec Real Alternative. Até agora, todos os videos que tenho visto não deram problema, incluindo os videos em alta definiçaõ 😀

    Sobre os outros programas, não instalei nada “pesado”, mas tenho um ambiente de desenvolvimento, com MySQL e Apache que funcionou bem.

    Acredito que os softwares que rodam no Vista, rodam também no Seven sem percalços.

  • Walter Mercado

    Problemas com codecs e tweakers podem acontecer, principalmente se estiver utilizado a versão 64-bit do sistema…

    É bom tomar cuidado com isto, de resto a compatibilidade é praticamente a mesma do Vista.

  • Rodrigo

    Boa diversao no final de semana rss

    tb estou com o RTM usando direto a umas 2 semanas, intalei uns 30 programinhas pesados uns chatos outros complicados todas aquelas porcarias q existem … é cpu de teste mesmo, core duo 2 3G, e esta tudo indo bem .. será q estamos chegando a perfeiçao rss

  • Renato

    E o desempenho, Nagano? Miorô? O W7 me parece quase igual ao Vista em termos de uso, ou estaria eu errado?

  • vinicius

    bem booom… mais, o seven grava iso por padrão … e acho que tava mais do que na hora de a ms disponibilizar isso

  • Tenho usado e até agora sem erro. Numa das maquinas tem um SDK Java, Mais o Netbeans e o Eclipse, tudo tá rodando legal. Codecs, Klite funfa sem problemas. Tem um link que não tenho agora de um site que lista as apps de 64 bits e trás um relatório sobre as mesmas.

    Até agora tudo bem por aqui, nehum ‘Redmond we have a problems’

    [ ]´s

    Edu Lima

    Henrique quais as 20 frases escolhidas que foam nviadas para o pessoal da LG, trando aquela quefoi ecohida qual você mais simpatizou?

  • Malgaldi

    Que vista SE o que, eu só tive probleminhas em compartilhar arquivos na rede entre XP/Ubuntu/Vista/Seven. O Seven não ler o Vista e o XP, mas vamo indo.

    Valeu pela dica do InfraRecorder. E se vc usa o Image Burn só para queimar imagens, o Win7 grava imagens .iso nativamente 😉

    Estou rodando games, rmvb, legendas… até o ccleaner está perfeito.

  • Sniffer

    A minha dúvida em relação ao RTM é quanto ao registro.
    Tá, a gente baixa, instala… e daí? A gente não vai ter de pagar não?
    #comofaz?
    Alguém sabe dessas coisas pra contar pra gente?

  • Sniffer

    Obrigado, @henrique.
    então isso quer dizer que esse RTM só funciona até dia 22/10, após essa data terei de adquirir uma licença? E se eu não fizer isso?
    Ninguém nunca falou nisso, sabe?
    Todo mundo só fala que o RTM saiu, que o RTM saiu, mas e a licença?

    • @sniffer
      não, até onde sei o RTM (se vc tem uma licença MSDN/TechNet) tá valendo. não instalei ainda o meu… mas vou questionar a microsoft.

  • Walter Mercado

    @sniffer
    O RTM é a versão final, que vai sair dia 22/out.
    A licença é parte da assinatura do TechNet/MSDN (algumas empresas que assinam o ActionPack já receberam/vão receber em breve).
    (Release to Manufacture)

    O produto da caixinha que as pessoas vão comprar é a mesma coisa, só com a licença na embalagem, enquanto a do MSDN/TechNet está na própria tabela de download.

    .
    Instalar o ImgBurn e o InfraRecorder é um pouco redundante mesmo, o ImgBurn tem praticamente todos os recursos principais do IR, e se for utilizá-lo só para queimar imagens ISO (apenas um dos vários recursos do programa), o 7 resolve com a ferramenta interna (mas é claro que o ImgBurn tem um suporte maior a formatos…).
    Pra gravar, uso aqui ou o Nero Express (aquele que vem com drives) ou o ImgBurn ou o CDBurnerXP.

  • Oi pessoal,

    Eu sei q o InfraRecorder e o ImgBurn são meio reduntantes, mas é que velhos hábitos são difíceis de mudar: Eu uso o primeiro por conveniência, o segundo por pura preguiça e ambos por serem di grátis.

    [ ]s

    M.

  • (Esconde o novo WordPad do Nagano; capaz dele abandonar o Office e ficar só com o editor de textos nativo do Windows 7 😀 ).

    Nagano, se você usa o ImgBurn e/ou InfraRecorder só para gravar ISOs, dê uma olhada no gravador de imagens nativo do Windows 7. Nas poucas vezes que usei, cumpriu o trabalho a contento.

    Windows 7 RTM está muito bom. Instalei o meu ontem, após uns probleminhas com um dos pentes de memória, consegui colocá-lo em funcionamento. Muito, muito bom! Acho meio injusto esse apelido de “Vista SE” (o Vista é um bom sistema, e o Windows 7, bem mais que uma skin nova do Vista), mas a verdade é que o novo sistema da MS tem tudo para ocupar o lugar de “sucessor espiritual” do XP.

    []’s!

  • dflopes

    funcionando adequadamente (acho que já falei essas configurações uma dúzia de vezes… hehehe)

    – P4 3.0Ghz HT Prescot (4 anos de uso!!!), 2Gb RAM, HD 250Gb, NVidia 6200. Não funcionou a placa de captura PixelView400
    – Notebook HP PAcilion dv4-1130br: C2D 2.0Ghz, 2Gb Ram, 120HD, modem 3g interno, lightscribe, wi-fi, BT, Video Intel serie 4, Leitor de cartão.

    Ambos sistemas funcionando com os drives de vista.

    Sistemas pesados rodando adequadamente! MAs no notebook, não consigo usar o alt+f4 para desligar? o.0????

  • Ryuuzakixd

    Eu instalei o Seven 64 no PC de um amigo, e mais alguns programas.

    Tudo que instalei funcionou bem… Safari, IRC (Sysreset), uTorrent e codecs.

    Nos codecs, usei o CCCP. Funciona, mas eu tive que configurar as legendas manualmente, pois ele não estava puxando… Nunca aconteceu isso no XP…

    A rede funcionou bem com um Vista e um XP. No término da instalação os PCs já se comunicavam.

  • Rodrigo

    Blearg! por enquanto nao da pra usar o Seven, intalei ele aqui tudo bonitinho, dai instalei o driver de video direto da nvidia tudo bonitinho, instalei o pacotao da adobe dai deu pau. Abrir qq programa da adobe no seven e chorar. Dai voltei pro meu velho e megaeficiente winxp 64bits :p

  • Sniffer

    @Walter Mercado, @Henrique, obrigadão por matarem a charada!
    Considerando-se que a assinatura do TechNet Plus Direct está $349… é questão de somar 2+2 e ver se dá 4.

  • diná nagano

    socorrooooo!!! que lingua vcs estão falando????!!!!
    Henrique, eu uso no meu note o office 97, indicação de quem??? kkkk
    abçs a todos

  • O engraçado é que o Avast aqui no meu 7 parou de verificar o sistema. Coloquei um pendrive e tava lá o vírus mas ele não identificou até eu clicar no .exe do maldito do vírus. Troquei pelo AVG que tá muito bom até agora.

    Instalei meu bluetooth, BrOffice, pacote Windows Live, Firefox, alguns programas em Adobe AIR, uTorrent e Jetbee. Tudo rodando perfeitamente. Para não dizer que tudo são flores, o bluetooth deu umas panes e não tá exatamente 100% =\

    De resto, o Windows 7 instalou tudo sozinho, desde a placa de vídeo à placa de som e rede. Sensacional!

  • diná nagano

    henrique, meu irmão, graças a deus, não explica, só orienta, rs, e eu q não sou tão boba assim, acato sem pestanejar, rs.
    vou começar a falar de tratamentos endodonticos de dentes com risogenese imcompleta…. rs
    eu me divirto aqui! gosto de novos mundos!

  • MacCrow

    Opa

    Tentei instalar o Win7 RC 7100 no meu pc mas sem sucesso. Baixei-o diretamente do site da microsoft mas a meleca não funcionou dejeito nenhum.

    Meu pc é um AMD 3000+ 1 gb de memoria e placa mãe dfi nf4 8600gt.

    [ ]s

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Windows 7: instalei pelo pen drive e deu certo()