Notas da Zumo-caverna: uma olhada no Core i7

N

corei7_intro

Terminados os testes com a placa-mãe P6T Deluxe da Asus e antes de fechar a caixa, não resisti à tentação e fui ver como é o novo processador Intel Core I7 – que já tinha visto em fotos e funcionando dentro de um PC, mas nunca em cores e ao vivo.

No equipamento fornecido pela Asus Brasil, o Core i7 aparentemente veio com o próprio cooler fornecido pela Intel (que parece ser uma versão bem mais elaborada do que aqueles que já vi até hoje para soquete LGA 775 com seu tradicional sistema de fixação com quatro pinos auto-travantes — que não é lá dos meus preferidos, mas que funciona bem quando se aprende como instalá-lo). Como distração adicional, a ventoinha acende quando ligada, proporcionando um interessante efeito visual.

corei7_com_cooler_small

Ao remover o cooler e os resíduos de pasta térmica, temos a primeira visão do Core i7 que, aparentemente, não tem muita diferença do encapsulamento anterior, apesar de ser ligeiramente mais retangular. No caso desse equipamento, o que encontramos foi um Intel Core i7 940 de 2,93 GHz.

corei7_socketado_small

Ao remover o processador, vemos com mais detalhe o novo soquete LGA 1366 e seu curioso padrão de dois “L” que formam um quadrado. Acredito que esse desenho também funcione com uma identificação visual, impedindo que um integrador mais distraído tente instalar um Core 2 no mesmo.

corei7_so_o_soquete_small

No mais, o Core i7 mantém o visual dos seus antecessores:

corei7_top_small

Na parte de baixo, podemos ver o padrão quase simétrico de seus componentes SMD — o que pode passar a falsa impressão de que o i7 940 é formado por dois núcleos físicos montados lado a lado no mesmo encapsulamento o que não é o caso —  mas pode ser no futuro, com a chegada do modelo de oito núcleos já prevista para 2009.

corei7_bottom_small

Como disse, o novo cooler mantém o visual cilíndrico de seus antecessores, porém formado por micro-aletas de alumínio (misturados com cobre?) e um núcleo central de cobre:

corei7_cooler

Uma coisa que me chamou a atenção foi um pequeno interruptor montado na sua lateral com as posições P e Q (seria um ajuste para PWM e Q-Fan?):

Resposta do nosso colega, comentarista e especialista no assunto Anderson Costa: O “P” e “Q”, eu diria que são referentes a Performance Mode e Quiet Mode.  (Brigadão cara!)

corei7_no_socket_switch

Após essa sessão de dissecamento, só nos resta publicar o review da placa-mãe (antes que o pessoal da Asus resolva apertar o meu pescoço). Fiquem ligados.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos