ZTOP+ZUMO 10 anos!

Notas da Zumo-caverna: teclado Nokia funciona no PC

su8w_intro

Passei esses últimos dias brincando com um teclado sem fio Nokia SU-8W e, por se tratar de um dispositivo Bluetooth, surgiu a dúvida se essa engenhoca também funcionaria como um teclado de computador. Como a oportunidade faz o post no Zumo, estiquei meu braço e liguei o detector de dispositivos Bluetooth do meu PC e não é que o teclado foi reconhecido pelo Windows?

O tecladinho da Nokia é formado por duas metades que abrem como uma carteira. Como era de se esperar de algo produzido pelos bárbaros do norte da Europa (atual Finlândia), trata-se de um produto bem acabado com corpo em alumínio que passa a impressão de um produto de construção bastante sólida, principalmente quando fechado.

su8w_closed

Ele funciona com duas pilhas AAA e conta até com  um engenhoso suporte embutido para colocar o celular numa posição mais confortável para ver sua tela.

su8w_suporte

Para conectar o teclado é preciso ligar o modo de busca do SU-8W e o detector de dispositivos do ITV BlueSoleil no PC. Depois de alguns segundos, ele identificou o dispositivo da Nokia e até passou uma senha que deveria ser digitado no teclado seguido pela tecla [Enter].  Feito isso o SU-8W foi identificado como um dispositivo de interação humana e  começou a funcionar (uia!).

su8w_bluesoleil

Uma das grandes sacadas desse acessório é que ele segue o mesmo layout do teclado padrão US Internacional do PC que, quando configurado como para o idioma português é capaz de acentuar utilizando algumas combinações de teclas bem conhecidas.

su8w_layout_small1

Como o meu PC já trabalha com um teclado US,  o tecladinho da Nokia funcionou perfeitamente de cara, incluindo a acentuação. Veja um exemplo abaixo feito com o Notepad:

su8w_notepad

O interessante é que algumas teclas especiais do Nokia também funcionam no Windows. Por exemplo, o botão de e-mail (envelope) invocou o Outlook Express e os botões de seleção direito e esquerdo abrem o menu iniciar do PC. Outras teclas, como o “selecionar” e a que invoca o menu de aplicações, não fizeram nada de especial no Windows.

Esse teclado só não substitui um teclado de PC porque ele não tem (e não saberia como emular) as teclas de função F1~F12, Home, End, Ins etc. De qualquer modo é legal saber que o SU-8W pode funcionar com outros dispositivos  Bluetooth que não sejam apenas celulares.

By the way, esse post foi escrito com o Nokia SU-8W, obviamente com a ajuda de um mouse. 🙂

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Antonio

    Isso se chama obedecer aos padrões estabelecidos internacionalmente, respeitando assim o direito de escolha do consumidor para usar o que quiser, como quiser. Não é como umas e outras que simplesmente casam os seus periféricos entre si limitando as opções de escolha.

  • rogerio

    Olá Nagano,
    Novamente supreendendo com “combinações” inusitadas e que acabam se tornando “funcionais”.
    Vc disse que o teclado não tem F1-F12. Será que não existe um “emulador” para configurar “teclas de função” combinadas com os números?
    Não entendo muito disso, mas sei que, por exemplo, os netbooks mais compactos não tem as teclas F1-F12, mas emulam através de uma “combinação de teclas”.
    Novamente obrigado e parabéns pelo site.
    Abraço
    Rogério

  • heheh meu teclado nokia vai ter utilidade enfim!

  • Tyrso

    Faltou uma foto dele fechado.

  • Walter Mercado

    De maneira semelhante o Cordless Media Board Pro da Logitech funciona em computadores, apesar de desenvolvido para Playstation3.
    http://www.logitech.com/index.cfm/gaming/playstation_3/devices/3616&cl=US,EN

    (interessante pra quem tem HTPC, bem mais barato, por exemplo, que o dinovo edge http://www.logitech.com/index.cfm/keyboards/keyboard/devices/192&cl=us,en)

  • Peter

    Tava procurando por um desses há muito tempo. Já vi vários mini-teclados bluetooth no Mercado Livre, mas são todos “genéricos”. Esses dispositivos são bons p quem nao tem muito espaço na mesa, como eu, que tenho q me virar com um desses p que sobre lugar p os livros, cadernos de anatoções etc.
    A propósito, vc pode remapear alguma tecla p que ela execute as funções de F1, F2 etc. No meu caso, eu remapeei as teclas “/” e “*” para que funcionem como “Ctrl+C” e “Ctrl+V”, respectivamente. É possível, inclusive, que combinações de teclas resultem em uma só. Utilizo o HotKeyz p isso. http://www.skynergy.com/hotkeyz/help/remap_keyboard.html
    Faltou uma foto dele fechado.[2]

  • VAGNER DAS NEVES

    Também serve no PLAYSTATION 3… Uso-o sempre que jogo online…

  • Oi Tyrso, Peter,

    OK vcs venceram… Post acima atualizado com foto do SU-8W fechado, com seu suporte de celular armado e um close do compartimento da bateria.

    Mas não vão se acostumando com essas molezas, hein? >;^)

    M.

  • Silvo Santo

    Uma coisa legal também, foi quando eu comprei um celular Motorola Z3, que veio com o fone de ouvido usb. Um certo dia, fiquei fuçando num notebook japonês Sharp que tinha duas entradas mini-usb, e quando eu liguei o fone, a surpresa, o windows xp reconheceu como som usb e microfone usb. Funciona legal, mas o ruim é que esse fone usb tem o som baixo tanto no celular quando no pc. Mas é bom saber que essas coisas funcionam não só com o aparelho de origem.

    Outra coisa que tá deixando muita gente curiosa. Aqueles controles genericos usb que se parecem com controle de playstation, eles funcionam no ps3, e também pra jogar em multiplayer só usar um hub generico usb e adicionar mais controles.

  • alguem sabe dizer se funciona em mp9

    • @rafael o que seria mp9? um formato de música? de arquivo?

  • Pingback: Central de entretenimento: Uma vida nova – e multimídia – para seu teclado portátil de celular « Efetividade.net()