Notas da Zumo-caverna: teclado Nokia funciona no PC

N

su8w_intro

Passei esses últimos dias brincando com um teclado sem fio Nokia SU-8W e, por se tratar de um dispositivo Bluetooth, surgiu a dúvida se essa engenhoca também funcionaria como um teclado de computador. Como a oportunidade faz o post no Zumo, estiquei meu braço e liguei o detector de dispositivos Bluetooth do meu PC e não é que o teclado foi reconhecido pelo Windows?

O tecladinho da Nokia é formado por duas metades que abrem como uma carteira. Como era de se esperar de algo produzido pelos bárbaros do norte da Europa (atual Finlândia), trata-se de um produto bem acabado com corpo em alumínio que passa a impressão de um produto de construção bastante sólida, principalmente quando fechado.

su8w_closed

Ele funciona com duas pilhas AAA e conta até com  um engenhoso suporte embutido para colocar o celular numa posição mais confortável para ver sua tela.

su8w_suporte

Para conectar o teclado é preciso ligar o modo de busca do SU-8W e o detector de dispositivos do ITV BlueSoleil no PC. Depois de alguns segundos, ele identificou o dispositivo da Nokia e até passou uma senha que deveria ser digitado no teclado seguido pela tecla [Enter].  Feito isso o SU-8W foi identificado como um dispositivo de interação humana e  começou a funcionar (uia!).

su8w_bluesoleil

Uma das grandes sacadas desse acessório é que ele segue o mesmo layout do teclado padrão US Internacional do PC que, quando configurado como para o idioma português é capaz de acentuar utilizando algumas combinações de teclas bem conhecidas.

su8w_layout_small1

Como o meu PC já trabalha com um teclado US,  o tecladinho da Nokia funcionou perfeitamente de cara, incluindo a acentuação. Veja um exemplo abaixo feito com o Notepad:

su8w_notepad

O interessante é que algumas teclas especiais do Nokia também funcionam no Windows. Por exemplo, o botão de e-mail (envelope) invocou o Outlook Express e os botões de seleção direito e esquerdo abrem o menu iniciar do PC. Outras teclas, como o “selecionar” e a que invoca o menu de aplicações, não fizeram nada de especial no Windows.

Esse teclado só não substitui um teclado de PC porque ele não tem (e não saberia como emular) as teclas de função F1~F12, Home, End, Ins etc. De qualquer modo é legal saber que o SU-8W pode funcionar com outros dispositivos  Bluetooth que não sejam apenas celulares.

By the way, esse post foi escrito com o Nokia SU-8W, obviamente com a ajuda de um mouse. 🙂

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos