Notas da Zumo-caverna: SD de classe

N

sd_sandisk_class2a

Já faz um tempo que tenho notado que os cartões SD e suas variantes como o Micro SD vêm com um número dentro de um semicírculo que identifica sua “classe”. Até onde eu sabia, este valor está relacionado com a velocidade da mídia, mas fora o bom senso que nos diz que quando mais rápido melhor, nunca tive uma boa referência para me dizer  quando valeria a pena investir mais — ou não — num cartão de classe mais elevada.

sd_types

sd_speed_classesA resposta para mim veio com a nota do Henrique sobre o SD Formatter,  mais exatamente no site da SD Association que descreve os principais tipos de cartões (acima) incluindo alguns mais novos como o SDXC, que pode ir até 2 TB.

Existe também um FAQ que vale a pena dar uma olhada e foi lá que encontrei a resposta para minha dúvida sobre quais são as aplicações mais indicadas para cada classe de produto. A saber:

  • Class 2 — Gravação de vídeo em  H.264, MPEG-4 e MPEG-2.
  • Class 4 — Gravação de vídeo em MEPG-2 (formato HDTV), fotos contínuas ou em sequência.
  • Class 6 —  Fotos contínuas com vários megapixels, filmagens com câmeras profissionais.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos