ZTOP+ZUMO 10 anos!

Notas da Zumo-caverna: SD de classe

sd_sandisk_class2a

Já faz um tempo que tenho notado que os cartões SD e suas variantes como o Micro SD vêm com um número dentro de um semicírculo que identifica sua “classe”. Até onde eu sabia, este valor está relacionado com a velocidade da mídia, mas fora o bom senso que nos diz que quando mais rápido melhor, nunca tive uma boa referência para me dizer  quando valeria a pena investir mais — ou não — num cartão de classe mais elevada.

sd_types

sd_speed_classesA resposta para mim veio com a nota do Henrique sobre o SD Formatter,  mais exatamente no site da SD Association que descreve os principais tipos de cartões (acima) incluindo alguns mais novos como o SDXC, que pode ir até 2 TB.

Existe também um FAQ que vale a pena dar uma olhada e foi lá que encontrei a resposta para minha dúvida sobre quais são as aplicações mais indicadas para cada classe de produto. A saber:

  • Class 2 — Gravação de vídeo em  H.264, MPEG-4 e MPEG-2.
  • Class 4 — Gravação de vídeo em MEPG-2 (formato HDTV), fotos contínuas ou em sequência.
  • Class 6 —  Fotos contínuas com vários megapixels, filmagens com câmeras profissionais.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Nunca tinha reparado, bom saber!

  • Matheus

    Sempre soube que as classes eram referentes as velocidades maximas de gravacao no cartao. Então sempre um classe 6 é melhor do que um classe 4 e muito melhor que um classe 2. Isso não é verdade?

  • Oi Matheus,

    Vamos por partes… Velocidade é uma coisa e qualidade é outra, ou seja, podem existir cartões mais lentos e de boa procedência e mais velozes e de procedência duvidosa.

    [ ]s

    M.

  • George

    Nesse negócio de Classes para as memórias flashs como fica a compatibilidade com os aparelhos, pois tenho celular, câmeras que aceitam as ditas-cujas ainda mais a Panassonic lançando esta de classe 10:

    http://vr-zone.com/articles/panasonic-announces-class10-sdhc-cards/7217.html

    Não vi nada que me informasse no site da Nokia para saber se o E71 é compatível com memo classe 6!

    Alguém tira essa dúvida!?

  • Walter Mercado

    A compatibilidade é com o padrão (standard, HC, XC), a medida de velocidade não altera a compatibilidade.
    No entanto, alguns aparelhos podem não aproveitar a velocidade de transferência mais alta.

  • Valdemir

    Complementando o comentário do Walter Mercado com um exemplo, celulares/smartphones não demonstram diferença em velocidade com uma classe diferente pois seus controladores de memória são bem limitados em questão de velocidade, principalmente, de gravação.

  • Lucas Jardim

    Nuss, um cartão SD de 2 teras… será que já existe?

  • Prezado Zumo,

    uma pequena correção, pois as classes se referem à padrões de velocidade

    SD Speed Class Ratings

    SD Cards and SDHC Cards have Speed Class Ratings defined by the SD Association. The SD Speed Class Ratings specify the following minimum write speeds based on “the best fragmented state where no memory unit is occupied”:[6]

    * Class 2: 2 MB/s – 13x
    * Class 4: 4 MB/s – 26x
    * Class 6: 6 MB/s – 40x

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Secure_Digital_card#SDHC