Notas da Zumo-caverna: Um netbook com dois HDs?

N

thinkpad_s10e_lado

Estava aqui na Zumo-caverna pensando em maldades quando acendeu uma luzinha minha cabeça: Eu sabia que o Ideapad S10e pode vir equipado com um disco SSD de 4 GB ou um HD SATA de 160 GB. Isso significa que o projeto desse portátil deve ter espaço tanto para um quanto para outro e — a não ser que exista alguma sacanagem na BIOS — será que não seria possível instalar um HD no modelo com SSD de 4 GB, resultando assim um netbook com o desempenho do SSD e a capacidade de armazenamento do HDD?

Como ainda estou na fila para receber  um S10e para testes, fui dar uma olhada no seu  manual de manutenção onde  localizei algumas informações interessantes. A saber:

Primeiro é que o acesso ao HD e ao pente de memória do S10e é bastante simples, bastando apenas remover a bateria e alguns parafusos que seguram a tampa do compartimento do disco. Isso pode ser feito sem peso na consciência já que isso não cancela sua garantia. Apesar dela não cobrir problemas ou danos claramente causados por mau uso ou imperícia técnica. Como sai mais barato manter esse compartimento vazio do que tampá-lo, acredito que na versão com SSD (P/N 4068-A17) esse espaço esteja vago e com seus conectores intactos.s10e_hdd_chamber

Em outra parte do manual, eu notei que o disco SSD não passa de um par de chips de memória Flash soldados diretamente na placa-mãe. Isso é legal porque mostra que o SSD não ocupa o mesmo espaço do HDD, de modo que eles podem (na teoria) ser instalados ao mesmo tempo. Note porém que na versão com disco de 160 GB (P/N 4068-A16) é quase certo que sua placa-mãe não venha com esses chips de memória soldados.

s10e_ssd_chipsDesse modo, minha teoria é que seria possível pegar um Ideapad S10e com SSD de 4 GB e instalar um HDD padrão. A beleza dessa solução é que podemos manter o SO e alguns programas no SSD para ganhar desempenho reservando o HDD apenas para armazenar dados.

Mas antes de sair correndo para comprar um S10e com SSD com a intenção de fazer esse MOD, isso por enquanto é só uma idéia (leia a última frase em negrito novamente, por favor). Apesar de teoricamente possível, existem diversas maneiras de inviabilizar esse upgrade, como fazer com que a BIOS não reconheça um segundo disco interno ou não soldando os conectores SATA na placa-mãe com SSD.

Vou correr atrás disso e publicarei o que descobrir neste Zumo. Quem souber de algo, palpite, por favor.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos