Notas da Zumo-caverna (EXCLUSIVO): Testamos o USB 3.0!

N

ASUS_USB30_intro

Estava aqui na Zumo-caverna pensando em maldades quando o pessoal da ASUS Brasil me enviou um PC para testes (que já ia direto pro fim da fila) se não fosse por um curioso acessório que acompanhou o produto e que me saltou aos olhos: uma placa PCI-E  com porta USB 3.0. Claro que testamos com exclusividade e em primeira mão.

(Dang, lá vai meu planejamento pro saco…)

Batizada de ASUS U3S6, essa placa PCI-E x4 vem equipada com duas portas USB 3.0 e duas portas SATA 600 (uia!).  Trata-se um dos primeiros produtos comerciais com essas tecnologias embarcadas e que aos poucos devem se espalhar pelo mercado. Lá nos EUA, o preço sugerido dessa placa é na faixa dos US$ 30.

ASUS_USB30_overview_small

Ela é formada por três componentes principais: o chip controlador USB 3.0 D720200F1 da NEC…

ASUS_USB30_NEC_small

… o chip controladior SATA 600 88SE9123 da Marvell…

ASUS_SATA600_Marvell_small

E um chip PLX PEX8613 que faz o meio de campo entre as interfaces e a placa-mãe.

ASUS_PLX_chip_small

A empresa enfatiza que, ao contrário da concorrencia, essa placa vem equipada com uma interface PCI-E x4. Isso pode minimizar prováveis gargalos que poderiam interferir no desempenho de uma placa equipada com interfaces tecnicamente tão velozes:

ASUS_SATA600_gargalo_small

Informações mais detalhadas sobre a placa U3S6 e a relação de equipamentos compatíveis com esse produto podem ser conferidas aqui.

Como já vimos anteriormente, os conectores USB 3.o utilizam um engenhoso esquema para manterem-se retrocompatíveis com os seus antecessores: além dos tradicionais contatos de quatro pinos, ele possui uma segunda carreira de cinco contatos (na parte da frente) que são usados pelo USB 3.0.

ASUS_USB30_conector_femea_small

E por causa disso, também é necessário o uso de um cabo de dados específico para USB 3.0 que pode facilmente ser reconhecido pelas letras “SS” gravadas nos concetores.

ASUS_SATA600_cabo_small

Sob Testes:

Uma das grandes dificuldades para testar uma tecnologia desse tipo é a quase nula disponibilidade de dispositivos USB 3.0. Para facilitar a nossa vida o pessoal da ASUS Brasil também nos cedeu um disco rígido externo já equipado com a nova interface:

ASUS_SATA600_HD_EXT_small

Como era de se esperar, o processo de instalação foi bastante simples. Bastou instalar os drivers que acompanham o produto e plugar o disco no computador.

ASUS_SATA600_software

Para esse teste, eu montei o seguinte experimento: fiz um teste sintético para analisar o desempenho do disco com porta USB 3.0 e um teste de transferência com uma massa de dados de 6,2 GB formado por 1.451 arquivos de tudo quanto é tipo e tamanho organizado em 49 pastas – cujo objetivo é fazer com que o disco perca algum tempo organizando seus diretórios de dados.

Para eliminar essa variável eu empacotei essa massa de dados num único arquivo .Zip sem compactação permitindo assim transferir a mesma massa de dados numa arrancada só. Para efeito de comparação eu conectei o disco numa porta USB 2.0 do computador e realizei os mesmos testes.

Para os testes sintéticos utilizei o HD Tach HD Tune 2.55 com o disco ligado na porta USB 3.0:

ASUS_U3S6_HDTune_30_small

O mesmo disco ligado na porta USB 2.0:

ASUS_U3S6_HDTune_20_small

E como as especificações do disco rígido do PC são parecidas com a do disco externo — só para matar a curiosidade — fiz uma medição do disco interno do PC com a tradicional porta SATA 300:

ASUS_U3S6_HDTune_SATA_small

Os números falam por si: o ganho de desempenho do USB 3.0 foi — na média — 182% mais veloz que seu antecessor, chegando a picos de 261%, chegando mesmo a passar a perna do SATA 300. Impressionante.

Os resultados dos testes de cópia de arquivos do PC para o disco externo e vice-versa podem ser visto abaixo:

ASUS_U3S6_tempo_copia_small

Como fizemos o bom e vellho cut and paste e mesmo sem saber por que o Windows Vista (e agora o 7) perde tanto tempo calculando o tempo restante de cópia, os resultados ainda são bem interessantes.

Por enquanto é só pessoal, mas ainda temos algumas surpresinhas aqui na bancada da Zumo-caverna. Fiquem ligados.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos