Notas da Zumo-caverna: Deixando o Kindle ler (com muito sotaque!)

N

kindle_text_to_speech

Apesar de ser um dispositivo voltado para leitura de textos, o Kindle oferece alguns recursos básicos de multimidia como tocar músicas, navegar na web e, o mais interessante nesse caso, o leitor de textos (text-to-speech).

O recurso em si é fácil de usar: Com o texto na tela, basta entrar no botão que seleciona o modo de vizualização e ligar o modo “Text-to-Speech”. Depois de alguns instantes o sistema começa a ler o texto num ritmo cadenciado, respeitando vírgulas e até mesmo diferenciando trechos em negrito.

O texto é lido numa arrancada só — com as páginas avancando automaticamente de acordo com o ritmo do sintetizador de voz. É até possível pausar a leitura, mas — pelo menos até agora — não é possivel avançar ou voltar uma página manualmente enquanto estiver usando esse recurso.

Entretanto…

…ao testar esse recurso em um texto em português (no nosso caso uma notícia de esportes do jornal O Globo), o resultado é — no mínimo — bastante confuso. Note, por exemplo, que o sistema reconhece a partícula “de” como a sigla do estado do “Delaware/EUA”.

Moral da história: Uma coisa que está começando a ficar claro para mim é que a liberação da venda desse leitor para Brasil não significa necessariamente que a Amazon está vindo para cá para vender Kindle. Pelo menos inicialmente, ainda se trata de um produto voltado para o mercado americano ou pelo menos para um público com boa fluência no idioma bretão. Ele pode até ser usado para ler conteúdo em português, mas não espere — novamente, por enquanto — facilidades como uma interface no nosso idioma ou um sintetizador com sotaque local.

Ah sim, o Kindle realmente conta com um navegador web básico, mas a possibilidade de navegar na internet (de graça!) não foi liberado por aqui (boo!)

kindle_navigator

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos