ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Notas da Zumo-caverna: Calibrando cores no ThinkPad W700ds

w700_pantone_sensor

Na época em que vi a workstation móvel ThinkPad W700ds na época do seu lançamento no Brasil notei um curioso dispositivo no seu teclado que parecia algum tipo de sensor. Perguntei aquilo para o pessoal da Lenovo que diabos era aquilo, e eles me responderam que aquilo era um calibrador de cores para sua tela LCD.

Hein???

Agora que estou com um desses para testes aqui na Zumo-caverna, pude analisar esse recurso com mais calma. Esse sensor na realidade faz parte de um produto conhecido como huey PRO da Pantone adaptado especialmente para ser usado no W700ds.

w700_huey_intro

O que mais chama a atenção nesse recurso é seu procedimento de calibração de cores: Basta fechar o portátil de modo que a tela LCD praticamente encosta no sensor do teclado e dentro desse ambiente “escuro” tem início um procedimento onde a tela LCD começa a gerar padrões de cores que são lidos pelo sensor do teclado.

w700_huey_description

O usuário pode acompanhar o procedimento por meio de alguns bipes e um indicador luminoso localizado na parte de fora do portátil que fica piscando. No final, esse indicador fica aceso informando que o usuário pode abrir a tela.

w700_pantone_led_externo

Nesse momento o programa mostra um exemplo gráfico de como a tela fica com as cores corrigidas que pode ser chaveada para o modo anterior para que o usuário sinta a diferença e se o mesmo estiver satisfeito com o resultado, basta confirmar a opção que o ajuste é realizado.

w700_pantone_calibracao_small

A empresa com nome de fruta pode ser boa em design, mas o pessoal da Lenovo não fica atrás com suas próprias idéias.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Hiroshi

    Sou designer gráfico e posso dizer que isso é extremamente importante para minha profissão, não sei qual a qualidade real deste sensor (deve ser muito boa já que tem o nome da Pantone), mas esse recurso deveria ser padrão em todos os computadores.

  • cleiton

    Gostaria de saber se poderia conversar com os donos deste blog sobre notebok, to precisando comprar um e nao tenho tanta grana queria a opniao de vcs ???
    por favor me respopndam…

  • @Cleiton,

    Se te interessar, a Lenovo está queimando um lote de notebooks ThinkPads no seu site, provavelmente para abrir espaço para a nova linha de produtos baseados no Centrino 2. Algo como acabar de vender os carros 0Km ano 2008 com um belo desconto e ficar só com os modelos 2009 na loja.

    Na sua maioria são ThinkPads T61 mas também estão ofertando modelos como os ultracompactos X60s/X300 e até o mais recente T400 – todos com 3 anos de garantia e Windows XP ou Vista bizu pré-instalado.

    Fora o X60s que é baseado no Core Duo original (codinome Yonah) e o T400 que já é um Centrino 2 (a plataforma mais recente), os T61 são os “cavalos de batalha” da linha e padrão em muitas empresas como a própria Intel Corp. Todos aparentemente são baseados na plataforma Centrino Santa Rosa/Montevina.

    Note que existem diversos modelos, configurações e preços de modo que vc precisa prestar muita atenção nas specs. Dê prefência para os modelos com processador Core 2 Duo T8300 de 2,4 GHz, bluetooth, sensor biométrico e gravador de DVD e deixe a quantidade de memória e de disco rígido em segundo plano já que eles podem ser facilmente atualizados pelo próprio usuário.

    [ ]s

    M.

  • Sniffer

    Tive de colocar o queixo de volta na cabeça. Não imaginava que alguém, algum dia, fosse capaz de pensar numa coisa dessas. Um calibrador embutido? Concordo com Hiroshi que deveria ser padrão em todos os computadores. Um brinquedinho desses não é assim tão baratinho.

  • Rodrigo

    O tio Jobs deve ter caido da cadeira quando viu isso, os macs são tradicionalmente as melhores estações de trabalho para design gráfico justamente pelos padrões de cores e calibração. Dou 2 meses pro lançamento de uma linha de macbooks com o mesmo recurso :p

  • ariel wollinger

    quem baba ovo pra apple geralmente é alienado para o que acontece fora da esfera em que vivem. se nao tem uma maçã que acende, entao eles nao estao interessados.

  • eduardo

    ariel wollinger… adorei o comentario. Adoro o meu thinkpad e ele nao tem uma maçã que acende.