Notas da Zumo-caverna: Calibrando cores no ThinkPad W700ds

N

w700_pantone_sensor

Na época em que vi a workstation móvel ThinkPad W700ds na época do seu lançamento no Brasil notei um curioso dispositivo no seu teclado que parecia algum tipo de sensor. Perguntei aquilo para o pessoal da Lenovo que diabos era aquilo, e eles me responderam que aquilo era um calibrador de cores para sua tela LCD.

Hein???

Agora que estou com um desses para testes aqui na Zumo-caverna, pude analisar esse recurso com mais calma. Esse sensor na realidade faz parte de um produto conhecido como huey PRO da Pantone adaptado especialmente para ser usado no W700ds.

w700_huey_intro

O que mais chama a atenção nesse recurso é seu procedimento de calibração de cores: Basta fechar o portátil de modo que a tela LCD praticamente encosta no sensor do teclado e dentro desse ambiente “escuro” tem início um procedimento onde a tela LCD começa a gerar padrões de cores que são lidos pelo sensor do teclado.

w700_huey_description

O usuário pode acompanhar o procedimento por meio de alguns bipes e um indicador luminoso localizado na parte de fora do portátil que fica piscando. No final, esse indicador fica aceso informando que o usuário pode abrir a tela.

w700_pantone_led_externo

Nesse momento o programa mostra um exemplo gráfico de como a tela fica com as cores corrigidas que pode ser chaveada para o modo anterior para que o usuário sinta a diferença e se o mesmo estiver satisfeito com o resultado, basta confirmar a opção que o ajuste é realizado.

w700_pantone_calibracao_small

A empresa com nome de fruta pode ser boa em design, mas o pessoal da Lenovo não fica atrás com suas próprias idéias.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos