ZTOP+ZUMO 10 anos!

Notas da Zumo-caverna: ASUS OC Palm

asus_palm_oc_intro

Com a chamada “comoditização” do mercado de placas-mãe — principalmente no segmento de produtos de loja — os fabricantes sempre se esforçaram em tentar se diferenciar da concorrência, seja na forma de embalagens chamativas e cheia de adjetivos ou com a adição de itens adicionais como CDs com programas gratuitos, brindes diversos e, de vez em quando até aparece algum acessório interessante ou realmente útil.

Esse é o caso da P6T Deluxe da Asus, que veio com o OC Palm, um pequeno display com uma tela LCD de 2,5″ em cores que pode ser usada para diversas tarefas como monitorar o sistema (temperatura, voltagem/tensão), ventiladores), checar e fazer overclock e até mesmo executar pequenos widgets do Yahoo.

asus_palm_oc_back

Mais fino que um maço de cigarros, o OC Palm lembra um pequeno porta-retratos com algumas teclas de navegação no painel frontal e na parte de cima e funciona apenas ligado via USB na placa-mãe. Seu suporte traseiro é retrátil o que facilita guardá-lo quando fora de uso. Ele funciona em conjunto com um utilitário que fica residente no PC e que envia suas informações para o equipamento.

No modo TurboV, seu funcionamento é relativamente simples e direto (se você souber no que está mexendo). Selecione a opção desejada e altere os parâmetros com as teclas de navegação:

asus_palm_oc_turbov_main

O meu favorito é o monitor do status do sistema, onde é possível checar em tempo real a temperatura do processador/gabinete, voltagens e o funcionamento das ventoinhas:

asus_palm_oc_status

Finalmente, o Widgets do Yahoo permitem usar o OC Palm como um terminal auxiliar de informações online como previsão do tempo, alertas de emails e outras funcionalidades:

asus_palm_oc_yahoo

Achei essa aplicação meio lenta para responder aos seus comandos, mas os Widgets realmente funcionam na telinha:

asus_palm_oc_yahoo_disney

No geral trata-se de um gadget muito interessante, ou pelo menos mais divertido que uma pilha de programas que você nunca usa, um bloco de notas ou um boneco de papelão para armar.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • RJP

    Será que vendem avulso, ou vou precisar hackear o meu Palm para fazer isso?

  • Anderson

    Voltagem não, meu querido. No Brasil o certo é tensão.

  • Maudy

    Já tive a oportunidade de usar esse recurso, muito bom quando está no meio de um jogo e sente que precisa dar um gás no micro…parabéns para a asus. Bom review Nagano…