ZTOP+ZUMO 10 anos!

Notas da Zumo-caverna: alguns testes com a Asus EAH4890

hd_8490_intro

Apesar de ainda ser primeiro de abril — acreditem ou não — eu publico aqui os resultados de alguns testes que rodei na nova placa de vídeo ASUS EAH4890, que deve ser anunciada daqui a pouco na sede da empresa, em Taiwan.

A ironia do destino foi que tive a oportunidade de espetar essa placa numa plataforma totalmente AMD/ATI, um sistema baseado numa placa-mãe DKA790GX Platinum baseada no chipset 790GX e SB750 com um processador AMD Phenom II X4 940 de 3 GHz (mais sobre isso em outro post). Instalei 2 GB de SDRAM DDR2 667 e 1 HD SATA 300 de 80 GB, instalei o Windows Vista Ultimate de 32 bits e fui à luta.

Inicialmente o bom e velho PCMark 200615.098 pontos.

hd_8490_3dmark06_small

Depois, o 3DMark Vantage no modo performance — 9.598 pontos:

hd_8490_3dmark06_vantage_small

Apesar dos testes com o 3DMark’06 não empolgarem muito, o resultado com o Vantage é particularmente interessante porque ele foi até melhor do que o P6T com duas placas de vídeo ASUS ENGTX285 TOP (GeForce GTX 285) montadas em SLI (7.067 pontos). Isso pode vir de encontro com a afirmação de que a AMD possui um projeto mais alinhado com as novas versões do DirectX 10 desenvolvido junto com a Microsoft.

Segundo a Asus Brasil, o preço sugerido da EAH4890 no Brasil deve ficar na faixa dos R$ 1.299.

Cofrinhos, tremei!!!

Ainda em tempo:

A AMD acabou de publicar mais detalhes sobre a HD 4890. Sua GPU de 55 nm vem equipada com 800 stream processors capaz de processar algo em torno de um Teraflop (trilhão de operações de ponto flutuante por segundo) capaz de trabalhar no modo crossfire com até 4 GPUs ao mesmo tempo. Tamanha capacidade de devorar números também pode ser aproveitada em aplicações diversas por mei0 da tecnologia Stream.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Fulano Detal

    podia ter feito um post de 1º de abril dizendo q a P6T Deluxe pegou fogo ou algo assim … perderam a chance … XD

  • Wagner

    Pouca e lenta RAM foi colocado neste teste.

  • anderson

    Pelo que já testei das placas de vídeo AMD/ATI, o poder delas estão nas altas resoluções (a partir de 1600 x 900 por exemplo), independentemente de outros fatores. Diante disso, para mim, não é algo tão surpreendente ela ter apresentado um bom resultado, ainda mais considerando o fato da maturidade que elas tem com tecnologias de ponta.

    Já a NVIDIA, com base na minha experiência, costuma se sair melhor nas resoluções mais comuns (1024×768, 1280×1024, etc).

    E claro, pelo fato de cada regra tem sua exceção, conforme os critérios do teste, o resultado pode ser contrário ao que relatei.

  • RJP

    Teraflop = Trilhão de operações de ponto flutuante por segundo. Tio Nagano, você colocou “bilhão”…

    PS: Legal saber que você é matemático também.

  • Realmente ricardo, vc está certo Tera está para trilhão, é q quando vi no texto da ATI “one teraFLOPS, nearly one billion transistors” eu misturei as estações.

    Vcs vão ver… qdo eu crescer, eu vou ter um monitor de 1.600 x 900 como o Anderson sugere e uma revisora de plantão.

    Enquanto isso, vou ter que contar com a atenção e os toques de vcs. >;^)

    Brigadão pelos toques.

    Mário

  • Bruno Paulino

    Você colocou no post que a nova placa da AMD é HD 8490, quando na verdade é HD 4890… escorregou na digitação. Abraço

  • x EdRooTs x

    NESSA FAIXA DE PREÇO EU COMPRO UM XBOX E FIKO MUITO MAIS FELIZ DO QUE KEM VAI COMPRAR ESSA PLACA DE VIDEO AI ..auheuahuea…

  • Leonan

    Nagano coloca teste com jogos e tenta subir esse Phenom para 3.6GHz para para melhor proveito dessa VGA. Ela em Crossfire é um monstro, escala em média 92% na resolução de 1080×1200 com 4xAA/16xAF nos jogos atuais.

    x EdRooTs x não tem como ser feliz com uma coisa que é uma roleta russa é muito masoquismo.