Notas da Zumo-caverna: acelerando a HD 4890

N

hd_8490_turbo_intro

Observando as especificações da nova placa HD 4890, vi que sua GPU rodava a 850 MHz e seu barramento de memória DDR5 a 975 MHz. Assim como outros projetos mais recentes da AMD, a HD 8490 também possui um modo econômico, baixando o seu clock para 240 MHz quando seu poder de fogo não é necessário. É impressionante como mesmo a plena carga sua ventoinha não faz ruído, ao contrário da minha X1950.

Mas observando o painel de controle do Catalyst na opção Overdrive, eu vi que o sistema oferecia uma algumas ferramentas de ajuste de velocidade e até uma ferramenta de autoconfiguração. Fiz algumas medições só pra ver até onde essa placa seria capaz de ir sem derrubar o sistema.

hd8490_catalyst_panel_small

O recurso de auto tune é bastante simples e tira proveito da tecnologia Voltage Tweak (desenvolvida pela Asus). Ela acelera a placa aos poucos, vai testando sua estabilidade a cada mudança e — caso ela trave, basta reiniciar o sistema que o gerenciador recupera a última configuração antes da pane. Eu fiz esse experimento e ele chegou realmente a um valor relativamente alto e aparentemente estável, mas que caía toda vez que começava a rodar os testes.

Só para não perder a viagem, eu fiz alguns ajustes manuais e subi o clock da GPU de 850 para 975 MHz com o cuidado de ajustar a velocidade da ventoinha a 100% para garantir a máxima dispersão de calor. Resultado: o sistema passou no teste inicial, até rodou o 3DMark Vantage, mas o 3DMark falhou no meio do caminho. Baixei o clock da GPU para 965 MHz e fora o som de secador de cabelo na sua orelha vindo da placa de vídeo, o sistema se mostrou mais estável e capaz de rodar o 3DMark 06 e o Vantage:

hd8490_3dmark06_965_small

3Dmark’06: ganho de 3,2%

hd8490_3dmark_vantage_965_small

3DMark Vantage: ganho de 7,87 %

O curioso é que esses ganhos são mais perceptíveis na execução dos gráficos do que nos scores propriamente ditos. Estou refazendo alguns vídeos de desempenho com os benchmarks e jogos nesse novo ajuste e boto no ar quando ficarem prontos.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos