ZTOP+ZUMO 10 anos!

Notas da Zumo-caverna: acelerando a HD 4890

hd_8490_turbo_intro

Observando as especificações da nova placa HD 4890, vi que sua GPU rodava a 850 MHz e seu barramento de memória DDR5 a 975 MHz. Assim como outros projetos mais recentes da AMD, a HD 8490 também possui um modo econômico, baixando o seu clock para 240 MHz quando seu poder de fogo não é necessário. É impressionante como mesmo a plena carga sua ventoinha não faz ruído, ao contrário da minha X1950.

Mas observando o painel de controle do Catalyst na opção Overdrive, eu vi que o sistema oferecia uma algumas ferramentas de ajuste de velocidade e até uma ferramenta de autoconfiguração. Fiz algumas medições só pra ver até onde essa placa seria capaz de ir sem derrubar o sistema.

hd8490_catalyst_panel_small

O recurso de auto tune é bastante simples e tira proveito da tecnologia Voltage Tweak (desenvolvida pela Asus). Ela acelera a placa aos poucos, vai testando sua estabilidade a cada mudança e — caso ela trave, basta reiniciar o sistema que o gerenciador recupera a última configuração antes da pane. Eu fiz esse experimento e ele chegou realmente a um valor relativamente alto e aparentemente estável, mas que caía toda vez que começava a rodar os testes.

Só para não perder a viagem, eu fiz alguns ajustes manuais e subi o clock da GPU de 850 para 975 MHz com o cuidado de ajustar a velocidade da ventoinha a 100% para garantir a máxima dispersão de calor. Resultado: o sistema passou no teste inicial, até rodou o 3DMark Vantage, mas o 3DMark falhou no meio do caminho. Baixei o clock da GPU para 965 MHz e fora o som de secador de cabelo na sua orelha vindo da placa de vídeo, o sistema se mostrou mais estável e capaz de rodar o 3DMark 06 e o Vantage:

hd8490_3dmark06_965_small

3Dmark’06: ganho de 3,2%

hd8490_3dmark_vantage_965_small

3DMark Vantage: ganho de 7,87 %

O curioso é que esses ganhos são mais perceptíveis na execução dos gráficos do que nos scores propriamente ditos. Estou refazendo alguns vídeos de desempenho com os benchmarks e jogos nesse novo ajuste e boto no ar quando ficarem prontos.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Walter Mercado

    Nagano,

    Será que você não consegue testar usando memórias mais rápidas?
    667 já está um pouco defasado…
    E talvez uma HD maior também. (o modelo do disco usado ajudaria também)

    Bom trabalho e inveja mortal aqui!

    🙂

  • Oi Walter,

    Se eu usei memórias DDR 667 é porque essa placa-mãe + processador fazem parte de um outro teste (em andamento) com o Phenon II x4 com controlador de memória DDR2, cuja proposta é do mesmo ser um upgrade para o Phenon x4 original. Algo como tirar o velho e por o novo no mesmo soquete.

    Mas não se preocupe. Sua sugestão está anotada e espere por novidades. Nos aguarde…

    M.

  • anderson

    O “aviãozinho” vem no pacote ou é apenas uma produção by MNagano Studios? E o pior de tudo é que eu já vi essa nave em algum desenho mas não lembro o nome, se não me falha a memória, estavam planejando até fazer um filme live action com isso.

    Voltando ao assunto principal, overclock de placa de vídeo é uma caixa de surpresas maior que a de CPUs, não é algo tão linear, cada ajuste vai ter um impacto diferente no resultado, pode melhorar a qualidade de exibição mas derrubar a performance e vice versa, pode dar um aumento monstruoso na performance, não apresentar nenhum erro de sistema, mas a visualização ficar completamente comprometida.

  • Gostou das asinhas?

    Esse acessório é um módulo de cache de memória NAND que você encaixa no conector crossfire para você ganhar desempenho. As “asinhas” são dispersores de calor na forma de delta invertido (ou forward-swept wing) como nas aves de rapina Klingon, o Grumman X-29 ou mesmo o atual caça Sukhoi S-37 “Berkut” e servem para melhorar sua aerodinâmica e o fluxo de ar sem comprometer em muito a visão periférica ao interior do gabinete. Mas como primeiro de abril já passou e se você teve paciência de ler o texto até aqui, acho que merece saber a verdade: trata-se de um acessório de uma figura de ação do Panda-Z (Panda-Zetto) um anime que seria uma gozação do Manzinger Z, criado pelo cartunista Go Nagai e que estreou na revista semanal shonem Jump de outubro de hum mil novecentos e setenta e três até o mês de setembro de hum mil novecentos e setenta e quatro. É que eu precisava de uma imagem que sugerisse ganho de desempenho e isso foi o melhor que consegui pensar em menos de um minuto. E cá entre nós… ficou legal né?

  • The Dude

    Sabia que conhecia essas asas!!! gozações do Manzinger sempre vão existir, afinal quem inaugura um estilo tem essas vantagens (ou não), da proxima coloca uma daquelas turbinas exageradas de gundam ^^

    Quanto a placa, ai se inveja matasse…

  • quanto custa uma placa dessas no mercado hoje???

  • Rodrigo

    Algo que nunca consegui descobrir e que cada um fala uma coisa é o quanto uma GPU interfere na renderização do 3d studio max ou maia. Penso em montar um sistema com SLI esperando uma renderização acelerada porém o que leio é que nada vai mudar.