Notas da ZTOP-caverna: Utilitário da AMD permite ver o Fusion em ação

N

O AMD System Monitor mostra o quanto a CPU e a GPU estão realmente envolvidos na execução de um programa no PC.

Com todo o oba-oba que o pessoal do alviverde de Sunnyvale e de Santa Clara tem feito em cima das aplicações GPGPU (e seus poderes quase sobrenaturais no mundo dos PCs), a dúvida que pode surgir na cabeça de muitos usuários é saber o quanto a GPU está realmente ajudando nas suas atividades do dia a dia, principalmente agora com a chegada das APUs Fusion e alguns desenvolvedores de software como o Freemake.com, que afirmam que seu conversor de vídeo já é GPU-accellerated:

Para separar o mito da realidade, a AMD oferece em seu site um curioso utilitário batizado de AMD System Monitor, especialmente criado para mostrar como o PC trabalha com as diferentes cargas de processamento da CPU e da GPU em uma única interface gráfica, algo que ainda não tinha visto.

Para mim, essa ferramenta é particularmente interessante, já que ela mostra como a APU funciona de uma maneira simples e prática, o que pode ser útil tanto para os entusisastas quanto o público em geral para ver se um programa está realmente tirando proveito ou não (e se sim, quanto) dos recursos da GPU.

Interessante notar que esse programa também funciona em outras plataformas AMD com CPU e aceleradora gráfica da casa (janela da direita), mas nesse caso a CPU e a GPU são mostrados como itens separados e a barrinha de distribuição de carga de trabalho (APU Resource Distribution) não aparece como no caso do Fusion (janela da esquerda).

Esse programa roda em Windows (x86 e x64) e pode ser baixado gratuitamemte no site da empresa.

Falando em AMD, você já votou lá no DESAFIO VISION?  Teste seus conhecimentos sobre a plataforma AMD e indique o ZTOP (o Henrique, na verdade) na votação popular. Obrigado!

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos