ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Notas da ZTOP-caverna: Utilitário da AMD permite ver o Fusion em ação

O AMD System Monitor mostra o quanto a CPU e a GPU estão realmente envolvidos na execução de um programa no PC.

Com todo o oba-oba que o pessoal do alviverde de Sunnyvale e de Santa Clara tem feito em cima das aplicações GPGPU (e seus poderes quase sobrenaturais no mundo dos PCs), a dúvida que pode surgir na cabeça de muitos usuários é saber o quanto a GPU está realmente ajudando nas suas atividades do dia a dia, principalmente agora com a chegada das APUs Fusion e alguns desenvolvedores de software como o Freemake.com, que afirmam que seu conversor de vídeo já é GPU-accellerated:

Para separar o mito da realidade, a AMD oferece em seu site um curioso utilitário batizado de AMD System Monitor, especialmente criado para mostrar como o PC trabalha com as diferentes cargas de processamento da CPU e da GPU em uma única interface gráfica, algo que ainda não tinha visto.

Para mim, essa ferramenta é particularmente interessante, já que ela mostra como a APU funciona de uma maneira simples e prática, o que pode ser útil tanto para os entusisastas quanto o público em geral para ver se um programa está realmente tirando proveito ou não (e se sim, quanto) dos recursos da GPU.

Interessante notar que esse programa também funciona em outras plataformas AMD com CPU e aceleradora gráfica da casa (janela da direita), mas nesse caso a CPU e a GPU são mostrados como itens separados e a barrinha de distribuição de carga de trabalho (APU Resource Distribution) não aparece como no caso do Fusion (janela da esquerda).

Esse programa roda em Windows (x86 e x64) e pode ser baixado gratuitamemte no site da empresa.

Falando em AMD, você já votou lá no DESAFIO VISION?  Teste seus conhecimentos sobre a plataforma AMD e indique o ZTOP (o Henrique, na verdade) na votação popular. Obrigado!

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Que ferramenta legal.

    E já tem algum soft que faça conversão de vídeo com uso da GPU (de preferencia gratis)?

    P.S.¹: ok, eu já votei (mas pq o castigo?)

    P.S.²: faltam os “dois pontos” após o http, no link pro conversor de video

    • rubens

      Existem alguns, uns usam o Stream (acho que rebatizaram pra APP), outros o CUDA e outros o QuickSync

      Arcsoft MediaConverter / MediaImpression (Stream, CUDA e QuickSync)
      Badaboom Media Converter (CUDA e QuickSync)
      Corel Digital Studio (QuickSync)
      CyberLink MediaEspresso / PowerDirector (Stream, CUDA e QuickSync)
      MainConcept (CUDA, QuickSync e OpenCL)
      Movavi Video Converter (CUDA e QuickSync)
      Roxio Creator (Stream, CUDA e QuickSync)

      Talvez interesse: http://www.anandtech.com/show/4083/the-sandy-brid

  • mnagano

    O Texto acima cita um conversor de de vídeo (da Freemake.com) diz q faz isso, apesar de que não achei grande coisa, apesar de que ainda não testei ele com CUDA.

    Com relação ao seu castigo, acho q foi algo q vc disse no review do Seashell 1015PEM. Mas pelas minhas contas acho q sua pena já caducou.

  • Maxiliano Mancano

    Olá Pessoal. Puxa to tentando entender isso como funciona na PRATICA!

    Eu tenho um CPU Phenom II X4 2.8 ghz com 44 GLOPS de processamento.
    A minha GPU Radeon 5850 com duplo precisão chega 600 GLOPS ou seja MUITO MAIS RAPIDO!
    Como o Windows reconhece apenas a CPU como um unidade logica de processamento e não a GPU.
    Então muitos programas de processamento matemático como 3D STUDIO e outros usam apenas a CPU que é MUITO lento!

    Atualmente a AMD e Nvidia estão disponibilizaram o OPENCL que é uma plataforma entre o uso computacional matematico da GPU com os programas de uso matemático de processamento. Não tem muita coisa para ele! o Blender mesmo junto com RenderLux estão utilizando o OpenCL.

    A minha DUVIDA é o seguinte! APU ? pelo Windows ele reconhece a GPU+CPU como um processador único ? Ou Apenas como CPU ?

    Para entender melhor o 3DSTUDIO que foi compilado para usar o X86/I64 e nada mais! com a APU ele vai utilizar a CPU+GPU no cálculos matemático ?

    Obrigado

    • mnagano

      Em termos simples, a APU Fusion não passa de uma CPU com GPU integrada na mesma pastilha de silício, ou seja, algo como dois pelo preço de um. Mas ao contrário das soluções de CPU + video discreto a proximidade dos dois núcleos faz com que o trafego de informações seja bastante rápido o que pode ser interpretado como ganho de desempenho.

      Com relação ao Windows, ele de fato enxerga a CPU e a GPU como entidades independentes, mas isso não impede que o mesmo utilize a GPU para acelerar aplicações quando esta estiver disponível.

  • Pingback: Review: APU AMD A10-4600M "Trinity" - ZTOP()