ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Hands-on: Nomad ChargeKey

Pode parecer ridículo, mas o Nomad ChargeKey é um cabo USB-microUSB com formato de chave que merece algum destaque.

Primeiro, porque é pequeno o suficiente para você colocar no chaveiro. Depois, porque ele aguenta ser dobrado/torcido por conta dos materiais plásticos reforçados usados na sua construção.

O pessoal da Nomad já tinha me oferecido um ChargeKey na CES, em janeiro, mas na loucura da feira acabei me esquecendo. Outro dia mandaram um e-mail oferecendo de novo e perguntei “Mandam pro Brasil?”. Dias depois, chegou um envelope por FedEx.

A versão que recebi foi a USB-microUSB, mas eles vendem uma versão também com USB-Lightning (para iPhone 5/5C/5S).

O valor sugerido de cada conector (seja microUSB ou Lightning) é US$ 25 no site da companhia (riscos de impostos adicionais por FedEx são por risco do comprador). Eles aceitam ofertas bizarras de troca pelos produtos também.

nomad chargekey - 3

E é bem isso: um produto bem construído em plástico resistente e dobrável…

nomad chargekey - 1nomad chargekey - 2

Mas que, ao conectar a um smartphone e a uma porta USB livre, leva a uma questão importante: o lado com os contatos do conector USB fica do lado oposto à parte mais fina do microUSB (quase sempre a parte superior de um smartphone). Logo… seu telefone fica de tela pra baixo. Se o smartphone tocar, vai ser complicado atender…

nomad chargekey - 4

Solução: torcer o cabo (diz a fabricante que não tem problema mesmo). De qualquer modo, se alguém te ligar, vai ser preciso colocar no viva-voz.

nomad chargekey - 5

E fique esperto para não esquecer o chaveiro na mesa do trabalho (fato comum entre amigos, né Ismael?) e depois ficar trancado para fora de casa.  [Nomad]

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Alexandre Gorges

    Eu tenho o ChargeCard deles. Na época estava com o projeto no Kickstarter. Ajudei no projeto e recebi o meu cartão. Muito prático.

  • Ubiratã Muniz Silva

    Muito interessante e prático. Não demora muito pros chineses copiarem e venderem em sites como a DX.