ZTOP+ZUMO 10 anos!

Nokia World 2013: chegamos!

Este ZTOP já está devidamente instalado e derretendo sob o sol de Abu Dhabi, onde acontece amanhã (11h horário local, 5h no Brasil) o Nokia World 2013.

E é um ano bem curioso – talvez o mais interessante desde 2006, quando o mítico Nokia N95 foi anunciado – para estar em um  evento desse porte.

Primeiro, por que escolheram Abu Dhabi? A primeira resposta – ainda extra-oficial – é porque o mercado do Oriente Médio para smartphones é bastante importante (dá para entender fácil: um ímã de geladeira simples custa de R$ 5 a R$ 30. Um ímã de geladeira!).

Segundo, porque é o último Nokia World da Nokia como a conhecemos, como uma companhia finlandesa independente que revolucionou o mercado de telefonia celular, foi líder por anos, perdeu espaço (e demorou a entender) como era o smartphone moderno e hoje, após adotar o Windows Phone como plataforma principal, começa uma retomada.

E, claro, porque a Microsoft comprou a divisão de mobilidade da Nokia, ainda com aprovação pendente – e aí será outra vida.

Então, amanhã vou fazer a análise completa do que vem por aí para essa nova Nokia.

Os rumores falam em tablets, foblets e até novos modelos da linha Asha – a conferir. Adaptando o que disseram os colegas argentinos na van do aeroporto para o hotel, se você não sabe que a Nokia passou por uma crise e vê o Nokia World 2013, parece que os tempos são bastante prósperos.

Update: voltei pro quarto do hotel e tinha essa mensagem no espelho. “Existem dois modos de espalhar a luz: ser a vela ou o espelho que a reflete”. Edith Wharton) Nokia filosófica agora? 🙂

WP_20131021_16_47_04_Pro

Disclaimer: ZTOP viajou a convite da Nokia Brasil. Todas as opiniões e fotos são nossas (o protetor solar e o método contra jet lag também). 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin