ZTOP+ZUMO 10 anos!

Nokia Tube 5800 “Touch”: agora vai

Previsão de gadget do dia para esta quinta-feira, 02 de outubro: lançamento do Nokia 5800 Xpress Music, ou Nokia Tube, ou simplesmente o primeiro Nokia touchscreen. Será que é aquele do Batman?

Primeiro, vamos acalmar os ânimos: não é um N-series (até onde os rumores indicam) ou um aparelho topo de linha (um tiro naquele que escrever “iPhone killer” a partir de amanhã: já existem inúmeros “killers” por aí). A Nokia já falou que é um aparelho mid-range e que quer popularizar os dispositivos sensíveis ao toque.

Especificações ainda não confirmadas: Symbian S60 (“Taco 5 OS”), 3G (2.100 MHz) e quad-band GSM, Wi-Fi, tela de 640 x 360 (3,2 polegadas), câmera de 3,2 megapixels com flash, Bluetooth com suporte a A2DP, A-GPS, saída para TV e fone de ouvido 3,5 mm, mede 111 x 52 x 15,5 mm e pesa 109 gramas, além de aceitar um cartão microSD. Um site dos EUA diz ter o telefone já em pré-venda, desbloqueado, por US$ 499.

Tudo isso, claro, a se confirmar por volta das 13h30 desta quinta. Pode ser uma revolução pra Nokia ou um tiro no pé, se a interface sensível a toque for ruim.

***

Confirmado: sim, é 3,2 megapixels na câmera, GPS, mapas, alto-falantes, browser com Flash (yay!), touchscreen (diz o AAS, ao vivo de Londres)

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Antônio

    Achei esse link “http://nokia-5800-xpressmusic.smartphone.ua/” que seria um site ucraniano que venderia o Tube, provavelmente falso(?).
    Agora, você escreveu “o primeiro Nokia touchscreen”, mas isso não é verdade… Tem o N800 (de Anos atrás) e o N810 e ainda o seu sucessor N810 WiMax, são todos tablets touchscreens da Nokia. Com certeza você deve conhecer 🙂

  • antonio, muito bem lembrado. é que o N800 e o N810 não são exatamente telefones, né? foi uma idéia que certa empresa da maçã conseguiu copiar bem no ipod touch…

  • Cícero Lourenço

    Mais uma consideração, este é o primeiro celular com touchscreen que a Nokia deseja tornar popular. Mesmo antes dos Tablets a Nokia já possuia um aparelho com touchscreen. É o 6708, que possui Symbian na versão 7 e interface UIQ 2.1.
    Vejam aqui o link do bicho: http://www.gsmarena.com/nokia_6708-1518.php

  • Tadeu

    Parece ser um bom celular! Sobre o sistema operacional, acho bem provável que seja Symbian UIQ 3.0 como, por exemplo, o sony ericsson P1i que tem tela touchscreen. O jeito é esperar!

  • Tadeu, a Nokia não usa UIQ. O sistema da Nokia é a plataforma S60 que roda em cima do Symbian.

    Provavelmente o que eles alteraram foi justamente o código do S60.

  • Pingback: Mobilidade - Rumores sobre o Nokia 5800 XpressMusic | Tomás Vásquez - Blog()

  • Rogerio

    Vamos ver se o iClone da Nokia vai prestar…se o OS fosse o Android acho que poderia causar alguma mudança no cenario atual e não ser apenas “mais um celular no mercado no vacuo do iPhone”

  • Pingback: Digital Drops » Blog Archive » Nokia 5800 XpressMusic Vai Ser Lançado Hoje!()

  • Guilherme

    Será que vai prestar??! Tá com cara de ser tipo 5200 Xpress Music que todo mundo achava que era o maximo e ele estragava antes de completar 6 meses. Se nem esse dura muito tempo eu duvido que 5800 vai durar… Deve ser celular descartavél tipo o outro!!!!!!!!!!!

  • Com certeza não será um tiro no pé, como diz a matéria. Porque se ele tiver a mesma sensibilidade de tela do N810 (cujo qual tenho um) a nokia vai se tornar lider mundial de venda nesse novo conceito de celular. Se alguém ainda tem duvida, veja no Youtube a performance do player Canola 2 no N810. Parabéns a nokia, pela ousadia. e por desbancar o Trambolho (muito grande e funções bloqueadas) de code-nome Iphone. Este lançamento será uma marco historico, pra Nokia, na area de Tecnologia.

  • Pingback:   Nokia N96: nas lojas em novembro; Music Store: em 2009 by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()

  • Pingback:   Nokia 5800 mostra a cara (para poucos) by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()