ZTOP+ZUMO 10 anos!

Nokia: paí­ses emergentes compartilham celular

Nokia 1209Uma pesquisa feita pela Nokia em “mercados emergentes” – índia, China, Brasil, Paquistão, Vietnã, Rússia e Egito – entre outubro e novembro do ano passado mostra que há um outro lado além dos aparelhos caros e cheios de recursos: compartilhamento de telefones (sim, para falar apenas). A tendência é mais forte na ísia, com 50% dos pesquisados na índia e quase 30% no Vietnã dizendo que gostariam de ou compartilhariam seu celular com famí­lia e amigos.

A explicação? Famí­lias de baixa renda compram um telefone para toda a famí­lia, não só para o chefe da casa. (Eu acredito que o pré-pago no Brasil ajudou bastante a popularizar o celular e talvez atenue essa tendência de compartilhamento – já temos mais de 120 milhões de linhas funcionando).

Para atender ao público “compartilhador”, a Nokia anunciou hoje dois novos modelos entry-level, o 2600 Classic e o 1209 (ao lado, que tem contador de gastos para pré-pagos e uma agenda múltipla para até cinco usuários simultâneos) – e colocou alguns estudos de caso em um hotsite especial (destaque para o ví­deo do motoboy carioca).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin