ZTOP+ZUMO

Nokia: Novo firmware para o N900 (mas nada de MeeGo)

A Nokia anunciou em seu blog a liberação da nova versão PR 1.2 do Maemo 5 para seu smartphone N900. No mesmo post, a empresa afirma que não existem planos de lançar o MeeGo para esse aparelho.

No geral, a nova versão do Maemo 5 PR 1.2 traz diversas melhorias na parte de comunicações, gerenciamento de emails e de navegação na web, além de atualizações no OVI Maps. Informações detalhadas dessa nova versão podem ser encontradas aqui.

Para mim o mais interessante é a declaração de que apesar do N900 estar sendo utilizado como plataforma de desenvolvimento para o novo sistema operacional MeeGo, ela não tem planos de lançar uma versão comercial desse SO para o N900. A empresa reconhece que isso pode desapontar alguns usuários, mas ela garante o seu compromisso em dar suporte para o bom e velho Maemo.

Segundo a Nokia, o novo sistema está disponível para download a partir de hoje. Para aqueles que gostam de viver perigosamente podem tentar atualizar por aqui. Como não temos um N900 em mãos, não temos condições de verificar se esse procedimento vai funcionar, ou seja, faça por sua conta e risco.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Fabiano 26/05/2010, 12:03

    A Nokia anda tomando umas atitudes estranhas em relação aos sistemas operacionais dos seus aparelhos, ou é só impressão minha?

    • mnagano 26/05/2010, 14:09

      Ma o meno, fato é que a Nokia já deixou claro que o Symbian com touchscreen não deu o que tinha que dar, de modo que ela acredita que para fazer frente ao iPhone e o Android o seu futuro está nos sistemas de código aberto como o Maemo/Meego.

      • Maccari 26/05/2010, 12:14

        O N900 é um bom aparelho, mas a nokia deixa claro que ele ja nasceu morto, tive um destes e só deixei ele de lado por este pequeno detalhe da Nokia , qual a idéia deles lançando um aparelho que esta descontinuado ?

        • cochise 26/05/2010, 15:52

          criar uma aparelho que agregue uma comunidade de desenvolvedores interessados na proposta e na tecnologia.
          A nokia distribuiu gratuitamente MUITOS n900 para desenvolvedores.

          • Fabiano 27/05/2010, 00:22

            Putz, que investimento, hein? Ser for isso mesmo, esses caras são corajosos!!

      • Thiago Silva 30/05/2010, 11:17

        Esse comentário seu acerca do Symbian me deixou um tanto confuso. Só pra esclarecer, a Nokia deixou claro que os aparelhos rodando Symbian e que têm suporte a touchscreen não deram o que tinha que dar antes do anuncio do Symbian^3, correto?

        grato pela atenção.

        abraços e até mais!

  • dflopes 27/05/2010, 19:05

    Esqeuceram que vai ter a versão não-oficial do Meego para o N900. A nokia ajudou os desenvolvedores com drives de hardware para melhor ajuste do meego no n900.

    Para quem comprou um n900, o fato de não ser oficial é irrelevante, pois é um aparelho feito para hackear – o que diga rodar stelarium, starcraft, Quake3 e Command e Conquer nele.

    Se quer um sisteminha bonitinho e com atualizações entregues de bandeja, é só visitar um pomar.

    Mesmo os meus windows mobiles tem firmwares personalizados (cooked roms) do Xda