ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Nokia na CES 2012: ao vivo (Lumia 900 LTE!)

Já estou aqui esperando começar a coletiva de imprensa da Nokia na CES 2012 – em 10 minutos, mais ou menos. Fiquem ligados (enquanto isso, toca Bjork e Radiohead ao fundo).

3h03 – começou. o foco, como esperado, será a estratégia da Nokia para o mercado norte-americano. Stephen Elop, CEO da Nokia, sobe ao palco e retoma a história recente da Nokia e suas mudanças. Fala da resposta positiva de países emergentes aos produtos da linha Asha…

3h04 – e a estratégia de smartphones com a parceria com a Microsoft na “guerra de plataformas”. E louva os produtos da linha Lumia e seus recursos (alguém tentou aplaudir, mas não deu certo).

3h06 – Lumias à venda na Europa e Ásia, assim como o Nokia 710 nos EUA com a operadora T-Mobile, diz Elop. “Existem concorrentes fortes nessa área, mas agora queremos estabelecer nossas trincheiras e estamos conseguindo isso”, afirmou.

3h08 – “Temos muito mais a fazer na América do Norte. Então, hoje lanço o terceiro aparelho, o Nokia Lumia 900”. É o primeiro aparelho LTE da Nokia, que vai rodar na rede da AT&T com exclusividade. Tela de 4,3 polegadas AMOLED Clear Black, disponível em azul e preto, bateria de 1800 mAH, câmera com lentes Carl Zeiss (f/2.2, 28 mm). Pense em um Nokia Lumia 800 com uma tela maior.

 

3h14 – demo do Lumia por Kevin Shields, vice-presidente executivo da Nokia. Ele repete o mantra de Elop que o Lumia 900 foi feito especificamente com o consumidor americano em mente.

3h20 – Elop fala de parceiros da Nokia para aplicativos: CNN, EA (+de 20 games a caminho para Windows Phone)

3h21 – Steve Ballmer, CEO da Microsoft, no palco. Fala da parceria de mais de 1 ano com a Nokia, os mais de 50 mil apps para Windows Phone. “Nokia anda rápido”, diz Ballmer – menos de 1 ano para parceria andar e lançar produtos. “É fantástico”, diz Ballmer. “O design, hmmm”. (eu ri). “É um lançamento excitante, parabéns a Nokia pelo novo produto”.

Peraí, essa imagem é muito boa. repeat!

3h24 – Elop também fala das parcerias com operadoras – e sobe ao palco Ralph de La Vega, CEO da AT&T, que, bem, fala bem das parcerias com Nokia e Microsoft. “Somos grandes fãs do Windows Phone”.

3h27 – Detalhes sobre preços do Lumia 900 serão divulgados pela AT&T nas próximas semanas. “Estamso de volta ao mercado americano”, encerra Elop. O Lumia 900 começa a ser vendido “em breve” e, por enquanto, Elop diz que não vai divulgar os planos de lançamento do aparelho em outros mercados – mas citou a América Latina em seu comentário.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin