Nokia N97: touchscreen + teclado QWERTY no celular

N

Aconteceu, finalmente, o que a Nokia sempre afirmou: o celular é um computador multimídia para valer com o Nokia N97, novo modelo N-series a ser lançado na primeira metade de 2009 por 550 euros (sem subsídios de operadoras). O anúncio acabou de ser feito no Nokia World, em Barcelona (e eu acompanhei um pedaço pelo streaming) e confirma uma previsão feita por este Zumo no último domingo.

A primeira impressão que eu tive ao ver o aparelho foi que todo o esforço feito com os internet tablets (N800, N810) finalmente se fundiu ao mundo do celular. E é uma evolução tremenda em relação ao “primeiro” touchscreen da Nokia, o 5800 XpressMusic. Depois do clique, mais fotos e um vídeo de demonstração.

Especificações do N97: tela widescreen 16:9 de 3,5 polegadas sensível ao toque, 32 GB de memória interna (+ slot para até 16 GB em cartão), 3G, teclado QWERTY, bateria com reprodução de até 37 horas de música ou 4,5 horas de vídeo, câmera de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss e flash LED duplo, faz vídeos em resolução de DVD 640 x 480 (como N95 e N96), A-GPS, Wi-Fi, USB 2.0, Bluetooth estéreo e entrada para fones padrão (3,5 mm).

Tudo isso rodando sobre Symbian 5a. edição que, com o uso de widgets/gadgets, dá acesso rápido a serviços online (OVI, mapas, redes sociais etc). Opa, e tem copiar-colar! Mas não é multitoque. O GPS integrado traz recursos de “localização social” – fotos, vídeos, Facebook – para todo mundo saber onde você está. Ah, claro, e o teclado: pra mim, o grande problema dos celulares touchscreen é que eles demandam atenção visual constante, e o teclado QWERTY ajuda a acabar um pouco com isso.

N97: demo oficial da Nokia em vídeo

Mais fotos do N97:

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos