Nokia N96: 16 GB no bolso (e TV digital…)

N

N96: 16 GB, TV digital, 5 megapixels

Se ontem a Sony Ericsson levou sua parceria Sony + Microsoft no mundo dos computadores para os celulares, hoje a Nokia começou o dia dando o troco no Mobile World Congress com dois novos aparelhos Nseries (N96 e N78), um da linha Navigator (6210, com GPS e acelerômetro funcional pela primeira vez em uma modelo da fabricante), um 6220 Classic e novos aplicativos (Maps 2.0 Beta e Share for Ovi, para compartilhamento de arquivos na plataforma Ovi).

Mas vamos ao que interessa: N96 e N78 (mais sobre os outros lançamentos aqui).

O N96 é uma “evolução” do N95 (que já vendeu mais de 7 milhões de unidades desde o lançamento no ano passado). Continua com o estilo slider duplo (teclado de um lado, controle multimí­dia do outro), tela de 2,8″, 16 GB de memória interna expansí­vel com cartão de memória, aGPS, receptor de TV digital (padrão europeu DVB-H), central de ví­deos e câmera de 5 megapixels (só?) com lentes Carl Zeiss. O N96 reproduz ví­deos nos formatos Windows Media, MPEG-4 e Flash e tem um pequeno suporte para deixar o aparelho em pé sobre uma mesa.

N78: GPS, MP3 com transmissor FM, 3,2 megapixels

Já o N78 parece a versão candybar do N81. Tem aGPS, MP3 player com transmissor FM integrado, câmera de 3,2 megapixels com lentes Carl Zeiss e flash LED, 3G e Wi-Fi, cartão de memória de 2 GB. O bacana é que o N78 (e o N96 também) faz automaticamente a marcação por GPS nas fotos tiradas (geotagging) – até então, isso era possí­vel apenas por meio de aplicativos de terceiros. Achei estranho que os í­cones do teclado são iluminados – quando desligado/em repouso, aparecem apenas os botões em uma superfí­cie escura.

Na Europa, o N96 tem lançamento previsto para o terceiro trimestre do ano, com preço sugerido de 550 euros. E o N78 chega no segundo trimestre, por 350 euros.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos