ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Review: Nokia N8

 

 

Em 2007, a Nokia colocou no mercado seu melhor celular até então, o N95: hardware impecável, câmera excelente, software ainda básico, que poderia evoluir.

Se a turma de Espoo tivesse tido um pouco mais de visão e lançasse algo similar ao N8 pouco tempo depois, o mundo dos smartphones seria bem diferente. Mas não foi, Android e iOS cresceram sobre a área da Nokia (ainda líder no mercado de espertofones, vale lembrar).

O recém-lançado N8 é um aparelho que continua com hardware impecável e câmera excelente, só que com um sistema operacional voltado ao próprio telefone, e não à internet, como seus concorrentes (Android, iOS), que chegaram mais tarde à festa e roubaram a cena. Facilidade de desenvolvimento de aplicativos, divisão fácil e garantida de receitas (no caso da Apple) e grande adoção de inúmeros fabricantes (no Android, o que acabou gerando a temida fragmentação da plataforma) ajudaram a Nokia a perder espaço.

O sistema operacional Symbian evoluiu, com certeza, e nessa nova encarnação (ˆ3) é um salto enorme em relação ao já apresentado nos aparelhos touchscreen da Nokia (primeiro no 5800 e, principalmente, o N97). Faz muito que os outros (iOS, Android) fazem? Sem dúvida, mas com mais passos envolvidos no processo. Adiantando um pouco as coisas: eu compraria um N8? Pelo hardware, sim, por conta da incrível câmera de 12 megapixels e da conectividade HDMI. Pelo software, não.

No N8, é possível fazer quase tudo (baixar apps, email, internet, redes sociais, compartilhar dados, tethering, vídeos, fotos) que um Android ou iPhone fazem. Só que dá mais trabalho. Por enquanto, continuo com meu velho e bom N900, com um sistema operacional mais moderno e voltado à rede, ao contrário do Symbian.

Vale lembrar que o N97 e seus inúmeros problemas de software, somados a um russo falastrão, fizeram do N8 o projeto secreto mais secreto da Nokia, pelo menos para a mídia. Foi anunciado em abril, primeiros protótipos foram mostrados em maio e só conseguimos ver o bicho de perto mesmo em setembro, na IFA em Berlim. Vamos ao que interessa.

1) Especificações:

Tela capacitiva de 3,5″ (640 x 360) AMOLED, saída HDMI micro, rádio FM, 3G, GPS, Wi-Fi, Bluetooth 2.1, carregamento USB, acelerômetro, sensor de proximidade, câmera de 12 megapixels com lentes Carl Zeiss e flash Xenon, vídeos em 720p, som Dolby Digital, processador de 680 MHz, 256 MB de RAM, 512 MB de ROM, 16 GB de armazenamento interno + slot microSD.

Nagano comenta: Flash de Xenônio?  Uia! Acho que o primeiro desses num Nokia desde o bom e velho N82. Fico imaginando quantas espocadas ele consegue dar antes de acabar com a bateria.

2) Tela, interface e texto:

A tela capacitiva do N8 é a melhor que a Nokia já fez. Responde rápido, é multitoque e desliza tão bem quanto a do iPhone (apesar de a Apple ainda ter a melhor tela touchscreen do mercado). E aí o software desanda tudo: o teclado com o aparelho na vertical continua numérico (velho e bom T9 quebra o galho para digitar textos rápidos).

Não existe uma opção de teclado QWERTY completo com o aparelho nessa posição, só quando vira para a horizontal. Já existe Swype para Symbianˆ3 (até então algo exclusivo para Android), mas a versão disponível só funciona também com o teclado na horizontal. Desde 2007 o iPhone tem um teclado na vertical, e a única alternativa (enquanto escrevo este texto) nesse sentido está presente em uma versão de testes do Gravity, o melhor cliente para Twitter para Symbian.

Para quem está acostumado à bela interface do N900, sem botões e com toques para entrar e sair de menus com a maior facilidade, as opções do N8 são um tanto frustrantes: os botões de menu são, na maioria dos casos, desnecessários – e é sempre preciso tocar em “cancelar” para anular a operação e voltar ao menu anterior (em caso de cliques errados, o que foi, no meu caso, algo comum).

O já conhecido padrão de tocar no ícone do aplicativo e movê-lo ao lixo/arrastar para reordenar/inserir novo atalho, comum ao N900, iPhones e Androids, continua a não existir no N8. É possível colocar ícones na tela principal, em muitos passos: tocar na tela | aguardar entrar a opção Editar tela inicial | tocar no grupo de ícones (ordenados de quatro em quatro) e selecionar Configurações | editar atalhos, sempre nos grupos de quatro em quatro. Não é impossível, mas não é simples. Explique isso para o dono de um iPhone que nunca mexeu num Nokia e ele irá dar risada.

Um ponto interessante da interface das telas iniciais, pelo menos: arraste e solte entre telas (máximo de três) ou toque no botão central na barra de menu inferior. As opções de widgets online continuam lá, e existem mais opções para organizar e deixar do seu jeito. Diferente do Android, capturar screenshots no N8 continua simples como sempre foi (via aplicativo ScreenSnap).

3) Telefone

O N8 tem a melhor qualidade de ligações em locais abertos e fechados entre os telefones recentes que testei neste Zumo. A cada ligação diferente perguntei ao meu interlocutor o que ele achava da qualidade de som, e era incrivelmente boa, nítida e clara, sem queda de sinal ou ruídos.

Um exemplo de recepção ruim (uso a rede da Tim) é a sala de casa, quase sempre sem sinal (moro em um sobrado, estou no térreo). Fiz diversas ligações desse local sem ter que correr pra outro ambiente (algo comum no N900 e no Motorola Dext). Ponto pra Nokia aqui.

4) Internet, redes sociais e aplicativos
O browser do N8 continua a ser a velha e boa variante do WebKit usado já em outros aparelhos da fabricante. Roda Flash (Lite, acredito), renderiza páginas bem, continua com um gerenciamento de favoritos e uma interface bastante poluída (menus, ícones). Falta, entretanto, uma maior integração do navegador com outros aplicativos como é comum no iOS e Android. Não quero clicar num link do Twitter e ter que escolher abrir o browser (entendo aqui que a culpa é do desenvolvedor do aplicativo também). Multitoque na tela, com zoom, é possível. Multitask entre aplicativos, também.

O N8 vem com o aplicativo Social instalado. Dá acesso a Twitter e Facebook de maneira simples e direta (falta ao Facebook um método de notificações, talvez o recurso mais importante do Facebook nas suas versões móveis). Um fato curioso, que espero que seja resolvido em uma atualização futura de software: o N8 não tem opção de upload de imagens para o Flickr, só para Facebook e Twitter. E, ao compartilhar uma imagem direto da galeria de fotos, o app Social envia direto, sem opção de colocar uma legenda (algo que só é possível direto pelo próprio Social).

Ainda na série “estranhas escolhas” no N8, o aparelho vem sem a loja Ovi instalada. Já imaginou o Android sem o Market ou o iOS sem a App Store? A Nokia não informa o número de aplicativos disponíveis na Ovi Loja, apenas estatísticas de aparelhos e números enormes de downloads (2,7 milhões por dia, 135 telefones compatíveis, 2,6 downloads por visita, em dados de outubro). Em uma observação rápida, a quantidade de aplicativos aumentou bastante, com diversos apps em versão “lite” e muitas opções de besteirol-para-instalar-no-telefone (um hit nos concorrentes, os aplicativos de peido estão presentes, sim, na Ovi Loja. Talvez um sinal de que a plataforma “pegou”, certo?).

Uma observação: apesar de a Ovi Loja ter muitos games, temas, sons e alguns utilitários básicos pro dia-a-dia (Foursquare, Nimbuzz etc), a Nokia ainda esbarra numa falta de opções do mundo das empresas indo pro mundo mobile. No iOS e Android, é comum achar aplicativos de companhias aéreas, bancos, serviços. Não há nada por ali “comercial” (fora os guias Lonely Planet). Não existem revistas (ou apps com resumos via RSS de revistas, jornais etc), não dá para fazer check-in no avião por ali, nada de checar o saldo bancário. Nokia, acorde, por favor.

Vale lembrar que a Ovi Loja continua solitária no quesito “só tenho apps gratuitas” no mercado brasileiro (Android e iOS – mesmo que com limitações – não têm essas barreiras). Ainda aguardamos o anúncio oficial da cobrança via operadora. Nada mais frustrante do que não poder jogar Angry Birds completo ligado via HDMI na TV grande de casa (quer dizer, tem sim: a mensagem “este conteúdo não está disponível para sua região”).

O Symbianˆ3, aqui, pelo menos aprendeu a não questionar qual conexão usar (no navegador e no cliente de e-mail, ao menos). Identificou uma rede automática, bingo, vai lá e baixa/navega/checa coisas. Dá para desativar o Wi-Fi via widget (em três passos, Symbian-style) – minha versão de testes estava com um bug (relatado à Nokia) que ligava automaticamente em certos momentos à rede sem fios, mesmo com a opção desativada. Nem todos apps aprenderam isso ainda, mas acredito também ser uma questão de tempo. E a Nokia também não resolveu ainda a questão da atualização de aplicativos automatizada na Ovi Loja.

5) Gerenciamento de bateria

O N8 faz de um jeito simples e direto algo que os smartphones, no geral, não aprenderam ainda: gerenciamento de bateria decente. Um toque no ícone da bateria, no topo da tela, permite ativar um modo econômico, que reduz o brilho da tela, deixa o Wi-Fi ativo (que se conecta apenas se você quiser) e mantém o tráfego de dados apenas em EDGE. Quer 3G? Volte pro modo normal. Nesse modo, após um dia inteiro de uso, com internet e câmera, cheguei ao fim do dia com 40% da carga – versus 20% no modo “normal”.

À primeira vista, quando tirei o N8 da caixa, achei estranha uma escolha: o N8 tem uma porta miniUSB (hoje padrão de carregadores, exceto iPhone) e um carregador convencional (AC-15). Tem lógica: o USB pode ser usado para conectar um pen drive com fotos, documentos, músicas e vídeos (e reproduzi-los via HDMI na TV grande da sala) – e o carregador segura a onda e não deixa a bateria descarregar.

A opção da bateria interna é algo novo para um Nokia. Segue o modo iPhone de design, e ao meu ver, só deixa o aparelho mais suscetível a quebras se cair no chão (fala aqui a pessoa que sempre tem telefones com suas bordas lascadas…). Lembre que, em caso de quedas, a primeira coisa a sair é a tampa, seguida pela bateria, numa espécie de trava de segurança. Não derrubei o N8, pelo menos. E odeio capinhas!

6) Câmera

A estranha saliência na parte traseira do N8 se deve à incrível câmera com lentes Carl Zeiss. Se você procura um excelente telefone com câmera, o N8 é o seu aparelho.

Doze megapixels de resolução, flash Xenon que não estoura o objeto, vídeos impressionantes em 720p, macro que consegue diferenciar planos e criar desfoques à frente ou atrás da cena. Veja as fotos em um set especial no Flickr, que estou atualizando conforme uso o aparelho. O software da câmera continua com o flash sempre ativado, mas aí vale o truque: se não que usar o flash, desative e alterne a tarefa no N8 (assim, na hora do clique, o flash continua inativo).

A mesma cena, feita com dois aparelhos ao mesmo tempo:
no N8:

e no iPhone 4:


7) Multimídia + música

Outra surpresa interessante do N8 é seu (não divulgado) suporte a vídeos. Roda vídeos em MPEG4 (padrão da câmera) e, olha só, AVI e MKV (720p apenas) sem conversão, sem engasgo, sem lentidão.

Um dos acessórios na caixa é o cabo miniHDMI, que conecta o aparelho a um cabo HDMI convencional e transforma sua TV com um novo mundo de conteúdo que roda direto do N8. Falta ainda um plugin (ou aplicativo) que leve legendas (.SRT) ao N8 (algo que o N900 faz com o pé nas costas). No modo mais radical, dá pra conectar um pen drive (via extensor microUSB, também na caixa) e assistir os vídeos dali mesmo.

O N8 vem ainda com seis meses de acesso gratuito e ilimitado aos downloads da Ovi Music (antigo Comes With Music). Música de graça (ainda que com algum DRM), eu quero. O music player da Nokia continua a ser o mais completo, e agora “se inspirou” numa interface estilo “Cover Flow” que funciona na horizontal e vertical do player para navegar entre as capinhas dos discos. A qualidade do som, por sinal, é muito boa, digna do velho e bom N91 (alguém lembra?).

Criar playlists é rápido, e o N8 tem um rádio FM integrado, pra quem gosta de FM em um celular.

E, como já é comum entre os aparelhos top da Nokia, o N8 vem com incríveis fones in-ear (meus favoritos) com controle remoto.

8 – Design e outros bichos

A chegada do Android fez um estrago na vida de todo mundo: não conheço uma pessoa que tenha Android e seja feliz com sua agenda de contatos. Se no “velho mundo” dos telefones só um número e nome importavam, no “novo mundo” dos internet phones, telefone, nome, e-mail, rede social e messenger importam.

O Gmail no Android (e seus contatos) levam todo mundo (de endereços inúteis de listas a importantes vCards completos da sua fonte em telecom, por exemplo) pro telefone. E minha agenda enlouqueceu. Gravar fones no SIM card? Esqueça, não cabe mais. Minha solução é pouco ortodoxa: deixar fones essenciais apenas na agenda, e o resto fica no Facebook e no próprio Gmail.

O N8, ao menos, sincroniza dados com iSync do Mac e com Outlook no PC. A velha solução de sincronizar Google via servidor Exchange não funciona mais, e o iSync pra mim quebra um bom galho para o calendário e compromissos. Existe a opção de sincronizar nos serviços Ovi da Nokia, mas ainda não existe um modo de ligar Google ao Ovi e vice-versa (o que seria uma solução ideal).

O design do N8 segue a linha quadradona comum aos aparelhos da Nokia: ao ver um, você sabe que foi feito pela marca (não se pode dizer o mesmo de certos Androids que, bem, lembram bastante o iPhone, num desenho “sabonete” padrão).

9) Conclusões

O N8 tem o hardware perfeito com o software nem tanto. Em um mundo ideal, o N8 rodaria Maemo ou MeeGo e aí sim seria um smartphone completo para concorrer e conseguir roubar o crescente mercado do iPhone e Androids.

A Nokia estima vender 50 milhões de aparelhos com Symbianˆ3 em um futuro próximo, o que não é um número pequeno, e diz que a demanda pela pré-venda do N8 em todo o mundo foi bastante alta. No Brasil, o aparelho chega com um preço bastante camarada, o que pode gerar boas promoções relacionadas ao final de ano nas operadoras. Pelo preço desbloqueado de R$ 1.499, é o menor valor de um aparelho topo de linha praticado pela Nokia em um lançamento (o N97 saía por R$ 2.399, para ficar em um exemplo).

Se você já está acostumado com um Symbian e está acostumado a lidar com as pequenas intempéries do sistema operacional, o N8 é uma aposta certa. Entretanto, se você procura facilidade de uso e já está acostumado o modo básico e simples que Android ou iPhone têm em seus sistemas, dificilmente vai gostar do N8. Repito: com Maemo ou até mesmo MeeGo, o N8 seria o smartphone perfeito. Infelizmente, teremos que esperar até 2011 para ver isso acontecer.

Resumo: Nokia N8
O que é isso? Smartphone com sistema Symbianˆ3
O que é legal? Excelente câmera, excelentes recursos multimídia, conexão HDMI com TV
O que é imoral? Sistema operacional não evoluiu o suficiente para ser páreo aos concorrentes
O que mais? 16 GB de armazenamento, serviço Nokia Comes With Music dá 6 meses de música grátis.
Avaliação: 6,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.499
Onde encontrar: www.nokia.com.br

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Pingback: Tweets that mention Nokia N8: review | zumo -- Topsy.com()

  • Paulo Castro

    Realmente o N8 tinha tudo pra gangar uma nota melhor se não fosse a limitação do Symbian e a Nokia insiste em usar.

    • Rogermusic

      Com certeza… Que venha o N9!

  • Luis Brasil

    Nossa!
    Que decepção que acabei de ter com a Nokia (se o zumo estiver certo). Certamente, esse seria meu proximo Smartphone (iria incomenda-lo semana que vem) mas vou ter que esperar o "bichinho" chegar as lojas para poder degustar do aparelho. Tenho muito medo dos avaliadores serem exagerados de mais já que, na imprensa existe um ENORME protecionismo com o IPHONE. Se, realmente estiverem certos quanto a usabilidade do meu aguardado NOKIA, vou optar pelo Galax S e claro ter que desembolsar uma $grana$ consideravel a mais.

    • henriquem

      luis, veja e teste. aqui não tem protecionismo com apple não (visto que nem testamos o iphone…). hoje gostamos muito do Galaxy S e do Milestone.

      • Giuliano

        Milestone..??..touch horrível..praticamente aquilo é um botão….você tem que "apertar com vontade"…..Luis, não acho o symbian tão decepcionante assim, aliás, softwares para symbiam é o que não falta, é bem verdade que existem muitas tranqueiras, mas existe muita coisa útil também, Pra mim, a verdade é que no Brasil, o symbian é muito descriminado, na Europa é um SO mais do que aprovado, achavisto milhões de sites que usam o tema como carro chefe… Mas mesmo assim, gostei muito do post, sempre acompanho… Continue assim… Abraço

    • Já estou com o meu a 1 semana. O hardware é fantástico! Como ele falou no teste, é perfeito! Eu faço questão de ter uma excelente câmera para fotografar/filmar (com xenon) e por isso (além de sempre gostar da Nokia) comprei esse aparelho. Veio para substituir meu antigo N82, que sempre me serviu muito bem. Já tem muitos aplicativos e jogos legais, inclusive widgets muito bacanas.

      Espero sinceramente que nas próximas atualizações a Nokia consiga melhorar o software, que não é ruim, mas pode melhorar, com certeza.

      Se você é uma pessoa como eu, compre sem medo, mas se você não se importar muito com o hardware, vai de Android e seja feliz, porque todos os dias pipocam novidades para ele.

  • oscar de castro

    Olá,
    Li seu texto e achei bem esclarecedor, parabéns, acabei de receber o meu nokia n8 e estou procurando tutorias falando os macetes dessa máquina, então me esclareça;
    Não achei o tocador de música assim tão bom meio complicado e não dá para colocar foto do cantor(pelo menos não conseguir) tem como? e mais, não conseguir colocar uma bússola eletrônica, tem como também? não gostei da edição de vídeo complicado, importar fotos para o PC piorou, tenho um n95 bem mais fácil, tenho muitas dúvidas, não entendo muito dessas maquinas e tenho dificuldades, gostei do wi-fi funciona muito bem, mais valeu.

    • Cesar

      Oscar, eu tambem ja recebi o meu N8 e estou gostando muito
      Para as Musicas eu adicionei as capas dos albuns num programa chamado MP3TAG (procure no google)
      O programa de Bussula eu ainda estou atrás, achei um mas não funciona direito, assim que pegar um eu te falo. Eu nao tenho problemas em importar fotos para o pc, qual o software q voce usa?

      Atá a proxima.

      • oscar de castro

        Oi Cesar, obrigado por responder,
        Sobre a bússola, uma que funcione assim como um aplicativo é possível? acho legal, e sobre as fotos usei o próprio da nokia ovi suite, eu liguei e o programa importou todas as fotos, só isso fale um programa melhor, e as músicas eu queria dizer colocar uma foto para cada música como n95gb, sobre o smartfone em geral é muito bom

  • Esqueceu de falar sobre a navegação com o OVi Maps gratuita enquanto o aparelho durar. E fica claro a diferença do Symbian com os outros sistemas por ser bem mais leve e ver um aparelho como o N8 que tem um hardware "inferior" rodar apps tão bem quanto seus concorrentes…
    Flw.

    • oscar de castro

      Oi, tem como vc explicar essa navegação grátis, ainda não entendi muito bem.

      • henriquem

        tem sim. o serviço ovi mapas, presente nos celulares mais novos da Nokia, oferece mapas gratuitos e navegação por voz ponto a ponto, também de graça.

        • Bryan

          ou seja… GPS!

  • LOUPA

    excelente avaliação.. parabens

  • gabriel

    Realmente, o "Bom-e-Velho" Symbian para mim, superou, supera e continuara a superar (Com o proximo ^4) o "Queridinho-da-Mídia" e o "Novato". A verdade é que um symbian, a primeira vista é realmente algo estranho, porque segue ideias novas. Quem usa por 3 semanas (No maximo) certamente se apaixona (Phonefilia?<< mente fertil e duentiua…). Tem uma ótima faixa de aplicativos e um Player excelente. e a unica coisa que ruim nele foi corrigida, a maldita interface feia que le tinha em outras versoes. mas agora ficou realmente nota 10
    Gabriel

    Msn: g-z-a-o@hotmail.com

    • VAGNER DAS NEVES

      Concordo… o Symbian dá show sim… Não deixa nada a desejar no aparelho! E o aparelho é um espetáculo! Só por que não é o queridinho da mídia isso não quer dizer que não seja excepcional, o que sim ele é…
      Comprei meu N8… Garanto que é MUITO MELHOR que o da APPLE, todo travado e quadrado… O mundo tendo que se adaptar pro que a APPLE quer, do jeito que ela quer… Até queriam acabar com o flash… O plano de internet de um APPLE é mais barato também, por que NÃO DÁ PRA FAZER TUDO QUE UM SYMBIAN fas na internet… O Android é outra coisa… O que mais ouço falar é no problema de continuidade e fragmentação do sistema ANDROID… O que JAMAIS VAI ACONTECER COM O SYMBIAN…
      VIVA A NOKIA… E ao N8…

      • diogoparker

        Concordo com vcs, acho que eles querem que o Symbian tenha o visual do Android, no dia que ele fizer isso, deixa de ser symbian. Eu gosto dele, da forma que é, a evolução acontece e o Symbian tem sempre muito mais recursos que seus concorrentes juntos.
        O texto diz que não existe mais a sincronização do Nokia com o Google, existe sim, via Mail 4 Exchange, fiz isso ontem com meu velho 5800 e funcionou bem.

  • renato

    No final do texto você coloca " com Maemo ou até mesmo MeeGo, o N8 seria o smartphone perfeito." e completa: "Infelizmente, teremos que esperar até 2011 para ver isso acontecer."
    Vc quer dizer que esses novos OSs poderão rodar/ substituir o OS atual do N8? Ou estava se referindo aos novos aparelhos que virão com o próximo OS?
    (só pra garantir o entendimento..)
    Seria possível (tecnicamente) a Nokia disponibilizar uma 'atualização' de OS para o N8??

    • henriquem

      teoricamente não. a nokia promete updates contínuos de symbian pro N8

  • Nunes

    Bom e honesto review.

  • Rogermusic

    Como sempre, um review claro, isento e objetivo, que realmente coloca os prós e os contras do produto.

    No fim vc termina de um jeito que faz o leitor avaliar o que é mais importante PARA ELE e se vale a pena os eventuais defeitos.

    Vc está de parabéns! Obrigado!

  • Ótimo review, Henrique!

    Pretendo sair do S60 o mais rápido possível. Fico pagando pau no Android do meu irmão, que nem é topo de linha (Samsung Galaxy 3) e para o iPhone 4.

    Fora o fato do Windows Phone 7 que, dizem, chega ano que vem.

    Esse natal eu vou passar com meu N85 velho de guerra e aguardar meu aniversário lá pro meio de 2011 pra escolher o celular que vai ficar comigo até o fim do mundo, ou o natal de 2012. O que vier primeiro.

  • Ovo Stora

    Realmente não tenho comprado mais Nokia desde que saiu o Android, mas me interessei muito na saída HDMI, na câmera de 12mpx, no vídeo HD, na possibilidade de reproduzir AVI e MKV e, principalmente, na entrada para pendrive, espero isso há anos.

    • henriquem

      o lance do pen drive funciona no N900, mas só com hacks…

  • Na filmagem senti um bom contraste no iphone, porém acredito que pra filmagens com pouca o n8 possa se sair melhor.
    Bom mesmo seria instalar o android nele e aproveitar seu poderío

  • Caraca, #FanBoymodeON, em alguns comentários.

    [ ]'s

    Edu

  • Thiagones

    Muito bom o review.. parabéns!!!

    Acho que sintetiza bem o equipamento… hardware ótimo, novo…e um software que está uma geração atrasada pelo menos…

    Quem usa serviços online como dropbox e evernote vai pastar usando um symbian hoje em dia (e a Nokia nem se atenta pra isso)

  • Gus

    Perguntas de leigo:

    Quando o texto menciona: "Roda Flash (Lite, acredito)", e depois: "Roda vídeos em MPEG4 (padrão da câmera) e, olha só, AVI e MKV (720p apenas) sem conversão, sem engasgo, sem lentidão"; significa dizer que roda vídeos em flash baixados, por ex., do youtube? E roda a extensão WMV (AVI?)?

    Na opinião de vocês, embora seja uma resposta muito subjetiva, a "tela capacitiva de 3,5″ (640 x 360) AMOLED" permite assistir vídeos, com "conforto visual", por quanto tempo?

    É que pretendo estudar através do celular; aulas em mp3, e vídeos em Flash, Mp4 e WMV.
    Daí minha dúvida em comprar um celular ou um notebook.
    Obrigado, e abraços!

    • henriquem

      gus, não testei com WMV (isso existe ainda?). o flash roda no navegador, também não baixei arquivos.
      o conforto visual depende de cada um (eu aguento, no maximo, 2 horas) e da bateria do aparelho, que vai embora mais rápido com vídeo direto.

    • rubens

      Flash do Youtube podem ser vários formatos.
      VP6, VP8, WebM ou H264 (MPEG4 part 10).

      Se copiou o vídeo em H264, em vários programas é só renomear a extensão do arquivo.
      Para assistir trailers HD do Youtube (e da Apple em MOV/QT) eu só renomeio para MP4 que o tocador de mídia da minha TV Samsung reproduz normalmente, por exemplo.

      Mas se for para assistir vídeos extensos no celular é bom comprar um berço/base para ele. Caso contrário ou o braço ou o pescoço vão pro saco.

  • Marcia

    Pois recebi meu N8 segunda feira passada, dia 8, e infelizmente hoje, simplesmente o celular bloqueou!!! Fui atender a uma chamada e a única solução é esperar a bateria acabar pois não parou de tocar a música que escolhi como toque, a tela bloqueou, não desliga nada, e o chip também não sai de jeito nenhum!!! Liguei para a assistência NOKIA, 40032525 e disseram para ligar só na parte da tarde, na parte da manhã não tem técnico!!! Estou admirada, E ARREPENDIDA!

    • henriquem

      para resetar o aparelho: pressione e segure o botão de ligar por 10 segundos – o aparelho reinicializa sozinho, sem perda de dados.

    • hugosilva

      A beira da falência faz isso.

  • Edgar

    Muito bacana o Review… Não acho GUI tão determinante num SO móvel, por isso ainda gosto bastante do Symbian, há bastante coisas que o Symbian possue faz tempo que o Android só está incorporando agora, como instalação de apps no cartão de memória e aplicativos de torrents por exemplo. O grande problema nem acho que seja do symbian em si, mas de oferta de software, muitos desenvolvedores não produzem pra symbian (como o Evernote, Dropbox, bancos nacionais e revistas, por exemplo), se a Nokia conseguir fazer os principais desenvolvedores produzirem para o symbian creio que compete de igual para igual com o Android e o IOS, mesmo com uma interface de usuário ainda defasada. Só fiquei com uma dúvida quanto ao Swipe. Uso o Swipe em Nokias S60 v5 (5800 e 5530) e o miniteclado QWERTY na vertical funciona perfeitamente em todos os aplicativos, Ele só não vem configurado por padrão (o padrão na vertical é o teclado alfanumérico). Eu configurei o miniteclado qwerty como padrão para uso vertical e está funcionando perfeitamente. No N8 isso não é possível? Não é o mesmo Swipe do S60 v5? =]

    • henriquem

      edgar, não existe ainda o swype oficial pro N8. instalei o do C7, que só funciona… na horizontal! quem sabe, num futuro próximo…

      • Edgar

        Que puxa… É uma pena. Tenho usado bastante o teclado qwerty na vertical com swipe no 5800 e no 5530 e é muito bacana, faz bastante diferença mesmo. Será que o mesmo swipe que roda no 5800 e no 5530 não roda no N8?

  • PCNO

    Muito bom aparelho no geral…..tem falhas como todos os outros…….acho que vai vender bem…..
    Parebéns pelo trabalho ZUMO.

  • Andélson Marcelino

    Sério mesmo, que o Symbian é tão ruim que o aparelho não mereceria pelo menos um 7,5. Você não acha que 6 foi exagero?

    • henriquem

      6 é ótimo. veja o guia de notas!

      • Será que:
        – ter uma saida HDMI que manda sinal 720p para TV (diferente dos demais)
        – ter a possibilidade de se ligar um pen drive ou um HD externo nele (diferente dos demais)
        – ter o maior sensor fotográfico que já se viu em um telefone (diferente dos demais)
        – e vir com software de gps grátis para sempre (diferente dos demais)

        não são recursos que se classifique como "muito além do esperado"?

        Pra mim sim 🙂

        • hugosilva

          isso são itens obrigatórios e até banais num top de linha. Acorda velho! Não é a toa q a Nokia toma chumbo, só quem compra é noob.

          • Bryan

            serio ?? oO
            nao vejo isso nem no iphone 4 nem no samsung galaxy, e nem no milestone 2 ( nao conheco muito este ultimo… entaum nao posso dar certeza dele

          • Giuliano

            uahuahuah….que reclama de Symbian é que é NOOB, fica com seus SO de criança, clica COMPRA e instala, e seja feliz…. Falar mau de Nokia é uma heresia… você pode descordar de alguns pontos agora falar que quem compra Nokia é NOOB….hauha piada… Boa sorte com sei i1 ou seu Iphone…. você já pensou no gosto x benefício, teve um cara ai que comparou com o Galaxy….não tem como comparar um om celular que custa quase 1000 reais a mais…. mas normal…. OBS Acho todos esses celulares ótimos, aqui no Brasil ainda somos amadores esse é a verdade…. faz pouco mais 1 ano que teve o BOOM dos smartphones aqui no Brasil, sendo que na Europa isso já acontece a mais de 10 anos…. Acorda você seu prego….

  • Wand

    Parabens pelo review Zumo, muito bom mesmo.
    Bom o meu N8 chega ate final de semana com certeza,tomara que nao me assuste com o tamanho dele, pois ja acho o Iphone meio grandinho sendo o N8 maior que ele,sei la se vou me acostuma rsrs.

  • rubens

    Pergunta bizarra e pentelha:
    Pensando racionalmente, quanto vale o aparelho Henrique?

    • henriquem

      uai, R$ 1500. alguém falou aí nos comentários "o N8 é para diversão, o N900, pra trabalhar". se eu fosse do tipo de pessoa que pega aparelho com operadora e o N8 tivesse um lindo desconto, comprava facil pelos recursos multimidia. mas vai usar um app do gmail nele pra ver: é frustrante.

    • r4m1r0

      Boa pergunta!! no final é tudo uma questão de custo benefício. Queria o Galaxy S, mas não estou disposto a pagar os tais R$ 2.390,00 já que a minha operadora não tem o aparelho e não estou disposto a trocar. Pela nota 6.0 ele deveria valer menos do que os R$ 1500,00 que estão cobrando!!! A boa notícia é que a executiva responsável pelo symbiam anunciou que atualizações corretivas devem acontecer no início de 2011 seguidas de outras na UI.

      • rubens

        Se tivesse a mesma autonomia e usasse android talvez o N8 valesse esse preço.

        Vou reformular a pergunta bizarra:
        "Qual preço justificaria uma compra do N8 para você?"

        • henriquem

          se minha operadora oferecesse por uns 600-750 dinheiros…

  • Mark

    Estou com o meu há uma semana ao lado do iPhone4 e sinceramente não consigo decidir qual é o melhor, são propostas diferentes, mas aparelhos excelentes, para mim que estou acostumado e gosto do symbiam ficou ótimo, mesmo.

    Mas quem vai adorar são os que tem um lado geek que gostam de aprender e fuçar um pouco, quer tudo pronto e fácil 9plug and play?) compre um iPhone e vai estar muito bem servido…

  • Shooter 594

    Jose Carlos
    Recebi o meu. Adorei geral já tenho Nokia a anos. Defeitos todos nos temos que dirá nossas criações.
    Mas é um bom aparelho assim como Iphone etc etc… Vai de gosto do fregues. Ia comprar um Iphone, mas minha filha tem um 3GS e vejo sua dificuldade para realizar certa operações que nos Nokia é simples e esta disponivel. Ao contrário dos outros smartphones.
    Mas valeu pela informação. 10. Mas o N8 nota 1000.
    Abraços

  • Andélson Marcelino

    @Henrique
    Não querendo ser chato, mas já sendo, você realmente acredita que um Samsung wave, com Sistema Bada e seus maravilhosos recursos merecem 7 e o N8 6… sério mesmo? Acredita que o hardware do Samsung seja melhor e que o Bada seja superior ao Symbian^3? Eu to ficando sem noção então.

    • henriquem

      nao usei o Bada, pergunte ao jô 😉

      • Andélson Marcelino

        Desculpa aí.

        • henriquem

          eu q. peço desculpas. respondi rápido demais, sem pensar. o bada, com toda sua pouca popularidade, conseguiu mimetizar (pra não dizer copiar) – em um curto espaço de tempo um monte de inovações que o android e ios fizeram. no caso do n8, com todo o incrível hardware, o symbian continua fracote – como um forno sem gás pra assar o bolo – mesmo tendo tempo mais que suficiente pra mudar, o que não ocorreu. e viva maemo!

  • Rogerio0991

    Henrique, Nagamo, estão de parabéns… Não só pelo ótimo review, mas sim por todo o Zumo. Tenho certeza que são um dos maiores blogs de tecnologia, se não o maior, não por quantidade, mas por qualidade de conteúdo. E todo esse conteúdo sem precisar ficar "traduzindo" matérias que nem outros fazem por aí. Conquistaram mais um fã do site.

    Parabéns mesmo, e continuem sempre melhorando, sempre sendo o melhor.

  • r4m1r0

    Depois de ver o Nokia N8 rodando o SPB Mobile Shell 3.7, passei a achar a nota 6 do review muito injusta. Os principais problemas da UI do Symbian podem se corrigidos facilmente, vejam

    . Acredito que o grande defeito no aparelho é a ausência dos apps pagos no Brasil.

    • oscar de castro

      Olá,
      Depois de ler esse seu comentário sobre esse aplicativo SPB Mobile 3.7 que roda no n8, procurei na loja da nokia e encontrei um, baixei, não é esse 3.7 mais outro, realmente bem legal, o único problema que não é grátis, e no Brasil não vende, estou usando um demo por 15 dias, o n8 fica todo futurista.

  • hugosilva

    não dou 1 mês pra neguinho se arrepender da compra

    • Giuliano

      Hugo, você é muito mala, fala ai qual celular você tem….? compartilha sua ótima experiência em SmartPhones ….. Você sabe o que é um Symbian ? ou melhor você sabe o que é om SO ? Você falou que um outro comentário, que a Nokia só leva chumb… de onde você tirou isso ?… Estude, pesquesi, ai sim seus comentários serão úteis, você não está ajudando em nada esse blog, s'oestá confundindo os usuários que pretende ter uma informação imparcial……

  • tomfrias

    comprei um n8, estou com ele à cerca de um mês, e olha, tudo que quero fazer e preciso fazer stou fazendo bem e sem engasgos, hi-fi, toque na tela, resposta, só naum tem a tal tv do sansumg galaxy s, e é como todos falaram, o processador é de 680 mhz sim 320 mhz a menos que os bons que mencional e tal, mas o symbian 3 ajuda bem, quem estiver lendo este topico pega o n8 senta e dá uma boa fuçada no recursos e depois dá a sua nota que vc vão sentir nas mãos um grande celular, rss. detalhe a tal escrita SWYPE vc pega na net e instala facil facil e usa tb no n8, e é uma mão na roda este recurso, estou até usando mais as mensagens no celor causa diste recurso. eu corri varias vezes no shopping pra tentar comprar o sansumg galaxy s e estava esgotado, e por fim na net resolvi comprar o N8, por causa do android nam estounem um pouco arrependido, pelo contrario, satisfeito, tenho a melhor a qualquer momento comigo. amelhor duração de bateria, o SWYPE e tudo mais,e este link do video aino youtube mata a pau.

  • ronaldo

    Esse celular parece ser muito bom pelo menos pra min, que uso mais a camera ,o reprodutor de musicas e o twitter. Tem uma boa memoria, uma camera exelente, acesso a internet wifi, e ainda um design muito bonito e diferente. O Symbian pode ser antigo mais nao é tão ruim assim para uma nota 6, o Android, todo mundo fala bem mais um não gosto, uma vez usei um celular com android de uma amiga e achei a interface e os menus muito confusos, e quando eu entrei no twitter o celular travou. Acho que o N8 é um bom celular e tem muitas chances de brigar com Iphone, Androids, Xperia e etc

  • Thjana

    Sou inexperiente ainda em termos de smart. Tive um experia x10 mini e vendi com 2 meses de comprado. Tinha que carregar a beteria todo dia e nem dava pra colocra fotos como papel de parede na íntegra, sem cortar. Em termos comparativos, qual o melhor. o experia ou o n8. Estou tentada a comprá-lo mas estou com medo de não gostar a ssim como do experia. Thjana

    • r4m1r0

      o N8 é bem melhor que o x10 mini! Fica até difícil comparar pq são propostas bem diferentes. A curta duração da bateria que vc mencionou, provavelmente, está associada ao 3G ligado o tempo todo. Sem 3G a bateria do x10 mini dura 3 dias. Se vc está com medo de errar, compre o que todo mundo está comprando: Iphone ou um android.

  • Pato

    Meu N8 chegou há pouco e estou apaixonada. Simplesmente entrega o que promete, não fica atrás de outros smartphones. Não entendi, por exemplo, como o Zumo deu nota 6 pro N8 e 8,5 pro Motorola Milestone, que usei por bastante tempo e acho claramente inferior. A câmera é de matar, dá pra jogar fora a sua câmera digital se você só tira foto nas férias e o software só é difícil de usar pra quem é retardado. Uma hora brincando com o aparelho e você já consegue fazer de tudo. Além disso, parece sólido e resistente. Tive um Nokia N95 por dois anos e o celular aguentou tudo: caiu de um carro em movimento, caiu na água, e só ficou com uns lascados. O N8 promete durabilidade ainda superior!

    • henriquem

      durabilidade, câmera boa, mas falta uma interface decente e oferta boa de aplicativos ao N8, "pato". por isso o 6.

      • Andélson Marcelino

        Rsrsrs, Aí Henrique, vai morrer tendo de explicar essa nota 6… KKKKKKKKKKKKKK

        • henriquem

          e o povo acha que 6 é ruim…

      • Giuliano

        Oferta de aplicativos. ??…cara, isso me assusta…. onde vocês procurar aplicativos ? Só na loja OVI ? Symbian existem milhões do APPs…concordo que tem muita tranqueira, mas existe muita coisa legal…Inclusive MSN da própria microsoft…..vejo pessoas "bricando" com o IPHONE e ANDROID por causa do MSN, e eu uso o MSN da Microsoft no meu Nokia e71

        • haha falou tudo! Falta de aplicativos?! O symbian tem zilhões de APPs mundo a fora. O SO não tem apenas como referência o OVI Store. Google está aí pra isso! E a maioria dos apps S60 são compatíveis com o S^3!

  • Mobral

    Quanto tempo tá durando a bateria dele?

    • henriquem

      leia o item "5" do texto

  • ROSY

    ALGUÉM SABE ME INFORMAR COMO USO OU INSTALO O MSN NO NOKIA N8? AGUARDO RESPOSTA. OBRIGADA.

  • Fabio Gonçalves

    Comprei um N8 no começo de novembro, chegou mais precisamente no dia 9, desde está data o aparelho já foi 3 vezes na Nokia Care, primeiro por atualização de software(qual celular acaba de sair e já precisa de atualização?) e problemas de energia (os mesmos apresentados na europa e asia, sendo que o Presidente da Nokia ja se pronunciou a respeito do problema) é a primeira vez que tenho um nokia. eu me pergunto, qual a vantagem? pagar 1500 por um telefone que não funciona…? perder horas com deslocamento para arrumar um celular recem lançado..? DECEPÇÃO!!

  • grfunari

    ele filma com o flash ligado? como é q faz para ligar o flash para filmar?

  • Felipe

    Coitados … A Nokia até que esforça… realmente o hardware do N8 é super balanceado batendo de frente com smartphones top de linha como o iPhone, Galaxy S e Milestone… mas sinceramente eles precisam melhorar os programadores dos sistemas operacionais deles e abandonar o Symbian pra criar algo completamente novo. Isso sim iria fazer com que eles finalmente saíssem da crise e faria um “boom!” no mercado da mobilidade… Mas valeu a intenção Nokia \o/

  • Pingback: Zumo: um resumo de 2010 | zumo()

  • Alcemir

    ganhei um nokia n8 de presente. tenho um n73 e x6. olha não acredito que possa meter tanto pau no symbiam, pois apesar de simples e fácil de usar. Exemplo que dou dos concorrentes: android minha amiga comprou um sony ericsson xperia ela simplesmente não consegui fazer o bluetooth funcionar e o iphone tem problemas com antena que caem o sinal se você segura o celular do jeito errado. Além disso que antes de ser smartphone o aparelho é um telefone e ninguém supera a nokia em qualidade de ligação e de sinal. Os aplicativos apesar de não terem milhoes como outros sistemas, não bons e funcionam. Eu acredito que não se possa avaliar o aparelho só pela inovação mas pelo todo conteúdo que ele dispõe que nenhum dos concorrentes se propõe a fazer… músicas gratis, navegação, um ótimo dicionário da própria nokia e o fato de você saber onde tudo está mesmo que tenha que executar mais tarefas que os outros. Em avaliação da revista info, o n8 ganhou pontuação parecida com os seus principais concorrentes.

  • Vitor Peixoto

    Nunca consegui deixar o sistema Symbian e a Nokia pelas seguintes razões que para mim são essenciais:
    1) Uso bastante o GPS e na Nokia e ele é totalmente gratuito. E se você ainda desligar o A-GPS (deixando ligado a penas o GPS) ele não precisa nem de conexão com a internet, ou seja, fica totalmente gratuíto, funcionando em qualquer parte do mundo e ainda guiado por voz (além do visual dos mapas).
    2) Desde o meu N95 eu uso um teclado sem fio qwerty bluetooth dobrável da Nokia, o SU-8W .
    De quebra, ainda conecto o aparelho numa TV (usando a velha saída A / V da Nokia) pela entrada de vídeo de qualquer TV (plug RCA), transformando o celular numa tela grande e com teclado qwerty sem fio. Assim quando estou viajando, plugo o celular na TV do hotel e deixo aberto o editor de word para trabalhar, e através do Wi-fi do hotel, ligo ainda o navegador de internet, o Messenger para Symbian e mais o Skype (sim, porque o Symbian é multitarefa faz muito tempo).
    Faço isso desde o meu velho N95. Que outro celular faria isso?

  • Bruno

    GPS de graça ? ele não precisa de conexão com internet atraves de transferencia de dados ?

    • Anderson Quadrate

      nao, so configurar nas opçoes do GPS

  • Leandro

    eu vendi meu iphone 4 pra um otário e comprei um N8 e agora eu conecto pendrive, mouse e teclado no meu N8, navego no melhor gps, tenho a melhor camera, transmito fm sem fio pro som do carro do meu irmão, e jogo games identicos aos de android e ios, ou seja faço muito mais coisa duq com o iphone 4 q nem roda flash.

  • Andre

    Aparelho legal, mas quando dá morte súbita, como aconteceu com o meu é um problema sério. Primeiro ficarei sem o celular por uns dias, provavelmente algumas semanas. E os meus dados dentro do aparelho? Comprei há menos de um mês, em dezembro de 2010, na Fast. O problema de morte subita persiste e a Nokia não faz nada. Tem todo um investimento de tempo em instalar aplicativos, transferir dados e tudo ficará perdido

  • Olha, antes de tudo quero parabenizar o Sr. Nagano e toda equipe do Zumo. Por indicação do meu irmão, estou acompanhando diariamente este blog/portal de tecnologia. O nível de comentários, a qualidade dos reviews, informações imparciais…isso sim vale a pena! Qualidade e pessoas que sabem o que estão falando.

    Sobre o Review. Estou com o meu N8 há 1 mes já, um pouco mais. Tive um problema de bateria com o primeiro, desligava sozinho a todo instante, ainda bem que não morreu. O Submarino realizou a troca para mim (deu uma dor de cabeça..)
    O celular trocado vem com o mesmo defeito, acredito que de lote, porém os reboots sozinhos, e desligar, estão cada vez mais raros, parece que resolveu (?!) Bem, típico de Nokia…meu bom, velho e guerreiro finado N73 de vez enqndo também tinha isso.

    Um ótimo celular! Uma câmera sem igual! O conjunto optico Carl Zeiss realmente fazem a diferença. Claro que os 12MP são excelentes, porém a abertura, o flash maravilhoso, o macro de 10cm. Quase uma substituta para uma máquina digital. Eu já a faço assim. Gravei um vídeo simples para teste de HD, achei um resultado bastante satisfatório, pois não sou um expert em video/imagem, apenas user mesmo. Segue

    O processador de ARM 680Mhz, achei suficiente, mas já começo a ver alguns engasgos entre aplicativos, screens. Claro que já tem muita coisa instalada, mas sempre me preocupo em não deixar mtos apps aberto ao mesmo tempo, no maximo 3 ou 4. Se vou jogar ou ver vídeos, deixo exclusivamente aberto esses apps para que tb não consumam muita memória RAM. O SE Vivaz vem com 720MHZ, já é um pouquinho a mais, acho que a Nokia poderia também fazer algo assim, talvez 800MHZ. Não precisa de 1ghz como todos os Smarts tops de hoje em dia, mas seria útil algo mais rápido.

    Gostei do Symbian^3, também devido ao fato de sempre ter usado Nokia, com N73 e N95, logo sem maiores dificuldades. Porém também ao fuçar em iOS e Androids alheios de amigos, percebi o quão defasado está o OS da Nokia. Ele é bom. É rápido, estável, não exige muito processamento ou memória..mas em praticidade, concordo com todas as palavras do Nagano. Também fiquei confundido em colocar atalhos nas homescreens, muita firula :s Bem, como diz meu irmão e eu também concordo, "Symbian e Nokia são celulares pra macho sem frescuras" haha talvez, mas uma polida seria bem vinda. OVI store com aplicativos pagos também, faz falta. Maior suporte à bancos, news via widgets nacionais…enfim. Acho que com o tempo os desenvolvedores (se a Nokia mecher os pauzinhos) realização algo. Fiquei feliz ao pesquisar e descobrir que a Nokia não trará (nomenclatura) mais outros Symbians, e sim atualizações para o mesmo e o Meego, já que utilizam o mesmo Framework QT. Nada de S^4 ou S^3.5 (como outros SO's por aí)

    Estou no aguardo do prometido firmware a ser liberado em breve pela marca Finlandesa, teclado qwert novo, novas atualizações. Espero que visuais tb.

    Bem, é isso. Parabéns novamente ao Zumo!

  • Manoel Candido B. Neto

    Enquanto muitos discutem qual o melhor. Iphone, nokia n8, outros com sistemas androids eu estou aqui usando os dois: Nokia n8 pela tim e iphone 4 pela oi. Achos os dois muito bons e ambos tem vantagens e desvantagens.
    Gosto muito do gerenciamento de contatos dom simbyan e com certeza é melhor do que do iphone 4, em dois ou 3 clique é possível estar com o contato desejavel em vista. O iphone tem melhores softwares e programas mais úteis para o dia-a-dia.
    A camara do nokia n8 é melhor e mais real. o Iphone tem boas fotos mas, altera um pouco as cores. A qualidade de contrução de ambos são excelentes mas, acho o iphone mais bem feito e a qualidade da contrução e materiais são excelentes.]
    O iphone tem uma boa bateria e um excelente pleyer de som. O nokia n8 apresenta as mesmas caracteristicas.
    O iphone é mais rápido mas o nokia n8 apesar de ter um processador apenas de 680mhz tambem tem ótimo desempenho e rapidez.
    Tem uma coisa que acho que o iphone bate forte no nokia n8 é a tela. A qualidade da tela do iphone é muito melhor que a do nokia n8.Uma outra coisa, o nokia n8 apresenta melhor custo beneficio pois comprei o iphone de 16gb por 2099 reais e o nokia n8 por apenas 1500 reais e ambos fazem o mesmo trabalho.
    Achei a qualidade do som do nokia n8 melhor que a do iphone e tem saida hdmi. Enfim para quem usa os dois aparelhos eu poderia aqui colocar muito mais diferenças.
    Enfim, gosto dos dois aparelhos e acho que quem comprar tanto o nokia como o iphone não vai se arrepender e com certeza ficará feliz. Ambos tem qualidades insuperaveis. Uma dica: Não fiquem discutindo quem é o melhor pois ambos tem vantagens e desvatagens e somente os fans segos não podem ver isso. Ambos são bons e façam como eu comprem os dois para tirar o que tem de melhor em ambos.

  • Daniel

    Eu gostaria de comprar um smartphone mais simples, e queria saber qual seria bom para comprar?

    • mnagano

      Minha sugestão: Motorola Milestone. Mesmo com a chegada do Milestone 2, o original ainda é um celular com Android bastante competente e seu preço (desbloqueado) já caiu para menos de mil reais.

      Fora isso ele conta a promessa da Motorola do Brasil de ainda receber mais um upgrade de SO — da atual versão 2.1 para a 2.2 o que pode dar uma sobrevida maior ao produto.

      Agora, se vc quiser um Nokia totalmente low cost e pode abrir mão do touchscreen, acho que o E63 ainda pode ser encontrado por menos que 500 Dilmas.

  • Castelo

    Ai galera comprei um N97 uma porcaria faz um ano agora quero trocar o vou dar mais um voto de confiaça a nokia e vou comprar o N8 espero nao me descpcionar como foi com o N97

  • Gabriel

    O nokia n8 é um otimo smartphone com um processador 640 Mhz com quase a metade do giro clock do iphone 4 com 1 Ghz e ainda tem engasga com foncaes primarias coisa que nao acontece com nokia n8 .para quem odeia o symbian o que nao é meu caso. esse o Ultimo nokia da linha Nseries com symbian a linha high-end da nokia passará colocar o MeeGO Nos seus celualares da linha Nseries otimo ne eu quero esprementar esse o Nokia com MeeGO. Eu acho que o N8 merecia uma nota melhor pelo menos 9.1

  • Adriano

    Olá a todos, estou em vista de comprar um N8,e apesar de usar Nokia há muito tempo (tive dois 6120i, 5320, 6265, N81, E65 e N85), até estava pesquisando e vendo celulares com Android, e apesar do Symbian já estar ficando desgastado com relação aos concorrentes, vejo muitos problemas de atualização destes. No caso do Android, os fabricantes chegam a anunciar que não farão atualizações, ficando a cargo dos usuários se virarem e procurar na net. Ou você compra um celular com o froyo já instalado, ou reze para conseguir atualizar. No caso do IOS, se você comprou um IPhone de fora, pode correr o risco de ter bloqueios. Não vejo muita vantagem nisto.
    Sobre os softwares para Symbian, prefiro mesmo é não pagar para obter, e tem bastante à disposição, e não somente no site Ovi, procurando na net tem muitos sites com aplicações. Agora, para quem gosta de comprar softwares, tem pagos sim, como o QuickOffice (que quebra muito galho para criar arquivos do MS Office), novas versões do Adobe Reader, entre outros.
    Por isso, está mais pesando na compra o hardware deste celular, que já incorpora novas tecnologias como o Bluetooth 3.0, o uso da porta USB para receber periféricos (um sonho virando realidade…) o HDMI, os padrões HSDPA cat 9 e HSUPA cat 5 (até 10,2 e 2Mbps, respectivamente)e WCDMA de 5 frequêcnias (850/900/1700/1900/2100),e rede sem fio padrão n. Ou seja, este aparelho está preparado para tecnologias bem recentes ou num futuro próximo, e que não tem em muitos dos concorrentes, principalmente com Android.

  • Clau

    Há dois anos, troquei meu N76 por um Samsung Omnia I900. Me arrependi amargamente, pois na primeira semana tive problemas com o touch screen…..nao respondia ao toque. Trocaram o meu aparelho, mas o mesmo se repetia…teclava N e ele selecionava M , e assim acontecia com as outras teclas. Nao consegui mais trocar e hj o aparelho desliga sozinho, as chamadas mts vzs nāo aparecem no visor, as teclas nao respondem ao comando etc…ah, nunca consegui instalar o software, pois uso MAC, ( Software só roda em PC) e pelo q o suporte da Samsung me informou, nāo posso baixar nenhuma atualizaçāo, pois essa versāo Windows 6.1, nāo permite atualizaçōes! É isso mesmo?
    Adoraria poder trocar por um IPhone, mas o valor ainda é muito alto perto do valor do N8 q eu consegui (quase 4x mais em conta), e tbm confesso q nao tive nenhuma dor de cabeça com os meus cels. anteriores da Nokia, but………muita coisa mudou de lá p cá….
    Entendi que o N8 nao é o "the best"…(quesito software), mas dentre tantos aparelhos, seria uma boa aquisiçāo? Mesmo p Mac? Tbm recebi indicacao p o Sony Ericson X10 (mini pro). Vale a pena?
    Tkssssss

  • Rodrigo marques

    MASSA VEI MES QUE VEM COMPRO O MEU

  • Pingback: Avaliação de Nokia N8 | Avalia Produto - Sua compra sem dúvidas()

  • Pingback: Meus gadgets favoritos de 2010 | Revista Alfa()

  • Dudu

    Muito bom esse review, meus parabéns!
    Sobre o aparelho, uso Nokia há quase 4 anos e sempre admirei os aparelhos dela. E o N8 é mais um desses aparelhos de encher os olhos. Apesar de ter um sistema um pouco antiquado quando comparado a outros, ainda penso em adquirir um N8 quando seu preço cair ainda mais. Será ótimo fazer foto-reportagem com um aparelho desses!
    Tenho um e63 que quebra e muito meu galho diariamente. Não ligo muito para o sistema operacional, apesar de fazer muita diferença. Pelos vídeos e reviews que vi ele parece ser um aparelho bem legal de usar, só tenho receio dos bugs que muita gente diz ter passado.

    Vou num shopping aqui de SP que tem uma loja Nokia com aparelhos a mostra para testar suas funcionalidades 😀

  • Jose France

    Preço acessível uma pinóia. Só você para pagar por um SO de 20 anos passados. A Nokia continua pagando para blogueiros falar bem de suas porcarias ?

    • mnagano

      Realmente não sei… você conhece algum?

  • Pingback: Review: Notebook Samsung Série 9 (900X3A-A1) — ZTOP ZTOP()

  • Leonardo

    Nokia é BURRA, meu primeiro nokia foi um N97, que queimava as fotos noturnas pq a tampa ali do flash e lente é transparente e a luz do flash invade a lente na lateral esquerda e fica uma barra branca horrivel nas fotos… tive que pintar com uma caneta de cd para amenizar o problema.
    Sinceramente sem explicacao, erro GROTESCO de projeto feito por um cara sem nocao mesmo… idiota completo.
    Fora que a memoria base vive enchendo sem explicacao, o aparelho congela direto… enfim, UM LIXO.
    Que decepcao, pensei que fosse ter o melhor telefone do mercado… agora to indo pro iphone 4 pra ver…

    Se a nokia tivesse um pingo de visao, adotava o android e se só se preocupava com o hardware… pois esse symbiam pra smarphone é uma porcaria de verdade, se comparado ao android….

  • felipe

    Putz aconteceu uma parada louca, meu n900 deu problema no micro usb (saiu da placa mãe) leve para a garantia uma semana depois me ligaram e disseram que não tinham concerto e a nokia me deu um nokia n8 zerado, mas eu prefiro o n900 por causa do sistema e a flexibilidade tinha colocado o android 2.3.4 quantos smarts androids top de linha que não foram atualizados e eu com um celular da nokia tive essa chance. O mal do n8 e o symbian, meu Deus esse sistema mata ele se portarem o maemo ou meego vai ficar muito loko. Efim em termos de hardware o n8 e um pouco melhor que o n900 principalmente a tela. Sera que foi uma boa troca?

  • felipe

    Putz aconteceu uma parada louca, meu n900 deu problema no micro usb (saiu da placa mãe) leve para a garantia uma semana depois me ligaram e disseram que não tinham concerto e a nokia me deu um nokia n8 zerado, mas eu prefiro o n900 por causa do sistema e a flexibilidade tinha colocado o android 2.3.4 quantos smarts androids top de linha que não foram atualizados e eu com um celular da nokia tive essa chance. O mal do n8 e o symbian, meu Deus esse sistema mata ele se portarem o maemo ou meego vai ficar muito loko. Efim em termos de hardware o n8 e um pouco melhor que o n900 principalmente a tela. Sera que foi uma boa troca?

  • Luiz Paulo Negrini

    Comprei um N8 em dezembro de 2010, iludido pela promessa de um grande aparelho. Só tive problemas. Mandei para a assistência técnica, tentei ligar para o suporte ao cliente e acabei no PROCOM, para ser restituído do valor pago. NÃO COMPREM O N8. É de longe o pior aparelho da Nokia. Um verdadeiro lixo. Tenho todo a documentação sobre isso guardada disposiç~çao de quem quiser ver. O atendimento da Nokia é para baixo de péssimo. Definitivamente, a Nokia perdeu o bonde da tecnologia. Repito: NÃO COMPRE O N8. Vá de iPhon ou um aparelho com Android.

  • Pingback: Symbian Belle: pode um cachorro velho aprender novos truques?()

  • Jonathas

    oque significa esse 256 MB RAM – 512 MB ROM ???
    256 mb de ram blz, e eesse rom?
    nunca soube, a ram dos celulares é de quantos mhz?

  • Alguns "Apps" que o pessoal faz questão de ter não fazem sentido pra mim. Custa acessar a página daquilo que você quer via browser?
    Eu instalei o Opera Mobile e a penca de "apps" que tem por aí se resumem a páginas reduzidas dos seus respectivos sites.

  • Pingback: Symbian Belle: atualização sai para aparelhos desbloqueados (e quem é Nokia 803?)()

  • Pingback: Nokia Lumia 800 x N8: qual a diferença nas câmeras?()